Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Dalacin T – Bula

Dalacin T – Bula

Princípio ativo: Clindamicina.

Classe terapêutica: lincosaminas

Apresentação: Dalacin t (fosfato de clindamicina) solução tópica é apresentado em frascos individuais de 30 ml com aplicador (10 mg de clindamicina por ml).
O aplicador é apresentado de tal forma que a solução pode ser aplicada diretamente pele afetada.

Indicação: DALACIN T (fosfato de clindamicina) Solução tópica É indicado no tratamento de infecções cutâneas sensíveis clindamicina, inclusive acne vulgaris. Em uma comparação com a tetraciclina administrada por via oral, DALACIN T Solução tópica reduziu as lesões por acne em 61%, contra 49% com a tetraciclina. Em estudos controlados adicionais, DALACIN T Solução tópica provocou diminuição de 58% em lesões por acne comparadas com uma redução de 33% com placebo (veículo alcolico).

Efeito Colateral:

Relatérios de efeitos colaterais com DALACIN T (fosfato de clindamicina) tém sido infrequentes. Irritação, ardncia e eritema (provavelmente causados por veículo alcolico) foram reportadas com frequência. reações gastrintestinais (diarreia, náusea, vômitos) foram relatadas por seis pacientes que foram tratados com DALACIN T Solução tópica. Nenhum deles foi considerado como relacionado com a droga, segundo o relatério médico (ver Advertências). Foram apresentados relatérios isolados de garganta irritada, dor de cabeça, náuseas, torcicolo, frequência urinária, vaginite e dermatite de contato. Dois casos de fadiga e dois casos de pele oleosa foram relatados. DALACIN T Solução tópica foi aplicado duas vezes, durante 56 dias ou mais a voluntários, tendo sido bem tolerado.

Precauções:

DALACIN T (fosfato de clindamicina) contém base de álcool, que poderá provocar queimadura e irritação nos olhos. No caso de contato acidental com superfcies sensíveis (olhos, pele desgastada, membranas mucosas), lavar com copiosa quantidade de água fria de torneira. A solução tem um gosto desagradável e deve-se tomar cuidado quando a medicação for aplicada ao redor da boca. DALACIN T Solução tópica deve ser prescrito com cuidado a indivíduos atépicos. O uso concomitante de outros preparados disponível. para acne, por exemplo, perxido benzol, ácido retinico, foi relatado em estudos não-controlados. Não foi estabelecida a segurança de DALACIN T Solução tópica no período de gravidez. Não se sabe se a clindamicina excretada no leite humano após o uso de DALACIN T Solução tópica. Entretanto, a clindamicina administrada por via oral ou parenteral foi detectada no leite humano. Como regra geral, a amamentação não deve ser efetuada durante o tratamento com esta droga. Não usar sobre feridas ou queimaduras (solução de continuidade da pele).

Advertências

diarreia, diarreia sanguinolenta, colite não-especfica e colite pseudomembranosa (induzida por antibiótico) foram relatadas com muitos antibióticos usados sistemicamente, incluindo a clindamicina. Não ocorreu qualquer diarreia ou colite pseudomembranosa em trabalhos clínicos controlados com DALACIN T Solução tópica. Entretanto, teoricamente possível que a clindamicina possa estar presente sistemicamente, através da absorção proveniente da superfcie da pele. Quando aplicada topicamente, o médico deve estar alerta possibilidade remota de diarreia severa ou colite induzidas por antibiótico. Se ocorrer diarreia significativa durante a terapia, o medicamento deve ser descontinuado. diarreia significativa (que teoricamente pode ocorrer até vrias semanas Pós-terapia) deve ser tratada como se fosse induzida por antibiótico. Estudos recentes indicaram uma toxina (ou toxinas) produzidas por bactrias do gnero Clostridia (especialmente Clostridium difficile) como a principal causa direta da colite associada a antibiótico. A colite habitualmente caracterizada por diarreia severa persistente e célicas abdominais severas e podem ser associadas com a passagem do sangue e muco. O exame endoscpico da mucosa pode revelar colite pseudomembranosa. Os agentes anticolinrgicos e antiperistlticos podem piorar a condição. A vancomicina demonstrou ser eficaz no tratamento de colite pseudomembranosa associada a antibiótico, produzida por C. difficile. A dose habitual para adultos de 500 mg de vancomicina, por via oral, a cada 6 horas, por um período de 7 a 10 dias. Casos leves, mostrando mudanças mucosas mínimas, podem responder simples descontinuação da droga. Casos moderados a severos, incluindo aqueles com ulceração ou formação pseudomembranosa, devem ser controlados com líquidos, eletrôlitos e suplementação protica, conforme o indicado. As resinas colestiramina e o colestipol demonstraram, in vitro, unir a toxina. Enemas de retenção corticóides e corticóides sistémicos podem ajudar em casos persistentes. Outras causas de colite devem ser consideradas. Devem ser tomadas informaçães quanto a prvia sensibilidade droga e outros alérgenos. há resistância cruzada entre clindamicina e lincomicina e antagonismo entre clindamicina e eritromicina.

Contra indicação:

DALACINT (fosfato de clindamicina) Solução tópica É contraindicado em indivíduos com antecedentes de hipersensibilidade a preparados contendo clindamicina ou lincomicina, antecedente de enterite regional ou colite ulcerativa, ou de colite induzida por antibióticos.

Modo de Usar:

Aplicar uma camada fina de DALACIN T (fosfato de clindamicina) sobre, a rea afetada, duas vezes ao dia.

Fabricante:

Pharmacia & Upjohn Ltda.

Endereço: AV DAS NACOES UNIDAS,12995 – 05477-000 – SAO PAULO-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *