Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Benzatron, Bula.

Benzatron, Bula.

Princípio ativo: Penicilina G Benzatina.

Classe terapêutica: Antibióticos Sistémicos.

Indicação: A penicilina G benzatina está indicada no tratamento de infecções causadas por microorganismos sensíveis penicilina G, que sejam suscetíveis aos baixos níveis séricos, porêm muito prolongados, caractersticos desta forma de dosificação . A terapia Deverá ser orientada por estudos bacteriológicos (incluindo testes de sensibilidade) e pela resposta clínica.

 

Efeito Colateral:

reações de hipersensibilidade são frequentemente associadas com o uso das penicilinas, tais como: erupções cutâneas, desde as formas maculopapulosas até a dermatite esfoliativa; urticária; edema de laringe; reações semelhantes doença do soro incluindo febre, calafrios, edema, artralgia e prostração. Febre e eosinofilia podem ser as únicas manifestações observadas. reações anafilticas intensas fatais tém sido relatadas.
Efeitos adversos no sistema hematopoitico como anemia hemoltica, leucopenia, trombocitopenia; neuropatia e nefropatia, são infrequentes e estão associadas com altas doses de penicilina por via parenteral. Do mesmo modo que outros tratamentos para sífilis, casos de Ocorrência de reação de Jarisch-Herxheimer foram relatados.

Contra indicação:

Contraindicado a pacientes com hipersensibilidade às penicilinas e cefalosporinas.

Interação Medicamentosa:

A probenecida diminui a taxa de excreção das penicilinas, assim como prolonga e aumenta os níveis sanguíneos.
A tetracicilina, um antibiótico bacteriostático, pode antagonizar o efeito bactericida da penicilina.

Modo de Usar:

A Penicilina G benzatina deve ser administrada profundamente no mêsculo, com cuidado para não atingir artrias ou nervos, ou proximidades destes. Recomenda-se a injeção intramuscular profunda, no quadrante superior lateral da nádega. Em lactentes e crianças pequenas, pode ser preferível a face lateral da coxa.
O frasco deve ser vigorosamente agitado, antes da retirada da dose a ser injetada. Devido a alta concentração da suspensão, a agulha poderá entupir caso a administração não seja feita de forma lenta e contínua. Antes de injetar a dose, deve-se puxar o mbolo da seringa a fim de certificar-se de que a agulha não esteja em um vaso sanguíneo.
A injeção deve ser feita lentamente, sendo interrompida se o paciente queixar-se de dor intensa no local ou se, especialmente em crianças, ocorrerem sinais e sintomas que sugiram dor intensa. Para doses repetidas, recomenda-se alternar os locais de injeção.
Infecções estreptoccicas (grupo A) do trato respiratério superior e da pele:
crianças até 27 Kg: injeção única de 300.000 U a 600.000 U de penicilina G benzatina.
crianças maiores: injeção única de 900.000 U.
adultos: injeção única de 1.200.000 U.
sífilis primria, secundária e latente: injeção única de 2.400.000 U.
sífilis tardia (terciria e neurossífilis): 3 injeções de 2.400.000 U, com intervalo de 1 semana entre as doses.
sífilis congnita: 50.000 U por quilograma de peso para crianças menores de 2 anos de idade e doses ajustadas de acordo com a tabela de adultos, para crianças entre 2 a 12 anos.
Em casos de bouba, bejel (sífilis endmica) e pinta: injeção única de 1.200.000 U.
Profilaxia da febre reumática e da glomerulonefrite: recomenda-se a utilização periódica a cada 3 ou 4 semanas, na dose de 1.200.000 U. Embora a taxa de recorrência da febre reumática seja baixa utilizando-se o regime a cada 4 semanas, pode-se considerar a administração a cada 3 semanas, caso o paciente tenha história de múltiplas recorrências e possua lesão grave da vulva ou tenha apresentado recorrência com a administração a cada 4 semanas. O médico deve avaliar os benefícios de injeções mais frequentes contra a possibilidade de reduzir a aceitação do paciente a este procedimento.

Superdosagem:

Caso ocorra, como não há antídotos, o tratamento deve ser sintomático e de suporte. A hemodilise está indicada em casos graves.

Fabricante:

Ariston Indústrias Químicas e Farmacêuticas Ltda.

Rua Adherbal Stresser, 84, Jardim Arpoador, São Paulo – SP, 05566-000

TEL.: (11) 3783-8000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *