Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Asmoquinol – Bula

Asmoquinol – Bula

Princípio ativo: Sulfato de salbutamol

Classe Terapêutica: broncodilatador

Apresentação: Frasco com 100 ml.

Indicação: alívio do broncospasmo, na asma brônquica de qualquer tipo, bronquite crônica e enfisema. Salbutamol xarope é adequado para crianças ou para aqueles adultos que preferem medicamentos sob a forma líquida.

Efeito Colateral:

O único efeito colateral com salbutamol oral é um tremor fino da musculatura esqueltica, que ocorre em alguns pacientes e que afeta principalmente as mos. Este efeito está relacionado com a dose, sendo comum a todos os estimuladores beta-adrenérgicos. Um pequeno nmero de pacientes queixa-se de tensão.
Isto deve-se também aos efeitos sobre a musculatura esqueltica e não a uma estimulação direta do sistema nervoso central. Com doses de salbutamol maiores que as recomendadas ou em pacientes que são sensíveis aos estimulantes beta-adrenérgicos, pode ocorrer uma vasodilatação perifrica e, em conseqncia, um aumento compensatério da frequência cardíaca.

Precauções:

Salbutamol deve ser administrado com precaução a pacientes portadores de tireotoxicose. Não é aconselhável a administração de salbutamol no primeiro trimestre de gravidez. O uso em pacientes idosos (acima de 65 anos) requer um rigoroso controle médico com ajuste de posologia. – Interações Medicamentosas:: efeitos metabólicos de altas doses de salbutamol foram exacerbados pelo uso concomitante com altas doses de corticosteróides; propranolol e outros bloqueadores adrenoceptor, agem como antagonistas aos efeitos de salbutamol.

Fórmula:

Sulfato de salbutamol 4,0 mg; excipientesq.s.p. 5,0 ml. Excipientes: nipagin, nipasol, corante vermelho bordeaux, essência de framboesa, álcool etlico 96 GL, açúcar cristal, glicerina, citrato de sódio, ácido cítrico.

Contra indicação:

Apesar do salbutamol ser usado no controle do parto prematuro não complicado, não deve ser usado na ameaa de aborto durante o primeiro ou segundo trimestre da gravidez. As preparações orais de salbutamol e os agentes betabloqueadores, como o propranolol, não devem, usualmente, ser prescritas concomitantemente.

Modo de Usar:

Adultos: 1 colher de sobremesa (10 ml) ou 1 comprimido 3 a 4 vezes ao dia. Caso não seja obtida adequada broncodilatação, a dose pode ser aumentada para 8 mg (2 colheres de sobremesa) ou 2 comprimidos. Nos pacientes idosos ou naqueles muito sensíveis s substâncias estimulantes beta-adrenérgicos é aconselhável iniciar o tratamento com 2 mg 3 a 4 vezes ao dia. Crianças: as seguintes doses devem ser administradas 3 a 4 vezes ao dia. Crianças de 2 a 5 anos: 1-2 mg, 2,5 – 5 ml do xarope.
Crianças de 6 a 12 anos: 2 mg, 5 ml do xarope. Acima de 12 anos: 2-4 mg. O salbutamol muito bem tolerado pelas crianças, de modo que, se necessário, estas doses podem ser aumentadas, a critério médico. – Superdosagem: a superdosagem com salbutamol deve ser tratada pela lavagem gástrica e, se conveniente, administrando-se um betabloqueador adrenérgico cardiosseletivo.

Fabricante:

Fabricante: Ducto Indústria e Farmácia Ltda.

Distrito Daia, 0 – Vpr 3 Qd. 2 A Modulos – Daia
Anápolis – GO – CEP 75133-600

FONE: (62) 3310-5700
SAC: 0800 704 9909

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *