Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Betnovate – bula

Betnovate – bula

Princípio ativo: betametasona sob a forma de 17-valerato

Apresentação:

BETNOVATE 1 mg/g Creme BETNOVATE 1 mg/g Pomada

BETNOVATE 1 mg/g Creme BETNOVATE 1 mg/g Pomada

– Os outros componentes são:
– Betnovate Creme: clorocresol, cetomacrogol 1000, álcool cetoestearlico, parafina líquida, vaselina, fosfato monossódico dihidratado, ácido fosfrico, hidróxido de sódio e água purificada.
– Betnovate Pomada: parafina líquida e vaselina.

Indicações:

Embalagens com uma bisnaga, contendo 30 g de creme ou pomada. Betnovate pertence ao grupo dos medicamentos anti-inflamatórios esteroides de utilização tópica (13.5).
Betnovate é indicado no tratamento de eczemas, incluindo os eczemas atépicos, infantis e discóides; prurigo nodularis; psorase (excluindo a psorase generalizada em placas); neurodermatoses, incluindo lnquen simplex e lnquen planus; dermatite seborreica; dermatite de contato; lpus discóide eritematoso; como adjuvante da terapêutica corticosteride sistémica na eritrodermia generalizada; picadas de insectos; miliria rubra.

2. ANTES DE USAR BETNOVATE
Não use Betnovate:
– se tem hipersensibilidade (alergia) betametasona ou a qualquer dos excipientes;
– se tem roscea, (rubor intenso da pele do nariz ou rea perinasal), acne vulgar, dermatite peri-oral, prurido perianal e genital, infecções vricas cutâneas primrias (ex.: herpes, varicela).
– Betnovate não é indicado em infecções primrias da pele provocadas por fungos ou bactrias (impetigo, tuberculose, sífilis), nem em dermatoses em crianças com menos de um ano de idade, incluindo dermatites e erupção das fraldas.
Não deve ser utilizado o tratamento com Betnovate em crianças com idade compreendida entre 1 e 12 anos por um período superior a 5 dias.
Tome especial cuidado com Betnovate
Quando possível, a terapêutica contínua prolongada deve ser evitada, particularmente nos lactentes e crianças, pois pode ocorrer inibição supra-renal mesmo sem oclusão. A face, mais do que quaisquer outras reas do corpo, pode apresentar alterações atróficas depois de tratamento prolongado com corticosteróides tópicos potentes. Deve ter-se em atenção este facto no tratamento de situações tais como psorase, lupus eritematoso discóide e eczema grave.
Se aplicado nas Pólpebras deve haver cuidado para evitar que penetre nos olhos porque pode dar origem a glaucoma.
Os corticosteróides tópicos podem ter riscos na psorase devido a vrias razes incluindo recidiva rebound, desenvolvimento de tolerância, risco de psorase pustular generalizada e desenvolvimento de toxicidade local ou sistémica, devido à função de barreira da pele estar alterada. Se for usado na psorase importante a observação cuidada do doente.
Deve ser administrada terapêutica antimicrobiana adequada sempre que se tratem lesões inflamatórias que infectaram. Qualquer alastramento da infecção requer a suspensão da terapêutica corticosteride tópica e a administração sistémica de antimicrobianos.
A infecção bacteriana facilitada pelas condições de calor e humidade induzidas pelo revestimento oclusivo, e por isso a pele deve ser limpa antes de aplicar um novo penso.

Gravidez e aleitamento
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar.

Dado que não existe evidência adequada da segurança da utilização de Betnovate na gravidez ou aleitamento, s se deve considerar a utilização em qualquer destas situações se o benefício para a me justificar qualquer risco potencial para o feto.
Condução e utilização de máquinas
Não de esperar que sejam observados efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Usar Betnovate com outros medicamentos
Não se conhecem Interações Medicamentosas: com Betnovate. No entanto, importante que informe o seu médico sobre todos os medicamentos que utiliza, inclusivamente os que adquiriu sem receita médica.

3. COMO USAR BETNOVATE

Siga as recomendações do seu médico. Em caso de dvida consulte o seu médico ou farmacêutico.
Aplique uma pequena quantidade na rea afetada 2 a 3 vezes por dia até melhoria dos sintomas. Depois, o tratamento pode geralmente manter-se aplicando uma vez por dia, ou mesmo com menor frequência.

Em geral, Betnovate Creme está especialmente indicado nas lesões hámidas e exsudativas e Betnovate Pomada nas lesões secas, liquenificadas ou escamosas. Em algumas situações esta regra pode não se verificar.
Nas lesões mais resistentes, como nas placas espessas da psorase nos cotovelos e nos joelhos, o efeito do Betnovate pode ser potenciado, se necessário, por oclusão da rea a tratar com uma película de polietileno. Geralmente, um penso oclusivo durante a noite suficiente para se obter uma resposta satisfatéria; depois as melhoras obtidas podem geralmente manter-se com a aplicação tópica sem oclusão.

Betnovate Creme e Pomada é apropriado para utilização em crianças (a partir de 1 ano de idade) e idosos. No entanto, a sua utilização prolongada ou aplicação em reas extensas Deverá ser evitada especialmente nesta população.

Limpe a pele antes de proceder a aplicação de um novo penso (ver Tome especial cuidado com Betnovate)

Se usar mais Betnovate do que deveria
Se acidentalmente, aplicar uma quantidade superior recomendada, não provável que ocorram consequncias graves.
Em caso de sobredosagem crônica, ou utilização incorrecta, podem surgir sinais de hipercortisolismo. Nesta situação deve suspender-se o tratamento gradualmente e sob supervisão médica, devido ao risco de insuficiência supra-renal.

Caso se tenha esquecido de usar Betnovate
Caso se esquea de aplicar o creme ou pomada na altura recomendada, proceda sua aplicação quando se lembrar. Se estiver próximo da aplicação seguinte, aguarde e aplique na altura recomendada.

Efeitos secundários possíveis

Como com todos os medicamentos, alguns doentes poderão sentir efeitos secundários.

Se surgirem sintomas de hipersensibilidade (alergia), deve suspender imediatamente a aplicação .
O tratamento intensivo e prolongado com corticosteróides muito ativos pode provocar alterações atróficas locais na pele tais como adelgaamento e estrias, e ainda dilatação dos vasos sanguíneos superficiais, particularmente com o uso de revestimento oclusivo ou quando estão envolvidas pregas da pele. Pode sentir sensação de calor no local da aplicação , prurido, alterações da pigmentação, hipertricose (crescimento exagerado ou invulgar de Pólos), dermatite alérgica de contato ou exacerbação dos sintomas.
Pensa-se que, em casos muito raros, o tratamento da psorase com corticosteróides, ou a sua suspensão, tenha provocado a forma pustular da doença.
Como com outros corticosteróides tópicos, o uso prolongado de grandes quantidades ou o tratamento de reas muito extensas pode resultar em absorção sistémica suficiente para produzir os efeitos do hipercortisolismo. Este efeito é mais provável ocorrer em lactentes e crianças, se forem usados pensos oclusivos. Nos lactentes, as fraldas podem Atuar como um penso oclusivo.

Poderão ocorrer infecções secundárias a fungos e bactrias.

Caso detecte efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Fabricante:

Sandoz do Brasil Indústrias Farmacêutica Ltda.
Rua Paraná, 445 – Jardim do Café
86183-600 – Cambe – PR
Telefones:
Cambé – PR +55 43 3174-8000
São Paulo – SP +55 11 5532-7122
SAC 0800 400 91 92 – sac.sandoz@sandoz.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *