Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Asmax – Bula

Asmax – Bula

Princípio ativo: Cetotifeno.

Apresentação: Comprimidos – caixa com 20 comprimidos. xarope – frasco com 100 ml gotas (solução oral) – frasco com 30 ml

Indicação: ASMAX (Cetotifeno) é indicado na profilaxia da: asma brônquica, das bronquites, das rinites e das dermatites alérgicas.
ASMAX (Cetotifeno) não eficaz para tratamento de crises asmáticas e processos alérgicos já estabelecidos.

Efeito Colateral:

Pode ocorrer sonolência no incio do tratamento. Em alguns casos houveram queixas de boca seca e tontura, sintomas que desapareceram com a continuidade do tratamento, portanto, não deve-se descontinuar o tratamento por este motivo.
Alguns pacientes apresentam um aumento do apetite e ao longo do tratamento apresentam ganho de peso.

Advertências

Deve-se evitar o uso na lactação e gravidez. No incio do tratamento, os efeitos Anti-histamínicos de ASMAX (Cetotifeno) pode proporcionar uma ligeira diminuição dos reflexos e certa sonolência, devendo-se evitar atividades que exijam atenção como dirigir, operar máquinas, etc.
Caso o paciente esteja tomando algum medicamento, especificamente corticosteróides, o médico assistente deve ser comunicado para que tome as medidas necessárias na redução da dose do mesmo, uma vez que estas substâncias não devem ser suspensas abruptamente. Pacientes diabéticos que estejam sendo medicados com anti-diabéticos orais também devem comunicar ao médico para que este faa um controle sanguíneo do paciente.

Fórmula:

Comprimidos – cada comprimido contém:
Cetotifeno como Fumarato ácido 1,0 mg
Excipiente: Lactose, Estearato de magnésio, Gluconato Amido sódico, Talco, Acetona, álcool IsoproPólico, Copolómero ácido Metacrílico e dióxido de titânio.
Xarope – cada colher medida (5 ml) contém:
Cetotifeno como Fumarato ácido 1,0 mg
veículo: açúcar, Metilparabeno, Propilparabeno, ácido cítrico, Aroma, água Destilada, álcool Absoluto e Fosfato de sódio Bibásico.
Gotas (solução oral) – cada 1 ml contém:
Cetotifeno como Fumarato ácido 1,0 mg
veículo: açúcar, Metilparabeno, Propilparabeno, ácido cítrico, Aroma, água Destilada, álcool Absoluto e Fosfato de sódio Bibásico.

Contra indicação:

ASMAX (Cetotifeno) está contra indicado em pacientes com história de sensibilidade ao Cetotifeno ou a qualquer outro componente da fórmula.

Interação Medicamentosa:

Deve-se evitar o uso de ASMAX (Cetotifeno) concomitantemente com substâncias depressoras do sistema nervoso central, como: sedativos, hipnéticos, hipnoAnalgésicos, Anti-histamínicos e álcool.

Modo de Usar:

Comprimidos:
Adultos: 1 comprimido, 2 vezes ao dia.
Em pacientes sucetíveis aos efeitos sedativos dos Anti-histamínicos, a dose inicial deve ser menor e aumentando-se gradativamente até atingir a dose preconizada.
Xarope:
Crianças de 6 meses a 3 anos: 1/2 colher medida (2,5 ml), 2 vezes ao dia.
Crianças acima de 3 anos: 1 colher medida (5 ml), 2 vezes ao dia.
Adultos: 1 colher medida (5 ml), 2 vezes ao dia.
Gotas (em solução oral):
Crianças de 6 meses a 3 anos: 0,5 ml, 2 vezes ao dia.
Crianças acima de 3 anos: 1 ml, 2 vezes ao dia.

Pacientes Idosos

O cetotifeno pode produzir sonolência e aumento do apetite, particularmente no incio do tratamento. pessoas idosas podem ser mais sucetíveis aos efeitos sedativos, devendo evitar atividades que exijam mais atenção como dirigir ou operar máquinas. não se deve associar a outros medicamentos com atividade sedativa.

Superdosagem:

Nos casos de acidentes por ingestão de doses excessivas, a primeira medida a ser tomada de esvaziamento gástrico desde que não tenha decorrido muito tempo da ingestão acidental. Medidas provocadoras de vômitos, como: ingestão de salmoura morna ou clara de ovo, só devem ser utilizadas logo após a ingestão.
Os sintomas de sonolência, depressão, convulsão e mesmo coma contraindicam as medidas provocadoras de vômitos após a absorção do Cetotifeno, pelo risco de aspiração, sendo recomendada a lavagem gástrica nível hospitalar. após a ingestão de dose excessiva o paciente comea a ficar sonolento, até chegar numa sedação profunda, fica confuso e desorientado, há queda da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca.
Crianças numa fase inicial podem apresentar quadro de hiperexcitabilidade seguido de coma reversível. O tratamento é sintomático, sendo conveniente a monitorização do sistema cardiovascular.

Fabricante:

Ativus farmacêutica Ltda.

Rua Fonte Mécia, 2050
Cep 13270-000 – CX Postal 489
Bairro São Pedro – Valinhos /SP
E-mail: ativus@ativus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *