Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Alcagest

Alcagest

Princípio ativo: Extrato seco de folhas de Cynara scolymus – Asteraceae – Alcachofra

Classe Terapêutica: Medicamento Fitoterápico.

Apresentação: Cápsula gelatinosa dura. Concentração: 350 mg de extrato seco de folhas de Cynara scolymus por cápsula gelatinosa dura (equivalente a no mínimo 1,75 mg de Cinarina).

Cartuchos contendo blister de alumínio plástico incolor com 45, 60 e 100 cápsulas gelatinosas duras.

Indicação:

Este medicamento é indicado como colagogo (estimulante do fluxo da bile do ducto biliar para o duodeno) e colerético (estimulante da produção de bile pelo fígado).

Farmacocinética:

A ação da alcachofra consiste na diminuição dos sintomas dos males do fígado. Este medicamento possui ação colagoga, ou seja, estimula a secreção da bile pela vesícula biliar para o duodeno, e colerética, estimulando a produção de bile pelo fígado.

Contra indicação:

A alcachofra não deve ser utilizada em casos de fermentação intestinal, obstrução dos ductos da bile e alergia a Alcachofra ou outras plantas da família Asteraceae.
Este medicamento é contraindicado para mulheres em período de lactação, pois princípios amargos podem passar para o leite materno. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Advertências e Precauções:

Em caso de hipersensibilidade (alergia) ao produto, descontinuar o uso e informar ao médico. Em caso de cálculos biliares (pedra na vesícula biliar), use somente após consultar o médico. A ocorrência de dermatite de contato (inflamação superficial da pele) alérgica foi relatada para Cynara scolymus, sendo atribuída à presença de lactonas sesquiterpênicas, como a cinaropicrina. Assim sendo, pacientes com histórias de sensibilidade a outras plantas da família Asteraceae podem desenvolver reação alérgica ao medicamento. A sensibilidade de pacientes idosos pode ser alterada com a idade. Sendo assim, recomenda-se o uso por pacientes, nesta faixa etária, apenas sob prescrição médica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

 

Interações Medicamentosas:

O uso concomitantemente deste medicamento com diuréticos (hidroclorotiazida, espironolactona, furosemina) em pacientes com hipertensão (pressão alta) ou com cardiopatias (qualquer doença que atinja o coração) deve ser realizado sob restrita supervisão médica, devido à possibilidade de ocorrer aumento da ação de drogas cardiotônicas (medicamentos que aumentam a força do coração). Pode reduzir a eficácia de medicamentos que interferem na coagulação do sangue, como Ácido acetilsalicílico e anticoagulantes cumarínicos (ex. varfarina). Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de Usar:

USO ORAL Ingerir 2 cápsulas, 3 vezes ao dia (equivalente a 10,5 mg de Cinarina ao dia). Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a recomendada, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo provocar danos à saúde. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Caso esqueça de tomar:

Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a posologia indicada deverá ser retomada, não havendo necessidade de repor as doses esquecidas. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.

Efeitos Colaterais:

Em pessoas sensíveis pode apresentar um leve efeito laxativo, acompanhado de câimbras abdominais, dor no abdômen superior, náusea e azia. A Ocorrência de dermatite de contato (inflamação superficial da pele) alérgica também foi relatada. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Superdosagem:

Pode ocorrer aumento da diurese (excreção de urina) e diarreia, embora não haja informações precisas em literatura em casos de ingestão de altas doses. Recomenda-se tratamento dos sintomas pelas medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

MS: 1.4493.0033 Farm. Responsável: Luiz Henrique Pepe Antunes – CRF/SC 8481

Fabricante:

MDCPharma Produtos Farmacêuticos LTDA. Rodovia SC 440, km 01, no 500 – Bairro Ilhota/Distrito Industrial Pedras Grandes/Santa Catarina – CEP 88.720-000 CNPJ 01.858.973/0001-29

INDÚSTRIA BRASILEIRA SAC: (48) 3659-0682 sac@mdcpharma.com.br

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Fórmula:

Cada cápsula gelatinosa dura contém:

Extrato seco de Cynara scolymus (folhas) ………. 350 mg *

*: Equivalente a no mínimo 1,75 mg de Cinarina.

DICA DE OURO: A Alcachofra, tem propriedades medicinais protetoras do fígado, por isso também pode ser usada para emagrecer devido ao sua capacidade depurativa do sangue. também possui Indicações clínicas que incluem a redução do colesterol e a regulação da glicemia, devido à substância, cinaropicrina, que é encontrada nas suas folhas que promove o aumento da secreção biliar e gástricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *