Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Ceftriax Iv – Bula

Ceftriax Iv – Bula

Princípio ativo: Ceftriaxona

Apresentação: Solução injetável intravenosa em caixa com 1 frasco-ampola contendo Pó estáril, equivalente a 250 mg de ceftriaxona. Acompanha ampola de água estáril para injeção de 5 ml para aplicação intravenosa em pacientes adultos e pediátricos; em caixa com 1 frasco-ampola contendo Pó estáril, equivalente a 500 mg de ceftriaxona. Acompanha ampola de água estáril para injeção de 5 ml para aplicação intravenosa em pacientes adultos e pediátricos; em caixa com 1 frasco-ampola contendo Pó estáril, equivalente a 1 g de ceftriaxona. Acompanha ampola de água estáril para injeção de 10 ml para aplicação intravenosa em pacientes adultos e pediátricos.

Indicação: Tratamento das seguintes infecções causadas por germes Gram-negativos e Gram-positivos sensíveis: infecções do trato urinário (complicadas ou não); infecções ginecológicas e obstátricas; doença inflamatória Pólvica; infecções intra-abdominais; infecções dos rgos genitais masculino e feminino; gonorreia não complicada (cervical, uretral e retal); sífilis; doença de Lyme; septicemia bacteriana; meningites; infecções dos ossos e articulações; infecções otorrinolaringológicas; infecções do trato respiratério inferior. – Profilaxia cirúrgica: a administração pré-operatéria de 1 a 2 g de Ceftriax I.V. pode reduzir a Incidência de infecções Pós-operatérias em pacientes sendo submetidos a procedimentos cirúrgicos classificados como contaminados ou potencialmente contaminados (p. ex.: histerectomia vaginal ou abdominal, colecistectomia em pacientes de alto risco, icterícia obstrutiva, by-pass de artria coronária). Quando administrada antes do procedimento cirúrgico, uma dose única de 1-2 g de Ceftriax I.V. proporciona proteção contra a maioria das infecções causadas por germes sensíveis. Antes de se iniciar o tratamento com Ceftriax I.V., deve-se colher material apropriado para cultura e antibiograma, sempre que possível.

Precauções:

Da mesma forma como ocorre com outras cefalosporinas, a Ocorrência de choque anafiltico não pode ser afastada, mesmo na ausência de antecedentes alérgicos. A Ocorrência de choque anafiltico exige imediata intervenção. Em casos raros, o exame ultra-sonogrfico da vescula biliar revelou imagens sugestivas de sedimento que desaparecem com a descontinuação ou conclusão do tratamento. Recomenda-se conduta clínica conservadora, mesmo nos casos em que tais achados sejam acompanhados de sintomatologia dolorosa. A colite pseudomembranosa tem sido descrita com quase todos os agentes antibacterianos, incluindo a ceftriaxona. Nestas circunstâncias, tem que ser instituída uma terapêutica especfica, como a vancomicina por via oral, enquanto são contra indicados medicamentos inibidores do peristaltismo intestinal.

Fórmula:

Ceftriaxona(6R,7R)-7-(Z)-2-(amino-4-tiazolil)-2-[metoxiimin oacetamido-3-(2,5-diidro-6-hidroxi-2-metil-5-oxo -as-triazin-3-il)tio]-metil-8-oxo-5-tia-1-azobic iclo[4,2,0]-oct-2-en-2-ácido carboxilco, sob a forma de sal dissódico. Ceftriax I.V. contém aproximadamente 83 mg (3,6 mEq) de sódio por grama de ceftriaxona.

Contra indicação:

Está contra indicado para pacientes com reconhecida hipersensibilidade aos antibióticos do grupo das cefalosporinas. Em pacientes hipersensíveis penicilina, deve-se levar em conta a possibilidade de reações alérgicas cruzadas. Ceftriax I.V. não deve ser adicionado a soluções que contenham cálcio, tais como, soluções de Hartmann ou de Ringer. Baseado em artigos da literatura, soluções de ceftriaxona não podem ser misturadas, com amsacrina, vancomicina, fluconazol e aminoglicosdeos. Gravidez e lactação: embora as pesquisas pré-clínicas não tenham revelado efeitos mutagúnicos e teratogúnicos, Ceftriax I.V. não deve ser usado durante a gravidez (principalmente nos 3 primeiros meses), a não ser que seja absolutamente necessário. Como a ceftriaxona excretada no leite em baixas concentrações, recomendado cuidado em mulheres que amamentam.

Modo de Usar:

Adultos e crianças acima de 12 anos: a dose usual é de 1-2 g de Ceftriax I.V. em dose única diária, aplicada diretamente na veia, de modo lento (2 a 4 minutos). Em infecções graves ou nos casos onde os germes são apenas moderadamente sensíveis ceftriaxona, a dose pode ser aumentada até 4 g em dose única diária. Nos casos em que forem necessárias doses diárias de Ceftriax I.V. iguais ou acima de 2 g, o produto deve ser administrado em infusão venosa, com duração de 30 minutos no mínimo, na razo de 2 g de ceftriaxona para cada 40 ml de uma das seguintes soluções: cloreto de sódio 0,9% (soro fisiológico); cloreto de sódio 0,45%; soro glicosado 2,5%; soro glicosado 5%; soro glicosado 10%; dextran 6% em glicose; levulose 5%. recêm-nascidos (abaixo de 14 dias): dose única diária de 20-50 mg/kg. Não ultrapassar 50 mg/kg devido à imaturidade dos sistemas enzimáticos dessas crianças. Não é necessário diferenciar prematuros de crianças nascidas a termo. Lactentes e crianças (15 dias até 12 anos): dose única diária de 20-80 mg/kg. Para crianças de 50 kg ou mais, deve ser utilizada a posologia de adultos. Pacientes idosos: as doses aconselhadas para adultos não precisam ser alteradas para pacientes geritricos. Duração do tratamento: o tempo de tratamento varia de acordo com a evolução da doença. Como se recomenda na antibioticoterapia em geral, a administração de Ceftriax I.V. deve ser mantida durante um período mínimo de 48 horas após o desaparecimento da febre ou após constatar-se evidências de erradicação da bactria.

Fabricante:

NOVAQUÍMICA – SIGMA PHARMA

Divisão da Nature’s Plus Farmacêutica Ltda.
Rodovia SP – 101 – km 08 – Hortolândia – SP – CEP: 13186-481

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *