Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Ancotil – Bula

Ancotil – Bula

Princípio ativo: 5-fluorocitosina.

Classe terapêutica: antimicóticos sistêmicos.

Indicação: candidíase sistêmica, criptococose e cromoblastomicose.

 

Efeito Colateral:

Na posologia recomendada, ANCOTIL usualmente bem tolerado. Podem ocorrer náuseas, vômitos e rash cutâneo. Têm sido descritas alterações hematológicas, principalmente leucopenia e trombocitopenia, e aumento sérico de enzimas hepáticas.

Interação Medicamentosa:

Quando simultaneamente são administrados citostáticos, pode ser necessário controle diário do hemograma, pois existe risco de leucopenia (particularmente neutropenia, que frequentemente se acompanha de trombocitopenia). Uma vez que a excreção do ANCOTIL quase exclusivamente por via renal, todos os medicamentos que inibem a filtração glomerular causam, automaticamente, prolongamento da meia-vida da fluocitosina. Em tais casos, necessário controle regular do clearance da creatinina e, se necessário, adaptação da posologia. O efeito antimicótico do ANCOTIL inibido pelo citostático sarmentocimarinosídeo (citarabina).

Modo de Usar:

A posologia padro 37,5-50 mg/kg . Em pacientes com função renal normal, esta posologia deve ser administrada de 6/6 horas (dose diária: 160-200 mg/kg). Para o tratamento de candidíase urinária, usualmente são suficientes 100 mg/kg/dia. Em infecções agudas, tais como septicemia por Candida, o tratamento deve, como norma, durar de 2 a 4 semanas. Casos subagudos ou crônicos necessitam, usualmente, de tratamento mais prolongado. Nesses casos, recomenda-se associar ANCOTIL é anfotericina B.
Posologia especial: Em pacientes com insuficiência renal as doses devem ser administradas a intervalos maiores, conforme o seguinte esquema posológico:
Clearance de creatina Intervalo (em horas) entre as
(ml/minuto) tomadas de 50 mg/kg
(dose máxima)
40 6
40-20 12
20-10 24
10 primeira dose seguida da determinação sérica de fluocitosina. Doses posteriores serão administradas de modo a manter uma concentração sérica
entre 25 e 50 mg/ml. método de Schonebeck et al.

Restrições ao Uso

Antes e após o tratamento com ANCOTIL deve-se monitorar a função renal do paciente, de preferência determinando-se o clearance da creatinina endógena. Se necessário, deve-se adaptar a posologia (ver Posologia especial). O hemograma e a função hepática devem ser controlados diariamente no inicio do tratamento e, em seguida, duas vezes por semana. A segurança do ANCOTIL durante a gravidez ainda não foi estabelecida adequadamente. Por isso, deve-se avaliar os riscos eventuais, face ao efeito terapêutico desejado, antes de se prescrever ANCOTIL durante a gravidez. ANCOTIL não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade fluocitosina.

Superdosagem:

Em casos de superdosagem devida perturbação da função renal, observa-se aumento da Incidência e severidade das reações adversas nos pacientes com tendência a distúrbios renais (ver reações adversas). Estas reações adversas são, em geral rapidamente reversíveis com o ajustamento da posologia ou com a retirada do medicamento.

Fabricante:

Roche Químicos Farmacêuticos S/A

Estrada dos Bandeirantes, 2020 – cep 22775-109
Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Canal do Médico: 0800 77 20 292
Canal do Paciente: 0800 77 20 289

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *