Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Azimix – Bula

Azimix – Bula

Princípio ativo: Azitromicina

Apresentação: Comprimidos revestidos de 250 mg – caixa com 4 e 6 comprimidos revestidos. comprimidos revestidos de 500 mg – caixa com 2 e 3 comprimidos revestidos. Pó oral de 600 mg – caixa com frasco de Pó para susp. oral, frasco com 9 ml de diluente e dosador.
Pó oral de 900 mg – caixa com frasco de Pó para susp. oral, frasco com 12 ml de diluente e dosador.

Indicação: Em todas as patologias cujos agentes sejam sensíveis é azitromicina. Infecções de Vias aéreas (Otites médias, Sinusites, Faringites Amigdalites e Pneumonias) ; Infecções urinárias, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Infecções da pele e na erradicação do Helicobacter pylori.

Efeitos Colaterais: diarreia, desconforto abdominal, náuseas, vômitos e flatulência. A reação alérgica mais comumente observada foi o exantema com reações similares à eritromicina e a outros antibióticos do grupo dos macrolídeos. O nível das transaminases séricas mostraram elevações reversíveis. Pacientes submetidos ao tratamento crônico com a Azitromicina apresentaram sinais de ototoxicidade que foram totalmente reversíveis com a interrupção do tratamento.

Advertências

Lactação: após três dias da administração de 500 mg de Azitromicina via oral, foram observadas concentrações de 2,8 mg/ml no leite materno, valores próximos dos níveis terapêuticos para o lactente. há portanto, possibilidade de efeitos colaterais para o lactente , com isto, seu uso durante a lactação deve estar restrito às situações clínicas em que o risco/benefício seja devidamente ponderado.
Gravidez: Estudos preliminares não demonstraram efeitos teratogúnicos para o feto, porêm por ser um medicamento novo cabe ao médico avaliar a necessidade de sua prescrição. Nefropatas: A correção da dose de AZIMIX (Azitromicina) em nefropatas torna-se necessária somente naqueles com depuração de creatinina menor ou igual 40 ml/min. Graus leves e moderados de insuficiência renal não se faz necessária tal correção. Hepatopatas: Sua posologia deve ser avaliada somente em pacientes com insuficiência hepática grave.

Fórmula:

Comprimido revestido de 250 mg: cada comprimido revestido contém:
Azitromicina 250 mg
(Equivalente a 262,05 mg de Azitromicina disidratada)
Excipiente: Microcelulose, Amido de milho, Estearato de magnésio, dióxido de titânio, Copolómero ácido Metacrílico, álcool isoproPólico, Acetona, água destilada, Lactose, Corante, Polietilenoglicol e Talco.

Contra indicação: AZIMIX (Azitromicina) está contraindicado em pacientes com antecedentes alérgicos é azitromicina, ou a qualquer antibiótico da família dos macrolídeos.

Interação Medicamentosa: O uso concomitante de antiácidos com a Azitromicina pode reduzir a sua biodisponibilidade e não sendo , portanto, aconselhável o uso destes medicamentos durante o tratamento. Observou-se aumento do tempo de protrombina em pacientes fazendo uso concomitante de varfarina, sugerindo-se para os mesmos, avaliação rotineira dos parâmetros de coagulação durante a antibioticoterapia com a Azitromicina.

Modo de Usar:

crianças Esquema 1: 10mg/Kg/dia durante 3 dias
(até 25 Kg) Esquema 2: 10mg/Kg no primeiro dia e 5mg/Kg do segundo ao quinto dia ADULTOS Esquema 1: 500mg durante 3 dias
Esquema 2: 500mg no primeiro dia e 250mg do segundo ao quinto dia
Esquemas posológicos sugeridos para a Erradicação do Helicobacter pylori (em adultos):
Esquema 1 Esquema 2 Esquema 3
Azimix – 500 mg ao dia por 3 dias Azimix – 500 mg ao dia por 3 dias Azimix – 500 mg ao dia por 3 dias
Amoxacilina – 500 mg, Metronidazol – 250 mg, Metronidazol – 250 mg, 4 vezes
2 vezes ao dia por 7 à 14 dias 4 vezes ao dia por 7 dias ao dia por 7 dias
Omeprazol – 20 mg ao dia Omeprazol – 40 mg ao dia Sais de Bismuto – 120 mg, 4 vezes
por 14 dias por 14 dias ao dia por 14 dias.
Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia tracomatis: dose única 1g.

Superdosagem:

Não há dados, até o momento, com relação a superdosagem. recomenda-se lavagem gástrica e medidas de suporte em geral.
Advertências e recomendações para pacientes com idade superior a 65 anos: não existe nenhuma restrição para o uso do medicamento nesta faixa etária desde que tenha uma função hepato-renal preservada.

Fabricante:

Ativus farmacêutica Ltda.

Rua Fonte Mécia, 2050
Cep 13270-000 – CX Postal 489
Bairro São Pedro – Valinhos /SP
E-mail: ativus@ativus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *