Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Bulário Brasil

Início » Co-renitec – Bula

Co-renitec – Bula

  • por

Princípio ativo: Hidroclorotiazida e Maleato de Enalapril.

Classe terapêutica: Antihipertensivos.

Apresentação: Cartucho com 1 ou 3 strips ou blisters contendo 10 comprimidos de 20/12,5 ou 10/25 mg de maleato de enalapril e hidroclorotiazida, MSD.

Indicação: Tratamento da hipertensão arterial em pacientes nos quais a terapêutica combinada é adequada.

 

Efeito Colateral:

Co-Renitec usualmente bem tolerado. Em estudos clínicos, os efeitos colaterais foram usualmente leves e transitórios e, na maioria das vezes, não requereram a interrupção da terapia. Os efeitos clínicos mais comuns foram tontura e fadiga, que geralmente responderam diminuição da posologia e raramente levaram interrupção do tratamento. Outros efeitos colaterais foram: cãimbras musculares, náusea, astenia, efeitos ortostáticos (incluindo hipotensão), cefaleia, tosse e impotncia. Ainda menos comuns foram os seguintes eventos que ocorreram em estudos clínicos ou com o uso comercial do medicamento: cardiovasculares: sncope, hipotensão não ortostática, palpitações, dor torácica, taquicardia. Sistemas nervoso/psiquitrico: insônia, parestesia, nervosismo, sonolência, vertigem. Outros: disfunção renal, diminuição da libido, gota, artralgia, insuficiência renal, boca seca, zumbido. Gastrintestinais: pancreatite, diarreia, dispepsia, flatulência, vômitos, dor abdominal, constipação. Respiratérios: dispnéia. Pele: síndrome de Stevens-Johnson, erupção cutânea, diaforese, prurido. Foi relatado um complexo sintomático que pode incluir febre, serosite, vasculite, mialgia/miosite, artralgia/artrite, FAN positivo, VHS aumentada, eosinofilia e leucocitose. Erupção cutânea, fotossensibilidade e outras manifestações dermatológicas podem ocorrer. Hipersensibilidade/edema angioneurtico: edema angioneurtico de face, extremidades, lbios, lngua, glote e/ou laringe foi relatado raramente. Efeitos laboratoriais: alterações clinicamente importantes dos parâmetros laboratoriais padres raramente estiveram associados com a administração de Co-Renitec. Foram notadas ocasionalmente hiperglicemia, hiperuricemia e hipocalemia. também foram observados aumentos de uria e creatinina do sangue e elevações das enzimas hepáticas e/ou bilirrubinas séricas, geralmente reversíveis com a descontinuação de Co-Renitec. Tem ocorrido hipercalemia. Diminuições da hemoglobina e hematécrito foram relatadas.

Fórmula:

(mg/comp.): 20/12,5: maleato de enalapril 20,hidroclorotiazida 12,5. 10/25: maleato de enalapril 10, hidroclorotiazida 25. Excipientes: bicarbonato de sódio; lactose; amido de milho; amido pré-gelatinizado; xido frrico amarelo; estearato de magnésio.

Contra indicação:

Anúria; em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente do produto e em pacientes com história de edema angioneurtico relacionado ao uso prvio de inibidores da enzima de conversão da angiotensina. Hipersensibilidade a outras drogas derivadas das sulfonamidas.

Modo de Usar:

hipertensão arterial: Co-Renitec 20/12,5 mg: na hipertensão arterial, a dose usual é de 1 comprimido, administrado 1 vez ao dia. Se necessário, a posologia pode ser aumentada para 2 comprimidos, administrados 1 vez ao dia. Co-Renitec 10/25 mg: na hipertensão arterial, a dose usual é de 1 ou 2 comprimidos, administrados 1 vez ao dia. A posologia deve ser ajustada de acordo com a resposta da pressão arterial. Terapia diurética anterior: pode ocorrer hipotensão sintomática após a dose inicial de Co-Renitec; esta mais frequente em pacientes que estão depletados de sal ou volume, como resultado de terapia diurética anterior. A terapia diurética deve ser descontinuada 2 a 3 dias antes do incio do uso de Co-Renitec. Posologia na insuficiência renal: os tiazdicos podem não ser diuréticos apropriados para uso em pacientes com insuficiência renal e não são eficazes quando a depuração de creatinina igual ou menor do que 30 ml/min (isto , insuficiência renal moderada ou severa). Em pacientes com depuração de creatinina entre 30 e 80 ml/min, Co-Renitec deve ser usado apenas após titulação dos componentes individuais. A dose recomendada de maleato de enalapril, quando utilizado isoladamente, em insuficiência renal leve, de 5 a 10 mg. – Superdosagem: o tratamento é sintomático e de suporte. A terapia com Co-Renitec deve ser suspensa e o paciente observado cuidadosamente. As medidas sugeridas incluem indução de vômitos, se a ingestão for recente, e correção da desidratação, do desequilíbrio eletrolítico e da hipotensão, por meio dos procedimentos usuais. Maleato de enalapril: a caracterstica mais importante de superdosagem relatada até agora é a hipotensão acentuada, que comea 6 horas após a ingestão dos comprimidos, concomitantemente com o bloqueio do sistema renina-angiotensina, e estupor. Foram relatados níveis séricos de enalaprilato 100 a 200 vezes maiores do que aqueles usualmente produzidos pelas doses terapêuticas, após a ingestão de 300 a 440 mg de maleato de enalapril, respectivamente. O enalaprilato pode ser removido da circulação geral por meio da hemodilise. Hidroclorotiazida: os sinais e sintomas mais comuns observados são aqueles decorrentes da depleção eletrolítica (hipocalemia, hipocloremia, hiponatremia) e desidratação resultantes da diurese excessiva. Se digitlicos também tiverem sido administrados, a hipocalemia pode acentuar as arritmias cardíacas.

Fabricante:

Merck S.A. Indústrias Químicas

Estrada dos Bandeirantes, 1099
Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Tel.: +55 (21) 2444-2000
Fax: + 55 (21) 2444-2060

 

SAC Farmacêutica – 0800 727 7293
contato.merck@merck.com.br
SAC Química – 0800 727 7292
quimica@merck.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *