Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Bonalen – bula

Bonalen – bula

Princípio ativo: alendronato sódico.

Classe Terapêutica: bisfosfonatos.

Apresentação: Comprimido: Caixas com 15 e 30 comprimidos.

Indicação: BONALEN é indicado no tratamento da osteoporose Pós-menopausa.

Efeito Colateral:

Em geral as reações adversas são leves e transitérias, não requerendo a suspensão do medicamento. Somente cerca de 4% de pacientes recebendo alendronato sódico tiveram que interromper o tratamento em função dos efeitos colaterais. As reações adversas mais frequentes foram as gastrintestinais, principalmente dores abdominais, disfagia, náuseas, constipação, diarreia, flatulência, úlcera esofagiana e também dores musculoesquelticas e cefaleias.

Fórmula:

Cada comprimido de BONALEN contém: Alendronato sódico triidratado (equivalente a 10 mg de ácido alendrúnico) 13,06 mg. Excipientes: Lactose, microcelulose, croscarmelose sódica e estearato de magnésio.

Contra indicação:

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula; hipocalcemia; insuficiência renal grave; distúrbios no metabolismo do cálcio; deficiência de vitamina D; anormalidades do esfago que retardam seu esvaziamento (como estenose ou acalasia); impossibilidade de permanecer em Pó ou sentado ao menos por 30 minutos após a ingestão.

Modo de Usar:

BONALEN deve ser tomado pelo menos meia hora antes do primeiro alimento, bebida ou medicação do dia, somente com água. Outras bebidas (inclusive água mineral), alimentos e alguns medicamentos podem reduzir a absorção de alendronato sódico (ver Interações Medicamentosas:).
Para facilitar a chegada ao estômago e reduzir o potencial de irritação esofagiana, BONALEN deve ser tomado após o levantar, com um copo cheio de água e o paciente não deve deitar-se por pelo menos 30 minutos e até após a primeira refeição do dia. BONALEN não deve ser ingerido na hora de dormir ou antes de se levantar. Não seguir estas instruções pode aumentar o risco de Ocorrência de experiências adversas no esfago (ver Precauções).
A dose recomendada é de 1 comprimido de BONALEN 10 mg/dia. Pacientes idosos ou com insuficiência renal leve a moderada (“clearance” de creatinina de 35 a 60 ml/min): Não é necessário ajuste posológico. Pacientes com insuficiência renal grave (“clearance” de creatinina < 35 ml/min): Não recomendada a administração de alendronato sódico. Pacientes com osteoporose devem receber na alimentação quantidades adequadas de cálcio, conforme orientação médica.

Superdosagem:

No caso de ingestão de altas doses de alendronato sódico, podem ocorrer efeitos indesejáveis como distúrbios gástricos, diarreia, pirose, esofagite, gastrite ou úlcera, Além de detectarem-se sinais e sintomas de hipocalcemia. Administrar leite ou antiácidos para diminuir a absorção do alendronato sódico. Devido ao risco de irritação esofagiana, não se deve induzir o vômito e o paciente deve permanecer ereto.

Fabricante:

Sanus farmacêutica Ltda.

Avenida Paulo Ayres, 280, Taboão da Serra – SP, 06767-220
(11) 3573-6000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *