Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Amytril 25 mg – Bula

Amytril 25 mg – Bula

Princípio ativo: Cloridrato de amitriptilina

Classe Terapêutica: antidepressivos.

Apresentação: O Amytril é um comprimido revestido, sulcado, de cor amarela.

Indicação: O médico receitou o Amytril para tratar uma ou mais das seguintes condições: depressão e enurese noturna.

Contra indicação: Você não deve tomar Amytril se: for alérgico(a) a qualquer um dos componentes deste medicamento; estiver recebendo tratamento para depressão com alguns medicamentos conhecidos como inibidores da monoaminooxidase (IMAO); estiver recebendo tratamento com cisaprida; tiver sofrido de infarto do miocárdio (no coração) recentemente, por exemplo, nos últimos 30 dias.

Modo de Usar:

Aspecto físico

Características organolépticas

Ver em Aspecto Físico.

Dosagem

Posologia para depressão

A posologia ideal para o Amytril varia de paciente para paciente. Por isso, o médico ajustará a posologia de acordo com sua resposta ao tratamento. Na maioria dos casos, inicia-se a terapia com uma dose baixa do medicamento e, se necessário, aumenta-se a dose posteriormente, até que ocorra melhora dos sintomas. A maioria dos pacientes continua o tratamento por, pelo menos, três meses.

Posologia para enurese noturna

A dose diária varia conforme o caso. O médico ajusta a dose de acordo com a idade e peso da criança.

O que fazer no caso de esquecer de tomar uma dose?

Deve-se tomar o Amytril conforme a prescrição. Se você deixou de tomar uma dose, tome a dose seguinte como de costume, na hora regular. Não se deve tomar a dose anterior somada à dose regular, isto é, não se deve duplicar a dose.

Instruções de Uso:

Para obter melhores resultados, tome o Amytril diariamente. É importante seguir rigorosamente as orientações de seu médico sobre a forma e a frequência de tomar o Amytril . Informe imediatamente ao seu médico sobre qualquer alteração de sua condição, uma vez que pode haver necessidade de ajuste da receita. Não interrompa o tratamento de forma repentina, a menos que seja orientado(a) por seu médico.

O prazo de validade é de 36 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITE SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO. NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO. ESTE MEDICAMENTO NÃO PODE SER PARTIDO OU MASTIGADO.

Efeito Colateral:

Em geral, o Amytril é bem tolerado. Como qualquer medicamento, no entanto, pode apresentar efeitos desagradáveis. As reações desagradáveis mais frequentes, durante o tratamento da depressão, são: sonolência, dificuldade de concentração, visão turva (embaçada), pupilas dilatadas (aumentadas), boca seca, alteração do paladar, enjoo, prisão de ventre, ganho de peso, fadiga, desorientação, descoordenação muscular, aumento da transpiração, tontura, aturdimento (tontura) nos casos de repouso repentino em razão de pressão baixa, cefaleia (dor de cabeça), palpitação, pulso rápido, alteração da libido (prazer sexual) e impotência (incapacidade para fazer o ato sexual). As reações desagradáveis, decorrentes do uso para enurese noturna, ocorrem com menor frequência.

Os efeitos colaterais mais frequentes são sonolência, boca seca, visão turva, dificuldade de concentração e prisão de ventre. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade como coceira, urticária (lesões na pele que causam coceiras), erupções cutâneas (na pele) e inchaço da face e/ou da língua. Todas essas reações podem causar dificuldade de respiração ou de deglutição (engolir). Fale com seu médico imediatamente caso ocorra estes sintomas. Seu médico possui uma lista mais completa das reações desagradáveis. Algumas dessas reações podem ser de natureza grave. Se você apresentar qualquer sintoma incomum, informe ao seu médico ou procure cuidados médicos imediatamente.

Advertências e Precauções:

Uso Pediátrico

O Amytril é utilizado para o tratamento da depressão e também para o tratamento de crianças com enurese noturna. No entanto, não se recomenda o uso de Amytril para o tratamento de depressão em pacientes com menos de 12 anos de idade.

Uso na Gravidez e Amamentação

Ainda não se sabe qual é o efeito do Amytril em casos de gravidez. Se estiver grávida ou engravidar, informe ao seu médico. Ele irá avaliar os riscos e benefícios do tratamento com este medicamento.

Não utilize o Amytril durante a amamentação.

Como o Amytril passa para o leite materno, existe a possibilidade de prejuízo (danos) ao recém-nascido.

Atenção: Este medicamento contém corantes que podem eventualmente causar reações alérgicas.

Precauções :

Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas médicos que você esteja apresentando ou tenha apresentado, incluindo: alergias; distúrbios mentais; problemas no fígado, urinários ou hormonais (tiroide); convulsões; e glaucoma (doença caracterizada pelo aumento da pressão no olho, que provoca o endurecimento do globo e determina uma compressão do nervo óptico tendo como efeito a diminuição da precisão visual.)

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas:
O Amytril pode diminuir o estado de alerta de alguns pacientes. Se você sentir que está menos alerta, não dirija. Evite operar máquinas ou realizar outras atividades de risco que exijam atenção.

Superdosagem:

Caso você tome mais do que a dose receitada, informe ao seu médico imediatamente, para que os cuidados médicos imediatos sejam providenciados. Podem ocorrer sintomas de natureza grave.

Fórmula:

cloridrato de amitriptilina ……………………………………………….. 25 mg ……………………………….75 mg
excipientes q.s.p ………………………………………………………… 1 com ………………………………. 1 com
(Excipientes: lactose, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, dióxido de silício, opadry amarelo, macrogol 6000)

Armazenamento:

Não tome este medicamento após a data de validade escrita na embalagem. Os primeiros dois algarismos indicam o mês e os dois últimos, o ano.

Conserve o medicamento em temperatura ambiente, entre 15 e 30oC e proteja-o da luz e da umidade. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Apresentação: Comprimidos Revestidos 25 mg

Embalagem contendo 20 ou 200 comprimidos revestidos

USO ORAL

USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Interação Medicamentosa:

Embora o Amytril possa ser usado com outros medicamentos, há exceções: seu médico pode advertir contra o uso com certos medicamentos ou pode ajustar a dose de certos medicamentos usados para tratar condições psiquiátricas ou depressão mental, úlceras, pressão alta, batimento cardíaco irregular ou abuso de álcool. Além disso, seu médico também pode advertir contra o uso do Amytril com álcool ou com certos medicamentos para aliviar a dor, sedativos, ou para manter o sono.

Caso necessite de terapia por eletrochoque, fale para seu médico que você toma Amytril . Seu médico possui uma lista completa dos medicamentos que você não pode tomar enquanto estiver usando o Amytril . Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que você toma ou planeja tomar, incluindo aqueles que você obteve sem a receita médica (venda livre).

Informações Legais:

Nº do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa.

MS nº 1.0298.0225 (comprimidos de 25 e 75 mg)
MS nº 1.0298.0364 (comprimidos de 10 mg)
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis – CRF-SP Nº 5061
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800 701 19 18

Fabricante:

Cristália Produtos químicos Farmacêutica LTDA
Rodovia Itapira-Lindóia, km 14 – Itapira – SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51 – Indústria Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *