Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Corus-h – Bula

Corus-h – Bula

Princípio ativo: hidroclorotiazida

Classe terapêutica: Antihipertensivos.

Apresentação: Embalagens com 14, 15, 20, 28 e 30 comprimidos revestidos de 25/12,5 mg, e de 25/25 mg 50/12,5 mg.

Indicação: hipertensão arterial. A combinação de dose fixa não está indicada para terapêutica inicial.

 

Efeito Colateral:

O produto geralmente bem tolerado. Ocasionalmente, tem-se reportado mal-estar epigástrico, diarreia, mialgia, cãimbras musculares, tonturas, insônia, congestáo nasal, astenia, fraqueza, edema ou inchao local, náuseas e faringites, cefaleia, hipotensão ortostática e exantema. Todos estes efeitos foram geralmente leves. Excepcionalmente, tem-se observado aumento leve e transitório das transaminases, da uria e da creatinina.

Precauções:

Quando o medicamento é utilizado no segundo ou terceiro trimestre da gravidez É possível a Ocorrência de dano fetal e no neonato, inclusive morte. Assim, quando a gravidez for detectada de imediato, a medicação deve ser suspensa ou substituída. O uso de fármacos que agem diretamente no sistema renina-angiotensina podem causar alterações fetais inclusive morte. Vários casos já foram relatados na literatura médica, em pacientes usando inibidores da ECA, durante o segundo ou terceiros trimestres da gravidez. Estas alterações fetais incluem: hipotensão neonatal, hipoplasia craniana neonatal, anúria, insuficiência renal reversível ou irreversível e morte. Oligo-hidrmnio também tem sido relatado. Em geral está associado a malformações craniofaciais. Essas reações adversas não parecem estar relacionadas ao uso dos fármacos no primeiro trimestre da gravidez.

Fórmula:

Cada comprimido revestido de 25/12,5 mg contém:losartam 25 mg, hidroclorotiazida 12,5 mg, excipiente q.s.p. 1 comprimido (lactose anidra, povidone, celulose microcristalina, amido glicolato sódico, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio). Cada comprimido revestido de 25/25 mg contém: losartam 25 mg, hidroclorotiazida 25 mg, excipiente q.s.p. 1 comprimido (lactose anidra, povidone, celulose microcristalina, amido glicolato sódico, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio). Cada comprimido revestido de 50/12,5 mg contém: losartam 50 mg, hidroclorotiazida 12,5 mg, excipiente q.s.p. 1 comprimido (lactose anidra, povidone, celulose microcristalina, amido glicolato sódico, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio).

Contra indicação:

Pacientes com hipersensibilidade conhecida ao losartam e/ou hidroclorotiazida. Gravidez e lactação. Por causa da hidroclorotiazida, este produto é contraindicado em pacientes com anúria ou hipersensibilidade a outras drogas derivadas da sulfanilamida.

Modo de Usar:

A dose inicial usual de losartam de 50 mg uma vez ao dia, ou 25 mg em pacientes com possível depleção de volume intravascular (por exemplo, pacientes em tratamento com diuréticos), e em pacientes com histrico clínico de insuficiência hepática. Losartam pode ser administrado 1 ou 2 vezes ao dia com doses diárias variando de 25 a 100 mg. Se o efeito anti-hipertensivo, durante a fase de vale, não for adequado, usando-se o esquema de dose única diária, um esquema de 2 doses diárias pode ser instituído usando-se a mesma dose total ou aumentando-se a dose. A hidroclorotiazida eficaz em doses de 12,5 mg até 100 mg uma vez ao dia e pode ser administrada em dose de 12,5 até 50 mg, como Corus-H. Pacientes que não são controlados adequadamente com losartam ou hidroclorotiazida em separado podem ser submetidos terapia com Corus-H. A dose inicial é de 1 comprimido uma vez ao dia. Se a pressão sanguínea permanecer sem controle adequado após cerca de 3 semanas de terapia, a dose pode ser aumentada para 2 comprimidos ao dia. Mais que 2 comprimidos diários não é recomendado. Uso em pacientes com insuficiência renal: a terapia com Corus-H pode ser realizada enquanto o clearance de creatinina do paciente for maior que 30 ml/min. Uso em pacientes com insuficiência hepática: a dose apropriada para incio de tratamento sempre com 25 mg de losartam. Corus-H 50/12,5 mg não é indicado para tratamento de pacientes com insuficiência hepática. – Superdosagem: não existem antecedentes de superdose com losartam. Não obstante, a manifestação mais provável é a hipotensão excessiva, que poderá ser corrigida colocando o paciente em posição supina com os membros elevados e mediante a infusão salina normal. Com relação hidroclorotiazida os sinais e sintomas mais comuns são aqueles causados por depleção hidroeletrolítica e desidratação resultante da diurese excessiva. Tratamento de suporte deve ser instituído visando manter o balanão hidroeletrolítico do paciente.

Fabricante:

Fabricante: s Biosintética Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *