Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Cenalfan plus

Cenalfan plus

Princípio ativo: cetato de retinol

Apresentação: Cartucho contendo 30 comprimidos revestidos.

Indicação: Profilaxia e tratamento das deficiências das vitaminas A, C e E, acompanhadas ou não de nictalopia, xeroftalmia, ceratose, escorbuto. Como suplemento alimentar e profiltico.

Efeito Colateral:

As reações adversas aparecem somente em caso de toxicidade (hipervitaminose A). Os sintomas de toxicidade aguda manifestam-se da seguinte maneira: hemorragia gengival; irritabilidade; cefaleia; sonolência ou vertigem; visão turva; secura, rachadura ou descamação da pele; aumento da pigmentação da pele; diarreia, vômito; náusea. Sintomas de toxicidade crônica: crescimento lento dos ossos; descalcificação ; fraturas; mal-estar, cefaleia; diurese, irritabilidade; anorexia; alopecia; célica gastrintestinal; fadiga; vômito; hepatotoxicidade; hipertensão intracraniana, hipomenorria; hipertensão portal; hemlise e anemia; fechamento prematuro das ePófises em crianças.

Precauções:

Se durante o tratamento de mulheres frteis não ocorrer a menstruação, o uso de Cenalfan Deverá ser imediatamente suspenso. A quantidade de vitamina A consumida através da alimentação e drogas (automedicadas ou prescritas) deve ser avaliada, especialmente a administração prolongada de doses que excedem 25000 UI/dia. A eficácia de elevadas doses sistémicas de vitamina A no tratamento do acne não foi estabelecida e deve ser evitada devido à potencial toxicidade. Atenção especial recomendada em crianças e idosos, pois estes desenvolvem mais facilmente os sinais de toxicidade da vitamina A quando são administradas altas doses e/ou sob uso prolongado. Pacientes com problemas de mal-absorção, causados por quantidades insuficientes de secreção biliar, devem tomar concomitantemente sais biliares. O uso prolongado de altas doses de ácido ascórbico (1 g/dia) pode causar precipitação de oxalatos no trato urinário em pacientes com doença renal, especialmente aquelas em hemodilise ou em pacientes com história de célculos renais. Interações Medicamentosas:: contraceptivos hormonais: podem aumentar a concentração plasmática de vitamina A. Colestiramina, colestipol e óleo mineral: podem interferir com a absorção de vitamina A. Etretionato, isotretionina: devido aos potenciais efeitos adversos aditivos, deve-se evitar o uso concomitante de vitamina A. Tetraciclina: o uso concomitante com 50000 UI/dia de vitamina A tem sido descrito causar hipertensão intracraniana benigna. Suplemento de cálcio: a ingestão excessiva (mais que 25000 UI/dia) de vitamina A pode estimular a perda de massa óssea, podendo causar hipercalcemia. Vitamina E: o uso de vitamina E pode facilitar a absorção, armazenagem hepática e utilização da vitamina A. Além de reduzir a toxicidade da vitamina A. Doses excessivas de vitamina E podem depletar os estoques de vitamina A. Vitamina C e E: altas doses interferem no efeito hipoprotrombinmico de anticoagulantes. Ferro: altas doses diárias de ferro podem aumentar as necessidades de vitamina E.

Fórmula:

Cada comprimido revestido contém: acetato de retinol (vitamina A) 25000 UI; ácido ascórbico (vitamina C) 500 mg; acetato de tocoferol (vitamina E) 20 mg; excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Contra indicação:

Durante a gravidez e em casos de hipervitaminoses A, C, E. As contra-Indicaçõesdevem ser avaliadas, considerando o risco-benefício da prescrição do medicamento, quando existirem problemas como alcoolismo crônico, cirrose, hepatite viral, função hepática prejudicada, deficiência renal crônica, deficiência de glicose 6-fosfato desidrogenase, talassemia, hemocromatose, hiperoxalria, oxalose, história de presença de célculos renais, anemia por deficiência de ferro, hipoprotrombinemia por deficiência de vitamina K, sensibilidade a vitamina A, C ou E.

Modo de Usar:

Adultos: 1 a 2 comprimidos ao dia. Crianças acima de 12 anos: 1 comprimido ao dia. Superdosagem: as manifestações toxicológicas dependem da idade do paciente, da dose administrada, da duração do tratamento e da habilidade do fgado em armazenar e secretar vitamina A. Caso ocorram sinais de superdosagem, suspender imediatamanete a medicação e consultar o médico. Como não existe tratamento específico, utilizar medidas sintomáticas. Alguns sinais e sintomas desaparecem em uma semana, outros podem persistir durante vrias semanas ou meses.

Fabricante:

Novaquímica Natures Plus

Rod. SP 101, Km. 08
Hortolândia/SP – CEP: 13186481
Tel: (19 )887-1209
Fax: (19 )887-2242

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *