Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Cefazol – Bula

Cefazol – Bula

Princípio ativo: cefazolina sódica1

Apresentação: Pó para solução injetável intravenoso. Caixa com 25 frascos-ampola contendo 1,0 g.

Indicação: Tratamento de todas as infecções causadas por microorganismos sensíveis a este antibiótico.

Efeito Colateral:

Hipersensibilidade: tem ocorrido febre medicamentosa, erupções cutâneas, prurido vulvar, eosinofilia e anafilaxia. Sangue: tem ocorrido neutropenia, leucopenia, trombocitemia e testes de Coombs diretos e indiretos positivos. Renal: aumento transitório dos níveis de uria no sangue (Bun) tém sido observado sem evidência clínica de insuficiência renal. Nefrite intersticial e outros distúrbios renais foram relatados raramente. A maioria dos pacientes que teve essas reações estava seriamente doente e recebendo terapias com vrias drogas. O papel da cefazolina no desenvolvimento de nefropatias não foi determinado. Hepatite: tém sido observadas raramente elevações transitérias dos níveis das transaminases glutémico-oxalactica (TGO), glutémico-pirávica (TGP) e fosfatase alcalina. Como acontece com algumas penicilinas e algumas outras cefalosporinas, tém sido raramente relatadas hepatite e icterícia colestática transitérias. Gastrintestinal: sintomas de colite pseudomembranosa podem aparecer durante ou após o tratamento com antibiótico. Nuseas e vômitos tém sido relatados raramente. Anorexia, diarreia e candidase oral tém sido relatadas. Outras: tem-se notado flebite no local da injeção. Outras reações adversas incluram prurido anal e genital, monilase genital e vaginite.

Precauções:

Antes de ser instituída a terapêutica com a cefazolina, deve-se pesquisar antecedentes de reações de hipersensibilidade às cefalosporinas e penicilina. Os derivados da cefalosporina C devem ser administrados com cautela a pacientes sensíveis penicilina. reações agudas e graves da hipersensibilidade podem requerer Administração de adrenalina e outras medidas de emergência. há alguma evidência de alergenicidade cruzada parcial entre as penicilinas e as cefalosporinas.

Fórmula:

Cada frasco-ampola contém cefazolina sódica1,0508 g (equivalente a 1 g de cefazolina).

Contra indicação:

Pacientes com alergias cefazolina e a outras cefalosporinas. Uma alergia ocasional na regio sacra com outros antibióticos betalactémicos (entre outros, penicilina) precisa ser observado. Recomenda-se não utiliz-lo em pacientes reconhecidamente alérgicos.

Modo de Usar:

Após a reconstituição, a cefazolina pode ser administrada por via intravenosa direta ou por infusão contínua ou intermitente. Injeção intravenosa direta (administrar a solução diretamente na veia ou através de tubo): diluir a solução de 1 g de cefazolina em uma quantidade de no mínimo 10 ml de água esterilizada para injeção. Injetar a solução lentamente no prazo de 3 a 5 minutos. Não injetar em menos de 3 minutos.
Infusão intravenosa intermitente: a cefazolina pode ser administrada junto com líquidos intravenosos, por meio de um dispositivo para controle de volume (infusão contínua) ou separadamente com um frasco secundário para administração (infusão intermitente).
As soluções reconstituídas de 1 g de cefazolina podem ser diludas em 50 a 100 ml das seguintes soluções intravenosas: cloreto de sódio a 0,9%; glicose a 5% ou 10%; glicose a 5% em lactato de Ringer; glicose a 5% em cloreto de sódio a 0,9% ( também pode ser usado com glicose a 5% em cloreto de sódio a 0,45% ou 0,2%) em lactato de Ringer; frutose a 5% ou 10% Solução de Ringer.
Posologia adultos: pneumonia pneumoccica 500 mg a cada 12 horas; infecções leves causadas por cocos gram-positivos sensíveis 250 mg a 500 mg a cada 8 horas; infecções do trato urinário agudas e não complicada 1 g a cada 12 horas; infecções moderadas e graves: 500 mg a 1 g a cada 6 a 8 horas; infecções com risco de vida (por ex.: endocardite e septicemia) 1 g a 1,5 g; cada 6 horas. Em raras situações, doses de até 12 gramas de cafazolina por dia foram usadas. Dosagem em insuficiência renal: para pacientes com insuficiência renal a dose inicial é a mesma que em pacientes com o rim sadio. O intervalo de dosagem deve ser aumentado, pois pode haver um acmulo de cefazolina.

Fabricante:

EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA.
Av. Ver. José Diniz, 3.465
São Paulo – SP
SAC 0800-704-3876
euroatende@eurofarma.com.br
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *