Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Cestox – Bula

Cestox – Bula

Princípio ativo: Praziquantel.

Apresentação: Cintas de cartolina com três estojos, contendo, cada um, um strip com quatro comprimidos

Indicação: Tratamento das infecções provocadas por Taenia solium, Taenia saginata e Hymenolepis nana. CESTOXé atua igualmente em outras cestoidases pouco comuns no pas, causadas por Hymenolepis diminuta, Diphyillobothrium latum e Diphyllobothrium pacificum.

Efeito Colateral:

Até o presente não existem relatos de reações tóxicas graves atribuveis ao praziquantel.
As reações adversas são de pouca intensidade e transitérias, ocorrendo vrias horas após a administração. As mais comuns são dor abdominal, náusea, diarreia, vômitos, tonteira, sonolência, cefaleia e sudorese aumentada.
após a morte dos parasitas, causada pelo praziquantel, são liberadas na corrente circulatéria substâncias resultantes da decomposição de seus corpos.
Por reação a essas substâncias podem ocorrer fenmenos alérgicos como urticária, erupções cutâneas pruriginosas, eosinofilia e febre.
Existem relatos de reações alérgicas ao praziquantel.

Precauções:

limitada a experiência em crianças com idades inferiores a quatro anos. Assim sendo, nesses casos, o emprego do praziquantel só pode ser feito sob estrito controle médico. Experiências em animais não demonstraram efeitos embriotxicos ou teratogúnicos mas, por não existirem estudos que adequadamente comprovem a segurança de seu uso durante a gravidez, CESTOX só deve ser prescrito a gestantes em casos de extrema necessidade.
A mesma precaução deve ser observada em relação a mulheres que estejam amamentando, pois o praziquantel aparece no leite materno, embora em concentração mínima. Caso usem o produto, as mulheres não devem amamentar no dia do tratamento com praziquantel, bem como nas 72 horas subseqentes.
O praziquantel pode reduzir a vigilância e prejudicar a coordenação motora. Por essa razo, os pacientes devem ser aconselhados a não dirigir ou operar máquinas no dia do tratamento com CESTOX, assim como no dia seguinte.
O paciente deve abster-se de bebidas alcolicas no dia do tratamento com CESTOX e no dia seguinte.
Quando a tenase ou a himenolePóase estiverem associadas à neurocisticercose, podem surgir reações inflamatórias locais, que requeiram Administração de altas doses de corticóides. Nesse caso, é aconselhável hospitalização para assistência médica especializada.

.

Fórmula:

Cada comprimido contém:
Praziquantel………………..150mg e excipientes (amido de milho, celulose, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio e polividona)

Contra indicação:

CESTOX não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade ao praziquantel ou a qualquer um dos excipientes ou com cisticercose ocular.

Interação Medicamentosa:

O uso simultâneo de dexametasona ou medicamentos que estimulam o sistema enzimático metabolizador de drogas do citocromo P450, como antiepilpticos (carbamazepina, fenitona, fenobarbital), pode reduzir a concentração sanguínea de praziquantel.
a administração concomitante de preparados que inibem o sistema enzimático do citocromo P450, como por exemplo a cimetidina, pode causar níveis plasmáticos elevados e maior tempo de retenção do praziquantel.

Modo de Usar:

A quantidade de comprimidos deve ser estabelecida pelo médico, em função do peso corporal do paciente.
Os comprimidos devem ser ingeridos de uma s vez, sem mastigar, pela manhã, durante refeição, com um pouco de líquido.
Tenase: 5 a 10mg de praziquantel/kg de peso corporal, em uma tomada. Dose única.
HimenolePóase: 15 a 25mg de praziquantel/kg de peso corporal, em uma tomada.
Repetir a dose após dez dias, principalmente em comunidades fechadas.
Pacientes idosos
Não existem Advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.

Fabricante:

Merck S.A. Indústrias Químicas

Estrada dos Bandeirantes, 1099
Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Tel.: +55 (21) 2444-2000
Fax: + 55 (21) 2444-2060

 

SAC Farmacêutica – 0800 727 7293
contato.merck@merck.com.br
SAC Química – 0800 727 7292
quimica@merck.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *