Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Angiopril – Bula

Angiopril – Bula

Princípio ativo: Maleato de Enalapril.

Classe Terapêutica: Anti-hipertensivo.

Apresentação: Comprimido. cartuchos contendo 30 comprimidos de 5 mg, 10 mg ou 20 mg; ou 10 comprimidos de 20 mg.

Indicação: ANGIOPRIL É indicado no tratamento de: hipertensão essencial em todos os graus; hipertensão renovascular; todos os graus de insuficiência cardíaca; e para prevenção do: agravamento da insuficiência cardíaca em pacientes sintomáticos e assintomáticos; e da Ocorrência de eventos isquêmicos (infarto do miocárdio e angina pectoris) em pacientes com disfunção ventricular esquerda.

Efeitos Colaterais: ANGIOPRIL demonstrou ser geralmente bem tolerado. Em estudos clínicos, a Incidência global de reações adversas não foi maior com ANGIOPRIL do que com placebo. Na maioria dos casos, as reações adversas foram leves e transitérias e não requereram a interrupção da terapia. Os seguintes efeitos colaterais foram associados com o uso de ANGIOPRIL: tonturas e cefaleia foram os efeitos mais comumente relatados. Fadiga e astenia foram relatadas em 2 a 3% dos pacientes.

Precauções: Hipotensão sintomática: Hipotensão sintomática foi observada raramente em hipertensos sem complicações. Em pacientes hipertensos recebendo enalapril, a hipotensão pode ocorrer mais frequentemente quando houver depleção de volume, p.ex., devido à terapia diurética, restrição dietática de sal, dilise, diarreia ou vômitos (veja Interações Medicamentosas: e reações adversas).
Em pacientes com insuficiência cardíaca, com ou sem insuficiência renal associada, foi observada hipotensão sintomática, principalmente naqueles com graus mais avançados de insuficiência cardíaca, relacionados com o uso de altas doses de diuréticos de ala, hiponatremia ou insuficiência renal.

Contra indicação: ANGIOPRIL É contra indicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente do produto e para pacientes com história de edema angioneurtico relacionado a tratamento prvio com inibidores da enzima conversora da angiotensina.

Interação Medicamentosa:

Terapia anti-hipertensiva: Efeito aditivo pode ocorrer quando enalapril for usado com outra terapia anti-hipertensiva.
potássio sérico: Em estudos clínicos, o potássio srico permaneceu dentro dos limites da normalidade. Em pacientes hipertensos tratados com enalapril por até 48 semanas foram observados aumentos mdios de 0,2 mEq/L no potássio srico. Nos pacientes tratados com enalapril mais um diurético tiazdico, o efeito espoliador de potássio do diurético foi, em geral, atenuado pelo efeito do enalapril. Se enalapril for dado com um diurético espoliador de potássio, a hipocalemia induzida por este pode ser atenuada. Os fatores de risco para o desenvolvimento de hipercalemia incluem insuficiência renal, diabetes melitus, uso concomitante de diuréticos poupadores de potássio (p. ex.: espironolactona, triantereno ou armilorida), suplementos de potássio ou substitutos do sal de cozinha contendo potássio. O uso destes agentes, particularmente em pacientes com função renal diminuída, pode levar a aumentos significativos do potássio srico.
Se o uso concomitante dos agentes mencionados acima for julgado apropriado, ele deve ser feito com cuidado e o potássio srico monitorizado com frequência.
lítio srico: Assim como ocorre com outras drogas que eliminam sódio, a depuração do lítio pode ser reduzida. Portanto, os níveis séricos de lítio devem ser monitorizados cuidadosamente, se forem administrados sais de lítio .

Modo de Usar:

Como a absorção dos comprimidos de ANGIOPRIL não é afetada pela ingestão de alimentos, os comprimidos podem ser administrados antes, durante ou após as refeições.
hipertensão essencial: A dose inicial é de 10 a 20 mg, dependendo do grau de hipertensão, e é administrada uma vez por dia. Em hipertensão leve, a dose inicial recomendada é de l0 mg por dia. Para outros graus de hipertensão, a dose inicial de 20 mg por dia. A posologia usual de manutenção de 20 mg tomados uma vez ao dia. A posologia deve ser ajustada de acordo com as necessidades do paciente, até o máximo de 40 mg por dia.

Pacientes Idosos

ANGIOPRIL poderá ser utilizado por pacientes com idade acima de 65 anos, desde que observada as precauções comuns ao produto.

Superdosagem:

há poucos dados disponíveis sobre a superdosagem em seres humanos. As principais Características de superdosagem relatadas até agora consistem em hipotensão acentuada, comeando após 6 horas da ingestão dos comprimidos, concomitantemente com o bloqueio do sistema renina-angiotensina e estupor.

Fabricante:

União Química Farmacêutica Nacional S.A.
Endereço: Avenida do Café, 277
São Paulo – SP, 04311-000
Telefone:(11) 5586-2000
SAC: 0800 11 15 59

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *