Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Cardizem Cd – Bula

Cardizem Cd – Bula

Princípio ativo: Diltiazem.

Apresentação: Cápsulas de liberação prolongada. CARDIZEM CD 180 mg: Embalagem com 15 cápsulas.
CARDIZEMCD 240 mg: Embalagem com 15 cápsulas.

Indicação: hipertensão arterial leve e moderada; angina pectoris vasoesPóstica (de repouso, com elevação do segmento ST, angina de Prinzmetal); angina pectoris crônica, estável e de esforo; coronariopatias isquêmicas com hipertensão arterial e(ou) taquicardia; estados anginosos Pós-infarto do miocárdio.

Efeito Colateral:

Diltiazem geralmente bem-tolerado, havendo poucas Referências é Ocorrência de reações adversas. As mais frequentes são: edema, cefaleia, náuseas, tontura, astenia, rash, distúrbio gastrintestinal, bloqueio atrioventricular. Outros efeitos também referidos, mas com menor frequência, são: flush facial, hipotensão significativa, arritmia, insuficiência cardíaca, elevação das enzimas hepáticas (TGO, TGP, LDH), insuficiência renal aguda (elevação da uria e creatinina), assistolia, parestesia, sonolência, tremor, poliria, nictria, anorexia, vômitos, aumento de peso, petquias, prurido, fotossensibilidade, urticária.

Precauções:

Diltiazem deve ser administrado com precaução a pacientes com bloqueio atrioventricular de 1 grau, sendo necessário um acompanhamento clínico constante. O mesmo ocorre naqueles pacientes com insuficiência cardíaca. Atenção com pacientes em uso de betabloqueadores ou digitlicos. Recomendam-se cuidados especiais em casos de insuficiência hepática ou renal. Usar com cautela em indivíduos idosos, pois a meia-vida dos bloqueadores dos canais de cálcio pode estar aumentada.

Fórmula:

CARDIZEM CD 180 mg: Cada cápsula contém: Cloridrato de diltiazem 180 mg. Excipientes: Nonpareil-102, talco, polivinilpirrolidona K-30, etilcelulose, sacarose purificada, estearato de magnésio. CARDIZEM CD 240 mg: Cada cápsula contém: Cloridrato de diltiazem 240 mg. Excipientes: Nonpareil-103, talco, polivinilpirrolidona K-30,etilcelulose, sacarose purificada, estearato da magnésio.

Contra indicação:

Diltiazem É contra indicado em bloqueio sinoatrial, síndrome do ndulo sinusal, exceto em pacientes em uso de marcapasso, bloqueio atrioventricular de 2é ou 3 graus, insuficiência cardíaca descompensada, PA sistlica menor do que 90 mmHg, bradicardia intensa (pulso inferior a 55 bpm); hipersensibilidade à substância ativa; contra indicado a crianças, gestantes e lactantes (diltiazem se difunde para o leite materno); infarto agudo do miocárdio com congestáo pulmonar.

Interação Medicamentosa:

Em alguns ensaios clínicos, a administração concomitante de diltiazem e digoxina resultou num aumento da concentração plasmática da última, em torno de 20% a 50%, principalmente por diminuição do clearance renal de digoxina. Em outros ensaios, esta elevação não foi evidenciada, sendo a associação bem-tolerada. importante estar atento ao aparecimento de sinais de toxicidade digitlica, para então se reduzir a dose de digoxina.
A associação a antiinflamatórios não-hormonais, especialmente a indometacina, pode antagonizar o efeito do diltiazem. Na associação a outros anti-hipertensivos pode ocorrer potencialização dos seus efeitos. a administração concomitante de betabloqueadores pode resultar numa soma de efeitos sobre a condução cardíaca, levando a bloqueio atrioventricular significativo e assistolia.
também podem ocorrer hipotensão severa e insuficiência cardíaca, principalmente nos pacientes com baixa performance miocrdica. A monitorização da frequência cardíaca, da pressão arterial e a atenção aos sinais clínicos de insuficiência cardíaca são fundamentais nesses pacientes.
há relatos de interferncia do diltiazem no metabolismo hepático da ciclosporina e da carbamazepina, precipitando o aparecimento de nefrotoxicidade e neurotoxicidade, respectivamente. No uso concomitante de cimetidina pode ocorrer elevação dos níveis plasmáticos de pico do diltiazem.
Associados ao uso de Anestésicos, os antagonistas dos canais de cálcio podem potencializar a depressão da contratilidade cardíaca, condutividade e automaticidade, assim como a vasodilatação. Desta maneira, quando do uso concomitante, Anestésicos a antagonistas do cálcio devem ser cuidadosamente dosados.

Modo de Usar:

A posologia deve ser ajustada de acordo com as necessidades de cada paciente. Recomenda-se uma dose inicial de 180 mg, podendo variar até 360 mg.

Superdosagem:

Doses únicas de até 300 mg de diltiazem foram bem-toleradas em voluntários sadios. Em um relato de intoxicação com a ingestão de 1.800 mg de diltiazem, os problemas de condução sé apareceram quando a taxa plasmática alcanãou níveis 5 vezes maiores do que o nível máximo aconselhado. Nos casos de superdosagem ou resposta exagerada, Além da lavagem gástrica, devem ser empregadas medidas de suporte apropriadas.

Fabricante ;

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica LTDA. (Matriz)
Rochaverá Corporate Towers. Av. Nações Unidas, 14.171 – Torre Marble – 18º andar – São Paulo – SP. CEP: 04794-000. Telefone  (11) 4949-4700, (11) 4949-4701 ou (11) 4949-4702.

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica LTDA. (Fábrica)
Rod. Régis Bittencourt (BR116), Km 286 Jd. Itapecerica – Itapecerica da Serra – SP – CEP 06888.700 Caixa Postal 11 Telefone (11) 2108-72

Care Center – Atendimento ao Cliente da Boehringer Ingelheim

O Care Center – Atendimento ao Cliente da Boehringer Ingelheim é um importante canal de comunicação entre o consumidor e a nossa empresa. Por meio desse serviço as dúvidas, reclamações e sugestões de nosssos clientes são transformadas em oportunidades para melhorar constantemente, retribuindo sua confiança em nós. Questões relativas à sua saúde devem ser dirigidas a seu médico de confiança , pois somente ele tem conhecimento sobre ela. Reações adversas a medicamentos precisam ser notificadas ao seu médico o mais rápido possível.

Telefone: 0800-701-6633.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *