Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Calogen para que serve

Calogen para que serve

Classe terapêutica: IX-3-c.- Metabolismo do osso e homeostase do cálcio.

Princípio ativo: Calcitonina sintática de salmão

Apresentação:

Frasco nebulizador com 4 ml de solução de Calcitonina de salmão equivalentes a 28 pulverizaçõesdoses.

Frasco nebulizador com 2 ml de solução de Calcitonina de salmão equivalentes a 14 pulverizações.

O frasco nebulizador contém 1 100 U.I./ml de -ampolasolução para pulverização nasal. Cada pulverização dose padro(ativação) contém 100 U.I. de calcitonina sintática de salmo.

A Calcitonina é uma hormona calciotrpica, que inibe a reabsorção óssea por ação direta nos osteoclastos.

A Calcitonina de salmão diminui a reabsorção óssea, por inibição da atividade osteoclstica via receptores específicos.de salmo é um polipeptido hormonal que regula o metabolismo do cálcio e impede a ação hipercalcemiante e de reabsorção óssea da hormona paratiráideia.

A experimentação animal e os estudos clínicos demonstraram que a Calcitonina de salmão, pela sua maior afinidade para os locais de fixação, é a mais ativa das Calcitoninas até agora conhecidas.

Indicação:
Tratamento da osteoporose Pós-menopausa estabelecida tendo em vista a redução do risco de fracturas vertebrais. Não foi demonstrada uma redução nas fracturas da anca.

ANTES DE UTILIZAR CALOGEN

Não utilize CALOGEN solução para pulverização nasal:

– se tem hipersensibilidade (alergia) Calcitonina de salmão ou a qualquer outro ingrediente de CALOGEN solução para pulverização nasal
– se sofre de hipocalcemia.

Tome especial cuidado com CALOGEN solução para pulverização nasal:

– se sofre de perturbações nasais, deve efetuar um exame nasal antes do incio do tratamento e, em caso de perturbações nasais, a medicação não deve ser iniciada.
– se ocorrer ulceração grave na mucosa nasal (por exemplo, penetração por baixo da mucosa nasal ou associação com hemorragia intensa), deve-se descontinuar a administração intranasal de calcitonina.
– no caso de ulceração moderada a medicação deve ser temporariamente interrompida até cura.
– se se suspeita de sensibilidade calcitonina, deve ser realizado um teste drmico antes do incio do tratamento.
– como a calcitonina é um Póptido, há possibilidade de Ocorrência de reações alérgicas sistémicas e reações tipo alérgico incluindo casos isolados de choque anafiláctico tém sido relatados em doentes tratados com Calcitonina de salmão. Nos doentes

Gravidez

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Uma vez que a calcitonina intranasal está indicada em mulheres Pós-menopausas, não se realizaram estudos em mulheres grávidas ou a amamentar. Assim, a calcitonina intranasal não deve ser administrada nestas doentes. Contudo, estudos realizados em animais não revelaram potencial embriotxico e teratogúnico. A Calcitonina de salmão parece não atravessar a barreira placentária em animais.

AleitamentoEstudos em animais confirmaram que a Calcitonina não atravessa a barreira placentária.

Contudo, na grávida, o seu uso deve ser, em Princípio, evitado exceptuando-se os casos em que o benefício justifique o risco.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Não É conhecido se a Calcitonina de salmão excretada no leite materno humano. Nos animais, a calcitonina tem demonstrado diminuir a lactação e ser excretada no leite materno.Gravidez: ainda que não se tenha demonstrado a sua ação teratogênica, recomenda-se que durante a gravidez se utilize a Calcitonina com precaução e sob controle médico direto.

Deste modo, durante o período de aleitamento não recomendada a administração de CALOGEN solução para pulverização nasal.

Idosos e doentes com doenças especiais

A extensa experiência de utilização da calcitonina intranasal nos doentes idosos não mostrou evidência de redução da tolerabilidade ou de necessidade de alteração posológica.

O mesmo se aplica a doentes com funções renal ou hepática alteradas.

Crianças

A sua utilização em crianças de CALOGEN solução para pulverização nasal, não é apropriada.

Condução de veículos e utilização de máquinas:

Não existem dados sobre o efeito da calcitonina intranasal na capacidade de conduzir e utilizar máquinas. A calcitonina intranasal pode causar tonturas transitérias, que podem afetar a reação do doente. Os doentes devem ser alertados para a possível Ocorrência de tonturas transitérias e caso estas ocorram, não devem conduzir ou utilizar máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns ingredientes de O CALOGEN solução para pulverização nasal não tem efeitos sobre estas capacidades.CALOGEN solução para pulverização nasal:

Contém sódio e parabenos. Os parabenos modem causar reações alérgicas (possivelmente tardia)..

Utilizar CALOGEN solução para pulverização nasal com outros medicamentos

Não são conhecidas quaisquer tipo de interações.

Modo de Usar:

CALOGEN SOLUção PARA PULVERIzação NASAL

 

Utilizar CALOGEN solução para pulverização nasal sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose recomendada de calcitonina intranasal no tratamento da osteoporose Pós-menopausa estabelecida de 2 pulverizações uma vez por dia (200 UI) uma vez por dia. O uso de calcitonina intranasal recomendado em associação com uma adequada ingestão de cálcio e vitamina D. Este é um tratamento a longo termoprolongado (ver secção 5.1, Propriedades Farmacodinâmicas).

INSTRUções PARA A APLICAção DA SOLUção PARA PULVERIzação NASAL

-Frasco nebulizador scom dispositivo doseador

O frasco nebulizador com dispositivo doseador e contador possibilita o controle do nmero de aplicações (pulverizações), por forma a cumprir a posologia prescrita pelo médico.

– Preparação: a efetuar apenas na primeira utilização.

Retirar a tampa de protecção A, do dispositivo doseador B.

Pressionar, para baixo, o dispositivo doseador B, de forma a introduzi-lo no frasco nebulizador C. Repetir esta operação até que a letra “P” aparea na janela do contador.
Nesta altura, o frasco nebulizador está pronto a ser utilizado.
O líquido libertado durante esta operação activou o dispositivo doseador.

– Administração:

Colocar o nebulizador, numa narina, mantendo o frasco nebulizador na vertical.

Sem respirar, pressionar firmemente, conforme descrito na figura seguinte, até ouvir o “click”, indicador de que a Atuação correcta foi conseguida.
após cada “click”, na janela do contador aparece o nmero de pulverizações doses(ou aplicações) já administradas.

Cada frasco nebulizador, assegura pelo menos o mínimo de pulverizações dosesefectivas descritas no rótulo.

Quando este nmero aparecer no contador(exemplo 14), ainda existe alguma solução residual no frasco.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que CALOGEN solução para pulverização nasal é demasiado forte ou demasiado fraco.

Qual o momento mais favorvel para aplicar CALOGEN solução para pulverização nasal?

Segundo as instruções do seu médico.

Qual a duração média do tratamento?

De acordo com as instruções do seu médico.

Caso se tenha esquecido de aplicar CALOGEN solução para pulverização nasal:

Caso se esquea de aplicar uma pulverizaçãodose, aplique-a assim que puder. Contudo, se estiver quase na hora de aplicar a próxima pulverizaçãodose, não o faa, volte a aplicar o solução para pulverização nasal dentro do horrio previsto.

Se aplicar mais CALOGEN do que deveria:

Nos casos de intoxicação acidental por sobredosagem, Deverá ser feita uma terapêutica sintomática (suspensão imediata do tratamento e Administração de cálcio via I.V.). Leve esta bula Informativo consigo.

Em caso de sobredosagem ou ingestão acidental, pode também consultar o Servio Informação de Antivenenos CIAV (Tel.: 808 250 143), onde um profissional de Saúde o ajudará.

4. Efeitos secundários

Como os demais medicamentos, CALOGEN pode ter efeitos secundários.

Doenças gastrintestinais

Frequentes: náuseas, diarreia, dor abdominal (>1/100, <1/10)

Pouco frequentes: vômitos (>1/1 000, <1/100)

Alterações vasculares

Frequentes: rubor (>1/100, <1/10)

Pouco frequentes: hipertensão (>1/1 000, <1/100)

Doenças respiratórias

Muito frequentes: rinite (incluindo nariz seco, edema nasal, congestáo nasal, espirros e rinite alérgica), sintomas inespecíficos do nariz [por ex.: irritação das fossas nasaispassagem nasal, erupção papular, parosmia (alterações olfativas), eritema (erupção), abrasão (escoriação da pele)] (>1/10)

Frequentes: rinite ulcerativa, sinusite, epistaxis (sangramento pelo nariz), faringite (>1/100, <1/10)
Pouco frequentes: tosse (>1/1 000, <1/100)

Estes eventos efeitos são geralmente ligeiros (em cerca de 80% dosas relatosnotificações) e requerem descontinuação do tratamento em menos de 5% dos casos.

Doenças do sistema nervoso

Frequentes: tonturas, cefaleias (dores de cabeça), disgeusia (alteração do paladar) (>1/100, <1/10)

Perturbações dos rgos sensoriais

Pouco frequentes: perturbação da visão (>1/1 000, <1/100)

Afecções dos tecidos cutâneos e subcutâneas
Frequentes: dor musculoesqueltica (>1/100, <1/10)
Pouco frequentes: artralgia (dor nas articulações) (>1/1 000, <1/100)

Doenças do Sistema Imunológico

Pouco frequentes: reações de hipersensibilidade tais como reações cutâneas generalizadas, rubor, edema [edema da face, edema perifrico e anasarca (acumulação de líquido no tecido subcutânea)], hipertensão, artralgia e prurido (comicháo) (>1/1 000, <1/100)

Muito raros: reações tipo alérgicoas e anafilactides tais como taquicardia, hipotensão, colapso circulatério e choque anafiláctico (<1/10 000).

Exames complementares de diagnóstico

Raros: desenvolvimento de anticorpos neutralizadores da calcitonina (>1/10 000, <1/1 000). O desenvolvimento destes anticorpos não está usualmente relacionado com perda de eficácia clínica, ainda que a sua presença numa percentagem pequena de doentes após tratamentos de longa duração com doses elevadas de calcitonina possa resultar numa resposta reduzida ao produto. A presença de anticorpos não parece estar relacionada com reações alérgicas que são raras. A regulação negativa dos receptores da calcitonina pode também resultar numa resposta clínica reduzida numa pequena percentagem de doentes após tratamentos de longa duração com doses elevadas.

Perturbações gerais

Frequentes: fadiga (>1/100, <1/10)

Pouco frequentes: sintomas tipo gripe (>1/1000, <1/100)

Caso detecte efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico

5. Conservação DE CALOGEN SOLUção PARA PULVERIzação NASAL

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Conservar a 2C 8C (no frigorfico). Não congelar.
Manter sempre a solução para pulverização nasal na embalagem de origem, respeite as condições de Conservação indicadas na embalagem.

6. Outras informações

Assegure-se que tem em seu poder medicamento suficiente para os fins de semana, feriados ou frias.
poderá ter consigo uma receita adicional, que possa utilizar se esgotar o medicamento enquanto estiver ausente de sua casa.
poderá obter informaçães adicionais do seu médico ou do seu farmacêutico, que disPóem de informação completa sobre este medicamento.

Verifique o prazo de validade inscrito na embalagem ou no recipiente e não utilize o medicamento depois da data indicada.

Não utilize CALOGEN caso detecte alguma alteração do medicamento, e dirija-se farmcia mais próxima.

CALOGEN 100 UI, solução para pulverização nasal

– A substância ativa é a calcitonina sintática de salmo
– Os outros ingredientes são: ácido cítrico, citrato de sódio dihidratado, tartarato de amônio, cloreto de sódio, metilparabeno, propilparabeno, água purificada.

Fabricante:

PROBIOS, Produtos químicos e farmacêuticos, Lda.Almirall Produtos farmacêuticos, Lda.

Rua João Chagas, 53A 2é andar

1495 072 Algés

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *