Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Casfen – Bula

Casfen – Bula

Princípio ativo: Ácido acetilsalicílico + Paracetamol + Codena + Cafena

Classe terapêutica: Analgésico e antipirático

Apresentação: Comprimidos Embalagens de 2 e de 20

Fórmula:

Comprimidos doseados a 330 mg de ácido acetilsalicílico , 170 mg de paracetamol, 20 mg de cafena e 10 mg de fosfato de codena.

Indicação:
Casfen tem propriedades analgésicas e antipiráticas, estando indicado no tratamento da dor e da febre em geral, sobretudo nos síndromes gripais, nas cefaleias, nas odontalgias, na dor e febre da otite média aguda e outras afecções do foro O.R.L. está também indicado na dor de intensidade ligeira e moderada nas neoplasias.

Contra indicação:

Casfen está contra indicado nos casos de hipersensibilidade a um dos seus constituintes, nomeadamente nos doentes asmáticos com alergia ao Ácido acetilsalicílico e derivados, bem como nos doentes com antecedentes de úlcera péptica recente ou ativa e nos indivíduos submetidos a tratamento com anticoagulantes orais.
a administração de doses superiores a 100 mg/dia de Ácido acetilsalicílico está contra-indicada durante o terceiro trimestre de gravidez.

 

EFEITOS indesejáveIS CASFEN
Podem ocorrer perturbações gastrintestinais como náuseas, vômitos, azia, pirose, geralmente de pouca gravidade e que regridem com a suspensão do tratamento.
Prolongamento do tempo de hemorragia devido ao efeito antiagregante plaquetar do ácido acetilsalicílico .
são possíveis reações de hipersensibilidade que podem assumir aspectos de maior gravidade nos doentes asmáticos.

interações
O Ácido acetilsalicílico pode interferir com os anticoagulantes e trombolticos, uriocoséricos, sulfonilureias, corticosteróides e metotrexato.
A cafena poderá potenciar o efeito inotrpico dos agentes beta-adrenérgicos.

PRECAUções CASFEN
Não usar doses maiores do que as recomendadas, nem durante mais de três dias, nem durante a gravidez ou lactação ou quando haja úlcera gástrica ou duodenal ou tendência para hemorragias, a não ser por expressa indicação do médico.

utilização NA GRAVIDEZ E LACTAção
Não usar durante a gravidez ou lactação a não ser por expressa indicação do médico.

Gravidez
Administração de doses baixas de Ácido acetilsalicílico (até 100mg/dia)
Os dados dos ensaios clínicos sugerem que a administração de doses até 100mg/dia em Indicaçõesobstátricas restritas (por exemplo no caso dos abortamentos de repetição de etiologia supostamente imunológica e do hidrmnios), que requerem monitorização especializada, é aparentemente segura.
Administração de doses de Ácido acetilsalicílico entre 100 e 500mg/dia
A experiência clínica relativa ao uso de doses entre 100mg/dia e 500mg/dia insuficiente.
Consequentemente, as recomendações que em seguida se enunciam relativas é Administração de doses superiores a 500mg/dia, aplicar-se-o também a este intervalo posológico.
Administração de doses de Ácido acetilsalicílico de 500mg/dia ou superiores
A inibição da síntese das prostaglandinas pode afetar negativamente a gravidez e/ou o desenvolvimento embrio-fetal. Os dados dos estudos epidemiológicos sugerem um aumento do risco de aborto espontneo, de malformações cardíacas e de gastroschisis na sequncia da utilização de um inibidor da síntese das prostaglandinas no inicio da gravidez. O risco absoluto de malformações cardiovasculares aumentou de valores inferiores a 1% para aproximadamente 1,5%. Presume-se que o risco aumenta com a dose e duração do tratamento.
Nos animais, demonstrou-se que a administração de inibidores da síntese das prostaglandinas tem como consequncia o aumento de abortamentos peri e post-implantatérios e da mortalidade embrio-fetal.
Adicionalmente, registou-se maior Incidência de vrias malformações, incluindo malformações cardiovasculares em animais expostos a inibidores da síntese das prostaglandinas durante o período organogenético.
Durante o 1 e 2 trimestres de gravidez, o Ácido acetilsalicílico não Deverá ser administrado a não ser que seja estritamente necessário. Se o Ácido acetilsalicílico for usado por mulheres que estejam a tentar engravidar, ou durante o 1 e 2 trimestre de gravidez, a dose administrada Deverá ser a menor e durante o mais curto espao de tempo possível.
Durante o 3 trimestre de gravidez, todos os inibidores da síntese das prostaglandinas podem expor o feto a:
Toxicidade cardiopulmonar (com fecho prematuro do ductus arteriosus (canal de Botal) e hipertensão pulmonar).
Disfunção renal, que pode progredir para insuficiência renal com oligohidrmnios.
Na fase final da gravidez a me e o recêm-nascido podem estar expostos a:
possível prolongamento do tempo de hemorragia, um efeito anti-agregante que pode verificar-se mesmo com doses muito baixas.
Inibição das contrações uterinas com consequente atraso ou prolongamento do trabalho de parto.
Assim, a administração de doses iguais ou superiores a 100mg/dia de Ácido acetilsalicílico está contraindicada durante o terceiro trimestre de gravidez.

EFEITOS SOBRE A CAPACIDADE DE CONDUção DE veículoS OU DE utilização DE máquinaS
Casfen, nas doses recomendadas não interfere com a capacidade de conduzir veículos ou de utilizar máquinas.

EXCIPIENTES
Comprimidos: Celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, etilcelulose, polividona K30, slica coloidal anidra, polividona reticulada e ácido esteárico.

POSOLOGIA E MODO DE Administração CASFEN
Comprimidos Administração por via oral.
Conforme prescrição médica. Em geral, aconselha-se:
Adultos 1 a 2 comprimidos, 1 a 3 vezes por dia
Dose máxima recomendada: 8 comprimidos por dia.

SOBREDOSAGEM
Em caso de sobredosagem acidental, deve ser ministrada uma terapia de suporte, com esvaziamento gástrico e respiração assistida.

AVISOS
A Ocorrência de efeitos indesejáveis diferentes dos descritos deve ser de imediato comunicada ao médico ou ao farmacêutico.
Antes de utilizar verificar o prazo de validade inscrito na embalagem.
Manter fora do alcance e da vista das crianças

Conservação
Conservar a temperatura inferior a 25 C e ao abrigo da humidade

responsável PELA A.I.M.
A. Menarini Portugal-farmacêutica, S.A.
R. General Ferreira Martins, 8, 7
Miraflores, 1495-137 Algés
Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *