Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Cimetina – para que serve

Cimetina – para que serve

Princípio ativo: Cimetidina.

Apresentação: 20 comprimidos 200 mg

Indicação: Na redução da acidez da secreção gástrica, sendo eficaz no tratamento de úlcera gástrica e duodenal.

Contra indicação:

Hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula, gravidez e lactação.

Cuidados e Advertências

Antes da instituição do tratamento de uma úlcera gástrica, preciso excluir sua possível malignidade, pois seus sintomas podem responder terapia com os antagonistas H2. O uso de anti-secretores dessa classe favorece o desenvolvimento bacteriano intragástrico pela diminuição da acidez gástrica. A CIMETINA inibe certos mecanismos enzimáticos hepáticos e pode aumentar a ação de certas drogas, em poucos casos isto tem significado clínica. Incluem-se nestes casos os anticoagulantes do tipo varfarina, a fenitona, a teofilina e a lidocana, drogas metabolizadas no fgado.

Modo de Usar:

Adultos: a dose recomendada no tratamento da úlcera duodenal ativa de 800 mg/dia em dose única ou em 2 doses de 400 mg. a completa cicatrização ocorre geralmente em 4 semanas, e o alívio sintomático surge comumente dentro de poucos dias. em pacientes, cujas úlceras não tenham cicatrizado em 4 semanas, isto geralmente é obtido quando o tratamento é mantido por mais 2 ou 4 semanas. após a remissão da úlcera, em pacientes com história de recorrência, recomenda-se a manutenção do tratamento com dose menor (400 mg) para impedir a recidiva. cimetina tem sido usada com segurança nestes pacientes, por de até 5 anos. a posologia usual de cimetina para esta condição de 400 mg 2 vezes ao dia ou 200 mg 3 vezes ao dia e mais 400 mg ao deitar. na maioria dos pacientes, a cicatrização completa ocorre em 4 semanas, mas o alívio da dor ocorre mais
Rapidamente. após a remissão do quadro ulceroso, o tratamento de manutenção de 400 mg, reduziu significativamente as recidivas.
Nos casos leves e moderados da esofagite péptica a dose de 400 mg 2 vezes ao dia. a dose usual varia de 800-1600 mg/dia, em 2 ou 4 tomadas em até 12 semanas. o tratamento dos distúrbios patológicos de hipersecreção deve ser ajustado individualmente, mas a posologia inicial geralmente de 200 mg 3 vezes ao dia e 400 mg ao deitar.
A posologia recomendada para condições não ulcerosas relacionadas com acidez gástrica de 200 mg 4 vezes ao dia. o alívio da sintomatologia dispéptica surge geralmente dentro de um período de tratamento de 1 a 4 semanas. a
Dose total diária não deve exceder a 2400 mg. a dose deve ser diminuída em pacientes com insuficiência renal. as doses recomendadas estão correlacionadas ao clearance ou depuração plasmática da creatinina.
Em pacientes submetidos dilise cimetina deve ser administrada assim que termine a hemodilise.
Os níveis não são alterados por dilise peritoneal.
Crianças: recomenda-se o seguinte esquema posológico dividido em tomadas a cada 4 ou 6 horas.
recêm-nascidos: 10-15 mg/kg/dia.
Menores de 1 ano: 20 mg/kg/dia.
De 1 a 12 anos: 20-25 mg/kg/dia.

Fabricante:

HEXAL DO BRASIL LTDA

Rodovia Celso Garcia Cid, KM 87
Parque Industrial
Cambé – PR – Brasil
CEP 86183-600
SAC – 0800 400 91 92
sac.sandoz@sandoz.com
Cambé – PR +55 43 3174-8000
São Paulo – SP +55 11 5532-7122

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *