Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Algifene

Algifene

Princípio ativo: cloridrato de D-propoxifeno e o paracetamol

Classe Terapêutica: analgésicos

Apresentação: Comprimidos revestidos, Embalagem de 10 comprimidos revestidos

Indicação: A ação combinada dos Princípios ativos do ALGIFENE permite um largo campo de aplicações como Analgésico e espasmolítico, Atuando sobre:
– Dores agudas e crônicas de várias origens, por ex.: cefaleias, enxaquecas, dores de dentes, nevrites, ciática e quadros dolorosos do foro oncológico.
– Dores devidas a traumatismos e feridas, resultantes de luxações, contusões, fracturas, queimaduras, célicas do trato gastrointestinal, dos canais biliares e dos ureteres e dores menstruais.
– e alívio nas dores devidas a reumatismo muscular ou articular, sobretudo em doentes que não possam tomar salicilatos (aspirina) em consequência de sensibilidade gástrica ou alterações do suco gástrico.

Antes de tomar:

Não tome Algifene
– se tem alergia (hipersensibilidade) conhecida ao dextropropoxifeno ou ao paracetamol ou a qualquer outro componente de Algifene
– se está a tomar orfenadrina
– se tem insuficiência renal grave, nefropatia analgésica e deficiência em glucose-6- fosfato desidrogenase geneticamente determinada (ex: anemia hemolítica)
– se tem idade inferior a 18 anos
– doentes álcool dependentes

Tome especial cuidado com Algifene

O ALGIFENE não deve ser utilizado para Além do tempo estritamente necessário, nem deve exceder a dose recomendada pelo médico.

A doentes com depressão não Deverá ser administrado os comprimidos revestidos de ALGIFENE.

Mesmo quando usado corretamente, este medicamento pode alterar o tempo de reação, pelo que, por exemplo, a capacidade de condução automóvel pode estar alterada.

Em presença de doenças hepáticas ou renais graves, o médico Deverá poder se a medicação indispensável, e qual a posologia e duração mínima de Administração.

Não utilizar durante mais de 10 dias sem indicação médica, o seu uso excessivo e prolongado pode provocar alterações renais graves.

Durante a utilização de ALGIFENE não deverão ser ingeridas bebidas alcoólicas.

Tomar Algifene com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

A administração simultânea de outras substâncias que tenham efeito sobre o sistema nervoso central, por ex.: tranquilizantes, sedativos, hipnóticos, narcóticos e álcool, pode potenciar o efeito depressor central. Além disso, a ação dos anticoagulantes pode ser aumentada.

Provoca aumento das taxas plasmáticas de carbamazepina, com risco de sobredosagem.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Cabe ao médico decidir, caso a caso, se o medicamento pode ser tomado durante a gravidez, após a consideração da relação benefício/risco, uma vez que o dextropropoxifeno atravessa a barreira placentária.

O dextropropoxifeno passa também para o leite materno.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Existe prolongamento do tempo de reação e risco de sonolência, com a administração do ALGIFENE, pelo que os condutores de veículos e os utilizadores de máquinas devem ser alertados para esse facto.

Informações importantes sobre alguns componentes de Algifene Contém sacarose e glucose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contate-o antes de tomar este medicamento.

Modo de Usar:

A posologia e a duração da terapêutica Deverá ser de acordo com as Indicações médicas, no entanto recomenda-se para os adultos a toma de 1-3 comprimidos revestidos, numa toma única.

Em caso de dor persistente, podem tomar-se 1-2 comprimidos de 6 em 6 horas até um máximo de 8 comprimidos por dia, de acordo com a intensidade da dor.

Os comprimidos revestidos não devem ser mastigados mas engolidos com um pouco de água.

Em caso de insuficiência renal grave (depuração da creatinina inferior a 10 ml/min), o intervalo entre as duas tomas deve ser aumentado (no mínimo 8 horas de intervalo).
Se tomar mais Algifene do que deveria

Em caso de dose excessiva poderão ocorrer alguns sintomas como:

Náuseas, vômitos, dores abdominais, problemas respiratórios, delírio que requerem a intervenção urgente do médico.

Caso se tenha esquecido de tomar Algifene

Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários
Como os demais medicamentos, Algifene pode causar efeitos secundários em algumas pessoas.

Ocasionalmente podem surgir tonturas, náuseas e vômitos, principalmente se a dose máxima recomendada for excedida.

São efeitos secundários raros: obstipação, dores abdominais, reações cutâneas, sonolência, cefaleias, sensação de fraqueza e perturbações visuais ligeiras.

Em doentes com pressão arterial baixa, podem manifestar-se ocasionalmente tonturas e hipotensão.

Outras informações

Qual a composição de Algifene

Os outros componentes são amido de milho, plasdona, talco, Aerosil 200, estearato de magnésio, caulino coloidal, Capol 600, dióxido de titânio (E171), polietilenoglicol, talco, sacarose (125,00 mg), glucose (12,89 mg).

Fabricante:

FERRAZ, LYNCE, S.A.

Rua Consiglieri Pedroso, n123
Queluz de Baixo
2731-901 Barcarena
Tel: 21 434 52 12 Fax: 21 434 52 23

E-mal: ferrazlynce@ferrazlynce.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *