Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Coronar – Bula

Coronar – Bula

Princípio ativo: Mononitrato de Isossorbida.

Apresentação:
Comprimido 20 mg. caixa com 30 comprimidos.
Comprimido 40 mg. caixa com 30 comprimidos.
Solução injetável 10 mg/ml. caixa com 50 ampolas de 1 ml.

Indicação: Coronar é indicado na prevenção e tratamento da angina pectoris (anginas de esforo, de repouso e Pós-infarto) e, também, como adjuvante nas insuficiências cardíacas aguda e crônica, em associação com glicosódios cardioativos, diuréticos e inibidores da enzima conversora.

Efeito Colateral:

Dor de cabeça é o mais frequente efeito colateral apontado. A dor de cabeça diminui de Incidência após alguns dias de terapia. Ela também pode ser aliviada com o uso de Analgésicos ou redução temporria da dosagem. Outros efeitos como fadiga, tontura, náusea, dor abdominal, erupções cutâneas, reações alérgicas, dor torácica, diarreia, sudorese e colapso podem ocorrer.

Contra indicação:

Pacientes com hipersensibilidade aos componentes das fórmulas. Nos casos de severa hipotensão arterial. Coronar , por não ter ação suficientemente rápida, não é indicado para tratamento de crises agudas de angina.

Interação Medicamentosa:

. Outros vasodilatadores: os efeitos vasodilatadores do mononitrato de isossorbida podemser aumentados com o uso concomitante de outros medicamentos vasodilatadores. As bebidas alcolicas, em particular, promovem tais efeitos aditivos.
. Anti-hipertensivos, bloqueadores beta-adrenérgicos ou fenotiazúnicos: em uso conjunto com Coronar , podem acumular os efeitos hipotensores.
. Bloqueadores dos canais de cálcio e nitratos: marcada hipotensão ortostática sintomática foi reportada com o uso concomitante com Coronar .

Interferncias em Exames Laboratoriais

Doses excessivas de nitratos podem aumentar a concentração de metemoglobina no sangue.

Modo de Usar:

Comprimidos: a dosagem usual recomendada de Coronar de 20 mg, duas vezes ao dia, com um intervalo de 7 horas entre elas. A maioria dos pacientes requer doses entre 40 e 60 mg/dia. As doses podem chegar a 120 mg/dia, divididos em 2 ou 3 tomadas. Recomenda-se iniciar o tratamento com pequenas doses de Coronar e aument-los progressivamente de acordo com a resposta terapêutica e a tolerância do paciente.
Pacientes que nunca receberam tratamento com nitratos ou pacientes de baixo peso corporal podem iniciar com 10 mg (1/2 comprimido de 20 mg) de Coronar e, após poucos dias (2 a 3) de terapia, passar para 20 mg de Coronar , duas vezes ao dia.
Pacientes idosos, pacientes com alteração hepática ou renal: não requerem reajuste de dosagens.
Injetíveis:
Bolus
. endovenoso: 20 a 80 mg (média de 0,8 mg/kg de peso corporal) de Coronar injetável a cada 8 ou 12 horas.
. intracoronário: 10 a 20 mg
Infusão contínua endovenosa 0,8 mg de Coronar injetível/kg de peso corporal, diludo em 100 ml de solução fisiológica ou glicosada (aplicar durante 2 a 3 horas, com um intervalo de 8 ou 12 horas entre elas), ou a critério médico.

Precauções e Advertências

Gerais – Pode ocorrer hipotensão severa, particularmente na posição ortostática, mesmo com pequenas doses de mononitrato de isossorbida. Deve ser usada com cautela em pacientes que tenham o volume sanguíneo depletado ou que por qualquer razo já são hipotensos. A hipotensão causada pelo mononitrato de isossorbida pode vir acompanhada por bradicardia paradoxical e aumento da angina pectoris.
Terapia com nitratos pode agravar a angina causada por cardiomiopatia hipertrófica.
Trabalhadores em indústrias que ficaram expostos a doses desconhecidas (presumivelmente altas) de nitratos orgânicos, apresentaram tolerância droga. Dores torxicas, infarto agudo do miocárdio e até morte sbita ocorreram com a retirada temporria do nitrato destes trabalhadores, demonstrando a existância de uma verdadeira dependência fsica. Assim, recomenda-se que a interrupção do tratamento com Coronar seja feita de forma lenta e gradual.
Gravidez – Coronar não deve ser administrado mulheres grávidas, a menos que os benefícios esperados para a paciente superem os riscos para o feto, conforme critério médico.
Lactação – Não É conhecido se o mononitrato de isossorbida excretado no leite humano.
A decisão entre suspender o aleitamento ou o tratamento com Coronar deve ser tomada levando-se em consideração a importncia do medicamento para a me e o risco para a criança.
Pediatria – Não foram estabelecidas a segurança e a eficácia do mononitrato de isossorbida para crianças.
Geriatria (idosos) – Pacientes idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos hipotensores dos nitratos. também deve-se atentar para a diminuição da função renal causada pela idade.

Superdosagem:

Os efeitos de uma dosagem excessiva de nitratos são: vasodilatação, venous pooling, bradicardia e hipotensão. estas mudanças hemodinâmicas podem acarretar manifestações proticas, inclusive aumento da pressão intracraniana com cefaleia latejante persistente, confusão mental, febre, vertigem, palpitação distúrbios visuais, náusea e vômito (possivelmente com célica e mesmo diarreia sanguinolenta), sncope (especialmente na posição ereta), metemoglobinemia com cianose e anoxia, hiperpnia inicial, dispnéia, bradipnia, sudorese (com a pele tonando-se fria e cianética), paralisia, coma que pode evoluir até a morte.
O tratamento recomendado para a superdosagem inicia-se com lavagem gástrica (em caso de ingestão recente e com o paciente consciente); mantenha o paciente deitado na posição de choque e confortavelmente aquecido; movimentos passivos das extremidades auxiliam o retorno venoso; administrar oxignio e proceder a respiração artificial; caso ocorra metemoglobinemia, administrar 1 a 2 mg/kg de peso corporal de azul de metileno a 1% por via intravenosa.
está contra indicado o uso de epinefrina e seus relacionados nos casos de hipotensão severa devido a superdosagem por mononitrato de isossorbida. não se conhece se o fármaco dialisvel.

Fabricante:

Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.

Endereço: Avenida Paulo Ayres, 280, Taboão da Serra – SP, 06767-220
Telefone:(11) 3573-6000

SAC: 0800 724 6522

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *