Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Azulfin – Bula

Azulfin – Bula

Princípio ativo: sulfasalazina

Apresentação: Caixa com 60 comprimidos revestidos gastrorresistentes.

Indicação:
Gastroenterologia:
AZULFIN É indicado no tratamento da retocolite ulcerativa inespecífica; colite ulcerativa média ou moderada; como terapia adjuvante na colite ulcerativa severa; Doença de Crohn.
Reumatologia: AZULFIN É indicado no tratamento da artrite reumatoide e da espondilite anquilosante. AZULFIN em comprimidos revestidos gastrorresistentes é indicado particularmente aos pacientes que não podem tomar comprimidos simples devido à intolerância gastrintestinal.

Efeitos Colaterais: As reações adversas mais comuns associadas à sulfasalazina são anorexia, cefaleia, náuseas, vômitos, distensão abdominal e oligospermia aparentemente reversível. Estas reações ocorrem em cerca de um terão dos pacientes.

Fórmula: Cada comprimido revestido gastrorresistente de AZULFIN contém 500 mg da sulfasalazina.

Contra indicação: Hipersensibilidade a sulfasalazina, seus metabólitos, sulfonamidas ou salicilatos; em crianças abaixo de dois anos de idade; na obstrução urinária ou intestinal. Pacientes com porfia não devem receber sulfonamidas, pois há relatos de que estas drogas podem precipitar um ataque agudo.
Gravidez: Estudos de reprodução realizados em ratas e coelhas com doses acima de 6 vezes a dose em humanos não revelaram evidências de alterações na fertilidade ou danos ao feto. Entretanto não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. O produto só deve ser usado nesses casos se a avaliação médica concluir que é absolutamente necessário.
Amamentação: As sulfonamidas são excretadas no leite materno. No recém-nascido elas competem com a bilirrubina pelos sítios de ligação com as proteínas plasmáticas e podem causar icterícia nuclear. Não se recomenda o uso da sulfasalazina durante a amamentação.
Pediatria: Não foram estabelecidas a segurança e a eficácia da droga em crianças com idade inferior a dois anos.
Geriatria: Nos idosos, a possível Ocorrência de reações adversas severas exige observação e avaliação cuidadosa do estado geral do paciente e controle frequente durante o tratamento.

Interação Medicamentosa: Foi relatada diminuição da absorção de ácido fólico e de digoxina quando administrada concomitantemente com sulfasalazina.

Modo de Usar: Doses usuais: Tratamento inicial: Iniciar com 3 a 4 g diários em doses divididas igualmente. Em alguns casos é mais prudente iniciar o tratamento com dosagem menor, por exemplo 1-2 g diários, para diminuir efeitos gastrintestinais adversos. Se as doses diárias necessárias para alcançar os efeitos desejados excederem 4 g, deve-se considerar o risco aumentado de toxicidade. Tratamento de manutenção: 2 g diários.

Fabricante:

Apsen Brasil Indústria Química Farmacêutica.

Endereço: Rua la Paz, 39, São Paulo – SP, 04755-020
Fone: 0800-165678
FAX: 11 5644-8226
E-mail: infomed@apsen.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *