Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Cefobid – Bula

Cefobid – Bula

Princípio ativo: Cefoperazona.

Indicação:

Cefobid ( cefoperazona sódica) é indicado para o tratamento das infecções causadas por germes sensíveis cefoperazona.
Cefobid (cefoperazona sódica ) pode ser indicado na profilaxia de infecções Pós-operatérias em pacientes submetidos a cirurgias abdominal, ginecológica, cardiovascular e ortopódica.

 

Efeito Colateral:

Hipersensibilidade: como com todas as cefalosporinas foram relatadas reações de hipersensibilidade manifestada por erupções cutâneas maculopapulares, urticária, eosinofilia e febre medicamentosa. Estas reações ocorrem mais frequentemente em pacientes com história de alergias , particularmente penicilina.
Hematológicas: pequenas reduções do nmero de neutrófilos foram relatadas. Do mesmo modo que com outros antibióticos beta-lactémicos, pode ocorrer neutropenia reversível em tratamentos a longo prazo. Alguns indivíduos apresentaram teste de Coombs direto positivo durante o tratamento com antibióticos cefalosporúnicos. diminuição de hemoglobina ou hematécrito tem sido relatada, o que coincide com dados publicados em literatura sobre outras cefalosporinas.
Eosinofilia transitéria ocorreu e hipoprotrombinemia tem sido relatada.
hepáticas: foram observadas elevações transitérias nos níveis de TGO, TGP e fosfatase alcalina.
Gastrintestinais: foram relatadas alterações do trnsito intestinal ( fezes fludas ou diarreia). A maior parte destas reações foi de natureza leve ou moderada. Em todos os casos, estes sintomas responderam terapia sintomática ou cessaram quando o tratamento foi interrompido.
reações locais: Cefobid ( cefoperazona sódica ) é bem tolerado após Administração intramuscular. Ocasionalmente, dor transitéria pode seguir-se é Administração IM. Assim como com outras cefalosporinas, quando Cefobid ( cefoperazona sódica ) é administrada através de cateter intravenoso alguns pacientes desenvolvem flebite no local da infusão.

Precauções:

Gerais
Cefobid ( cefoperazona sódica ) excretado extensivamente na bile. A meia vida sérica de Cefobid (cefoperazona sódica ) usualmente prolongada e a excreção urinária da droga aumenta em pacientes com doença hepática e/ou obstrução biliar. Mesmo na disfunção hepática severa, concentrações terapêuticas de cefoperazona são obtida na bile, sendo observados aumentos apenas 2 a 4 vezes na meia vida da droga.
Modificações na dose podem ser necessárias nos casos de obstrução biliar severa, doença hepática severa ou disfunção renal concomitante.

Fórmula:

Cefobid injetável IM / IV 1,0g: cada frasco-ampola contém cefoperazona sódica equivalente a 1,0g de cefoperazona cida anidra.

Contra indicação:

Cefobid (cefoperazona sódica) É contra indicado em pacientes com conhecida alergia é antibióticos da classe das cefalosporinas.

Interação Medicamentosa:

Devido ao amplo espectro de ação de Cefobid ( cefoperazona sódica ), a maioria das infecções podem ser tratada adequadamente com este antibiótico isolado. Entretanto, Cefobid ( cefoperazona sódica ) pode ser usado concomitantemente com outros antibióticos quando tais combinações forem indicadas. Caso seja empregado um aminoglicosdeo, a função renal Deverá ser controlada durante o curso de tratamento ( vide posologia ).
Em relação s Interações em testes laboratoriais, podem ocorrer reações falso-positivas para glicose na urina quando são empregadas as soluções reagentes de Benedict ou Fehling.

Modo de Usar:

A posologia usual de Cefobid ( cefoperazona sódica ) para adultos de 2 4g/ dia administrados em doses igualmente divididas a cada 12 horas. Em infecções severas a dose pode ser aumentada até um total de 8g/ dia em doses igualmente divididas a cada 12 horas. Doses diária de 12 g divididas em doses iguais a cada 8 horas e o uso de até 16g/ dia em doses divididas tém sido reportadas sem complicações. O tratamento pode ser iniciado antes dos resultados dos teste de suscetibilidade estarem disponíveis.
Em virtude da excreção renal não ser a principal via de excreção de Cefobid (cefoperazona sódica), os pacientes com insuficiência renal não requerem ajuste posológico quando for administrada a posologia usual (2-4g/ dia). Em pacientes cuja velocidade de filtração glomerular seja inferior a 18ml/min, ou cujo nível srico de creatinina seja superior a 3,5mg/dl, a dose máxima de Cefobid (cefoperazona sódica) Deverá ser de 4g/ dia.
Instruções para administração:
As soluções de Cefobid (cefoperazona sódica) e aminoglicosdeos não devem ser misturadas diretamente uma vez que existem incompatibilidades fsicas entre as drogas. Caso a terapia combinada com Cefobid (cefoperazona sódica) e aminoglicosdeo seja indicada, a mesma poderá ser realizada por infusão intravenosa sequencial intermitente, contanto que sejam utilizados equipos diferentes para cada medicamento e que entre as doses seja realizada irrigação adequada com diluente aprovado. Sugere-se também que Cefobid (cefoperazona sódica) seja administrado antes do aminoglicosdeo.
Administração intravenosa:
Cefobid ( cefoperazona sódica ), Pó estáril em frascos-ampola, pode ser reconstituído com qualquer solução compatével para reconstituição apropriada para administração intravenosa conforme descrito na Tabela 2, inicialmente com um volume mínimo de 2,8ml/ g de cefoperazona.
Para facilitar a reconstituição recomendado o uso de 5ml de solução compatével / g de Cefobid ( cefoperazona sódica ).
Tabela 2 – Soluções para reconstituição inicial.
Glicose 5% para injeção
Glicose 5% e cloreto de sódio 0,9% para injeção
Glciose 5% e cloreto de sódio 0,2% para injeção
Glicose 10% para injeção
Cloreto de sódio 0,9% para injeção
água estáril para injeção
A quantidade total da solução resultante Deverá então ser posteriormente diluda para administração usando qualquer dos seguintes veículos para infusão intravenosa:
Tabela 3 – veículos para infusão intravenosa.
Glicose 5% para injeção
Glicose 5% e Solução de Ringer Lactato para injeção
Glicose 5% e cloreto de sódio 0,9% para injeção
Glicose 5% e cloreto de sódio 0,2% para injeção
Glicose 10% para injeção
Solução de Ringer Lactato para injeção
Cloreto de sódio 0,9% para injeção
Para infusão intravenosa contínua, cada grama de Cefobid ( cefoperazona sódica ) Deverá ser dissolvido em 5ml de água estáril para injeção e a solução adicionada em diluente intravenoso apropriado.
Para injeção intravenosa direta,a dose máxima de Cefobid ( cefoperazona sódica ) por Administração Deverá ser 2g para adultos. A droga Deverá ser dissolvida em diluente apropriado para fornecer uma concentração final de 100mg/ ml e administrada durante um período não inferior a 3-5 minutos.
Administração Intramuscular:
O diluente utilizado para preparar Cefobid ( cefoperazona sódica ) para injeção intramuscular Deverá ser água estáril para injeção . Quando concentrações de 250mg/ ml ou mais são administradas uma solução de lidocana Deverá ser usada. Estas soluções devem ser preparadas usando uma combinação de água estáril para injeção e Solução de Cloridrato de Lidocana 2% para injeção para obter-se uma solução de Cloridrato de Lidocana aproximadamente 0,5%.
Recomenda-se um processo de diluição em duas etapas como se segue: primeiro adicionar a quantidade necessária de água estáril para injeção e agitar até que o Pó esteja completamente dissolvido; segundo, adicionar a quantidade necessária de lidocana 2% e misturar. As quantidades necessárias para a diluição estão descritas abaixo.

Fabricante:

LABORATÓRIOS PFIZER LTDA.

Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 1555 CEP 07112-070 – Guarulhos – SP CNPJ no 46.070.868/0001-69

Fale Pfizer 0800-7701575

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA USO RESTRITO A HOSPITAIS

CUIDADO: AGENTE CITOTÓXICO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *