Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Cefamezin – Bula

Cefamezin – Bula

Princípio ativo: Cefazolina.

Classe terapêutica: Medicamentos anti-infecciosos. Antibacterianos. Cafalosporinas. Cefalosporinas de 1 geração.

Apresentação: Pó injetável + solução diluente – apresentado em embalagem com: – 1 frasco-ampola contendo 500 mg ou 1000 mg de cefazolina e 1 ampola-diluente de lidocana a 0,5% (Apresentações para uso IM) ou água para injeção (Apresentações para uso IV).

Indicação: Infecções bacterianas agudas e crônicas por germes sensíveis cefazolina, em localização e intensidade variada, como por exemplo: infecções do trato respiratério (Streptococos pneumoniae, especies de Klebsiella, Staphylococcus aureus, Estreptococos beta-hemolticos do grupo A); infecções dos rins, vias urinárias e rgos genitais (E. coli, Proteus mirabilis, esPócies de Klebsiella, algumas cepas de Enterobacter); infecções venreas; infecções da pele e tecidos moles; infecções das vias biliares; infecções dos ossos e articulações; infecções otorrinolaringológicas e oftalmológicas; septicemia (Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, Proteus mirabilis, E. coli, esPócies de Klebsiella); endocardites (Staphylococcus aureus, estreptococos do grupo A); profilaxiapré e ós-operatória em pacientes de risco de infecção.

Efeito Colateral:

Trato gastrintestinal: ocasionalmente ocorrem alterações gastrintestinais em forma de perda de apetite, náuseas, vômitos, célicas, meteorismo ou diarreia que na maioria são de natureza leve e que desaparecem rapidamente ao descontinuar o tratamento. Conforme observado no tratamento com outros antibióticos, pode se desenvolver uma colite pseudomembranosa por seleção de Clostridium difficile, que exige a interrupção do uso do medicamento e que deve ser imediatamente tratada (por exemplo, Vancomicina oral). Inibidores peristlticos são contra indicados. – reações de hipersensibilidade: ocasionalmente podem ocorrer reações alérgicas em forma de erupção cutânea e prurido, inchao (edema de Quincke, inchao das articulações) e febre causada por drogas.

Precauções:

A administração de cefazolina deve ser realizada conforme as Indicaçõesapresentadas, pois a aplicação intra-arterial por engano pode causar danos. Cefamezin IM não pode ser administrado por via intravenosa, devido à lidocana, que aplicada intravenosamente causa inquietação, taquicardia, perturbação nervosa, choque, vômitos e convulsões. – Duração do tratamento: a duração do tratamento depende da resposta individual do agente patogúnico e do quadro clínico. Mesmo após a queda da febre e regressão dos sintomas, a terapia poderá continuar mais alguns dias.

Fórmula:

Cefamezin 500 mg IM: frasco-ampola contendo525,4 mg de cefazolina sódica (equivalente a 500 mg de cefazolina), excipiente q.s.; acompanhado de ampola-diluente de 2 ml de cloridrato de lidocana a 0,5%. Cefamezin 500 mg IV: frasco-ampola contendo 525,4 mg de cefazolina sódica (equivalente a 500 mg de cefazolina), excipiente q.s.; acompanhado de ampola-diluente de 2 ml de água para injeção. Cefamezin 1 g IM: frasco-ampola contendo 1050,8 mg de cefazolina sódica (equivalente a 1 g de cefazolina), excipiente q.s., acompanhado de ampola-diluente de 4 ml de cloridrato de lidocana a 0,5%. Cefamezin 1 g IV: frasco-ampola contendo 1050,8 mg de cefazolina sódica (equivalente a 1 g de cefazolina), excipiente q.s., acompanhado de ampola-diluente de 4 ml de água para injeção.

Contra indicação:

Alergias cefazolina e outras cefalosporinas. Uma alergia ocasional na regio sacra com outros antibióticos betalactémicos (entre outros penicilina) pode ser observada. Recomenda-se não utilizá-la em pacientes reconhecidamente alérgicos. Por causa da lidocana contida na solução, Cefamezin IM É contra indicado em pacientes que tém hipersensibilidade lidocana e a outros Anestésicos locais tipo amida, ou que sofrem de grave alteração da condutibilidade ou insuficiência cardíaca aguda descompensada. Do mesmo modo, a administração de Cefamezin IM não é indicada para crianças com menos de 30 meses de idade, por causa do Anestésico local. Caso haja necessidade de terapia com Cefamezin, deve ser usada a forma intravenosa.

Modo de Usar:

A dose diária depende da idade e peso do paciente bem como tipo e gravidade da infecção. Ela deve ser dividida em 2 a 3 doses diárias. Para adultos com infecções por agentes patogúnicos gram-positivos prescreve-se uma dose diária de 1,5 – 2 g de cefazolina. Em infecções de origem gram-negativa a dose diária Deverá ser de 3 – 4 g. É possível um aumento da dose diária para 6 g.
O uso seguro de cefazolina em prematuros e recêm-nascidos com menos de 1 mês ainda não foi comprovado. Nesta indicação , a dose deve ser adaptada função renal ainda limitada (controle da uria). A dose diária normal para lactentes com mais de um mês de 25 – 50 mg/kg divididas em 3 ou 4 administrações.
Em infecções severas a dose diária necessária pode ser de 100 mg/kg. Do primeiro ano de vida em diante, administrar a dose diária de aprox. 50 mg/kg, 2 a 3 vezes. É possível aumentar a dose diária até 100 mg/kg.

Fabricante:

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda.

Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
sac.brasil@sanofi.com

Produtos Sanofi
Fone: 0800 703 00 14
(2ª à 6ª feira, das 9 às 17h)

CNPJ 02.685.377/0008 23
Indústria Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *