Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Cefrom – Bula

Cefrom – Bula

Princípio ativo: Cefpiroma.

Apresentação: Cefrom 1 g: embalagem com 1 frasco-ampola + diluente de 10 ml, para uso intravenoso. cefrom 2 g: embalagens com 1 frasco-ampola + diluente de 20 ml, para uso intravenoso.

Indicação: No tratamento das infecções causadas por microrganismos sensíveis cefpiroma.

Efeito Colateral:

reações de hipersensibilidade: reações alérgicas da pele (erupção, urticária); prurido; febre medicamentosa; reações alérgicas agudas severas (anafilaxia, algumas progredindo para o choque com risco de vida) podem ocorrer e exigem tratamento de emergência. Efeitos no trato gastrintestinal: Nuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. A possibilidade de colite pseudomembranosa deve ser considerada em pacientes nos quais ocorra diarreia severa e persistente, durante o tratamento ou nas semanas iniciais após seu final. Esta condição intestinal inflamatória induzida por antibioticoterapia pode apresentar risco de vida. a administração de CEFROM deve ser imediatamente suspensa nestas circunstâncias. O médico deve iniciar tratamento apropriado sem demora. Drogas que inibam o peristaltismo intestinal devem ser evitadas, categoricamente, nestes casos. Efeitos na função hepática: Aumento dos níveis séricos das enzimas hepáticas AST (TGO), ALT (TGP), LDH, bilirrubina sérica e fosfatase alcalina. Efeitos na função renal: Pode ser observado ligeiro aumento no nível srico de creatinina e uria. Nefrite intersticial foi observada em rarssimos casos durante o tratamento com outras cefalosporinas. Alterações nos elementos sanguíneos: Decrscimo no nmero de plaquetas (trombocitopenia), aumento no nmero de eosinfilos (eosinofilia) e. muito raramente, anemia hemoltica. Como ocorre com outros antibióticos betalactémicos, pode-se desenvolver granulocitopenia durante o tratamento e, mais raramente, agranulocitose, principalmente se for administrado por longos períodos. Portanto o hemograma deve ser monitorado no decorrer de tratamentos que durem mais de 10 dias. reações locais: inflamação e dor no local da injeção. Outras: Assim como com outros antibióticos, o uso de CEFROM, especialmente se prolongado. pode resultar no supercrescimento de organismos não-suscetíveis. Avaliações repetidas destes pacientes são essenciais. Caso a superinfecção ocorra durante a terapia, medidas apropriadas devem ser tomadas. Podem ocorrer distúrbios do paladar imediatamente após a administração. Podem ocorrer também cefaleia e, muito raramente, convulsão.

Precauções:

Em pacientes hipersensíveis s penicilinas, existe a possibilidade de sensibilidade cruzada. Cefalosporinas devem ser usadas com extrema precaução em pacientes sensíveis penicilina. Nestes casos necessária estrita supervisão médica na primeira administração. A função renal deve ser monitorada se CEFROM for administrado associado a diuréticos de ala ou aminoglicosdeos. Em casos de insuficiência renal, a dose deve ser ajustada de acordo com o clearance de creatinina. Não foram realizadas experiências clínicas adequadas em crianças. O uso de cefalosporina estritamente proibido em pacientes com história de alergia imediata cefalosporina. Em caso de dvida, a presença do médico É essencial durante a primeira administração para socorrer um possível choque anafiltico que possa vir a acontecer, levando o paciente a risco de vida. Assim como com outros antibióticos betalactémicos, o uso prolongado de CEFROM pode levar à granulocitopenia e, mais raramente, é agranulocitose, havendo a necessidade de monitorização do leucograma se o tratamento se prolongar por mais de 10 dias. Durante ou logo após o tratamento com CEFROM pode haver o aparecimento de diarreia grave e persistente. Estes episódios podem estar relacionados É colite pseudomembranosa, evento raro com o uso de cefalosporinas. Se houver a suspeita da presença de colite pseudomembranosa, a administração de CEFROM deve ser descontinuada imediatamente. Nestes casos não devem ser administrados medicamentos que inibam o peristaltismo intestinal.

Fórmula:

CEFROM 1 g: Cada frasco-ampola contém 1.191 mg de sulfato de cefpiroma (equivalente a 1.000 mg de cefpiroma). Cada ampola de diluente contém 10 ml de água para injetíveis. CEFROM 2 g: Cada frasco-ampola contém 2.382 mg de sulfato de cefpiroma (equivalente a 2.000 mg de cefpiroma). Cada ampola de diluente contém 20 ml de água para injetíveis.

Contra-Indicaçõese Precauções

CEFROM está contraindicado a pacientes alérgicos s cefalosporinas. Em pacientes alérgicos s penicilinas pode ocorrer reação de hipersensibilidade cruzada. Não foram obtidas experiências clínicas adequadas em crianças.
Uso em gravidez e lactação: Embora os estudos em animais não revelem qualquer malformação ou efeito txico ao feto, CEFROM não deve ser usado durante a gravidez, já que a segurança não foi estabelecida. As lactantes não devem ser tratadas com CEFROM. ficando na dependência de experiências clínicas posteriores.

Interação Medicamentosa:

Embora não haja evidência de que CEFROM afete a função renal em doses terapêuticas, vale lembrar que os antibióticos cefalosporúnicos podem potencializar os efeitos nefrotxicos de alguns fármacos (por exemplo, os aminoglicosdeos). Pode-se obter, em casos raros, um resultado falso-positivo no teste de Coombs. Da mesma forma, métodos não-enzimáticos para a determinação da glicosria também podem apresentar um resultado falso-positivo. Portanto a glicosria deve ser determinada por métodos enzimáticos durante tratamento com CEFROM. CEFROM leva a um falso aumento das concentrações de creatinina quando os ensaios para creatinina são baseados no método do picrato. O uso de um método enzimático recomendado para evitar resultados falsamente elevados. Caso o método enzimático não seja disponível, a amostra de sangue Deverá ser coletada para teste imediatamente antes ou não menos que 6 horas após Administração de CEFROM.

Modo de Usar:

A dose e o modo de Administração dependem da severidade da infecção, da sensibilidade dos patégenos e das condições do paciente. A não ser que prescrito de modo diferente, as doses utilizadas em adultos são: Infecções complicadas do trato urinário inferior: Dose unitéria de 1 g, a intervalos de dosada 12h. numa dose total diária de 2 g. Infecções complicadas do trato urinário superior: Dose unitéria de 2 g, a intervalos de dose de 12h, numa dose diária de 4 g. Infecções cutâneas e do tecido mole: Dose unitéria de 1 g, a intervalos de dose de 12h, numa dose total diária de 2 g. Infecções do trato respiratério inferior: Dose unitéria de 1 g a 2 g, a intervalos de dose de 12 h, numa dose total diária de 2 g a 4 g. Septicemia/bacteremia: Dose unitéria de 2 g, a intervalos de dose de 12h, numa dose total diária de 4 g. Febre em pacientes neutropúnicos: Dose unitéria de 2 g, a intervalos de dose de 12 h, numa dose total diária de 4 g. Posologia em pacientes com a função renal prejudicada: A dosagem deve ser reduzida, recomendando-se as seguintes doses: depuração de creatinina maior que 50 ml/min: a dose diária recomendada na função renal normal de 2 x 1g a 2 x 2g; depuração de creatinina de 50 a 20 ml/mm: o ajuste de dose em função renal prejudicada é de 1 g como dose de ataque e, a seguir, 2 x 500 mg, ou de 2 g como dose de ataque a, a seguir, 2 x 1 g; depuração de creatinina da 20 a 5 ml/min: o ajustada dose em função renal prejudicada é de 1 g como dosada ataque e, a seguir, 1 x 500 mg ou de 2 g como dose de ataque e, a seguir, 1 x 1 g; depuração de creatinina menor ou igual a 5 ml/min (hemodilise): o ajuste de dose em função renal prejudicada de 0,5 g como dose de ataque e 250 mg imediatamente após a dilise, ou 1 g como dose de ataque e 0,5 g imediatamente após a dilise.

Superdosagem:

Caso ocorra superdosagem com o uso de CEFROM, o paciente deve ingerir uma grande quantidade de líquido para acelerar a diurese e incrementar a excreção urinária do principio ativo. O tratamento é sintomático e deve ser acompanhado das medidas de suporte do estado geral.

Fabricante:

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda.

Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
sac.brasil@sanofi.com

Produtos Sanofi
Fone: 0800 703 00 14
(2ª à 6ª feira, das 9 às 17h)

CNPJ 02.685.377/0008 23
Indústria Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *