Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Desonol – bula

Desonol – bula

Princípio ativo: Desonida.

Apresentação:

Desonol creme 0,05%: cartucho com bisnaga contendo 30 g.
Desonol pomada 0,05%: cartucho com bisnaga contendo 30 g.
Desonol loção capilar 0,1%: cartucho com frasco gotejador contendo 30 g.

Indicação: Desonol é indicado como antiinflamatório e antipruriginoso tópico nas dermatoses sensíveis aos corticosteróides. O tipo e o local da lesão a ser tratada devem ser considerados ao escolher a forma farmacêutica mais adequada. Desta forma, o creme destina-se ao tratamento de lesões agudas exsudativas e/ou situadas em reas midas; a pomada destina-se ao tratamento de lesões não exsudativas, secas, escamosas e liquenificadas e a loção capilar destina-se ao tratamento de lesões no couro cabeludo. A loção capilar não deve ser usada em outras reas do corpo, para as quais o uso do creme ou da pomada mais indicado.

 

Efeito Colateral:

As reações indesejáveis dos corticosteróides tópicos estão diretamente relacionadas com a potncia do corticosteride, concentração, o volume aplicado, o modo de aplicação (se oclusivo ou não) e o tempo do tratamento. Os efeitos adversos mais frequentemente encontrados são as atrofias cutâneas, estrias, telangiectasias, hipopigmentação, hipertricose e púrpura senil. Podem também agravar ou mascarar quadros infecto-parasitórios. Retardam a cicatrização de úlceras e ferimentos da pele. Ocasionalmente, podem provocar dermatites de contato, porêm geralmente isto se deve aos componentes das formas farmacêuticas. Os efeitos sistémicos, tais como síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosria, podem ocorrer devido é absorção em grandes quantidades de corticosteride e/ou uso prolongado, e geralmente quando usados em curativos oclusivos. As crianças e os hepatopatas são mais sucetíveis. O risco de supressão do eixo hipotAlémico-hipofisário-adrenal (HHA) aumenta com a potncia do preparado, assim como com a superfcie de aplicação e com a duração do tratamento. A função adrenal volta a normalidade com a suspensão do tratamento.

Precauções:

Interrupção do Tratamento – Se houver desenvolvimento de irritação local, o uso de Desonol deve ser gradualmente descontinuado e a terapia apropriada Deverá ser instituída. Na presença de infecção, um agente adequado antimictico ou antibacteriano Deverá ser usado. Se não houver resposta favorvel, Desonol Deverá ser descontinuado até que a infecção tenha sido controlada apropriadamente. Se reas extensas forem tratadas haveré uma absorção sistémica aumentada do corticosteride e deverão ser tomadas precauções adequadas, particularmente em crianças.
Gravidez – Apesar de não haver evidência de efeitos colaterais sobre a gravidez, a segurança do uso de corticosteróides tópicos nesse período ainda não foi estabelecida de modo definitivo.
Amamentação – Não se sabe se os corticosteróides tópicos são excretados no leite ou que tenham causado problemas em lactentes quando usados corretamente. Entretanto, não se deve aplicar o medicamento nos seios pouco antes de amamentar.
Pediatria – devido à maior relação superfcie da pele/peso corPóreo, crianças podem demonstrar maior susceptibilidade supressão do eixo HHA e síndrome de Cushing induzidas por corticosteróides tópicos do que os pacientes adultos. Foram relatados casos de supressão adrenal e retardamento do crescimento em crianças, produzidos pela absorção sistémica de corticosteróides tópicos. Deve-se ter especial cuidado sobretudo quando são tratadas reas extensas ou utilizados curativos oclusivos.
Geriatria – Ao usar este medicamento, pessoas idosas não apresentaram efeitos adversos diferentes dos problemas relatados em adultos jovens.
Interferncia com o diagnóstico – A função adrenal avaliada mediante a estimulação de corticotrofina (ACTH) ou por medida de cortisol no plasma e a função do eixo hipotAlémico-hipofisário-adrenal podem diminuir se ocorrer uma absorção significativa de corticosteride, especialmente em crianças. As concentrações de glicose no sangue e na urina podem aumentar devido a atividade hiperglicmica intrnseca dos corticosteróides.
Problemas médicos – A relação risco-benefício deve ser avaliada no caso de tratamento prolongado em pacientes com Diabetes mellitus ou com Tuberculose.

Fórmula:

Cada grama de Desonol Creme 0,05% contém:
Desonida ……………….. 0,5 mg
Excipiente q.s.p. ……………….. 1,0 g
(Unibase T, vaselina slida, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, trietanolamina, essência e água deionizada)
Cada grama de Desonol Pomada 0,05% contém:
Desonida ……………….. 0,5 mg
Excipiente q.s.p. ……………….. 1,0 g
(petrolato polietileno)
Cada grama de Desonol loção capilar 0,1% contém:
Desonida ……………….. 1,0 mg
veículo q.s.p. ……………….. 1,0 g
(álcool isoproPólico, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, acetona)

Contra indicação:

O produto é contraindicado a pessoas com antecedentes de hipersensibilidade a desonida, em lesões tuberculosas, sifilticas e virais (como herpes, vacnia ou varicela). Não deve ser utilizado nos olhos ou nas reas próximas a eles.

Modo de Usar:

O produto destina-se exclusivamente para uso externo.
Desonol Creme ou Pomada
Aplicar uma fina camada do produto sobre a rea afetada, até que se verifique a melhora, após o que, diminuir o nmero de aplicações.
Adultos: uma a três vezes ao dia
Crianças: uma vez ao dia
Nota: Se a lesão for superficial e de pouca extensão, a aplicação através de fricção suficiente para debelar o quadro. No caso da dermatose exigir o uso de curativo oclusivo, recomenda-se cobrir a rea afetada com plástico ou celofane após a aplicação do medicamento, deixando em contato pelo tempo estabelecido pelo médico.
Desonol Loção Capilar
Aplicar algumas gotas da loção na rea afetada, pela manhã e à noite. De acordo com a melhora obtida, aplicar uma vez por dia ou em dias alternados.
A loção capilar não deve ser usada em outras reas do corpo, para as quais mais indicado o uso do creme ou da pomada.
Não deixar entrar em contato com os olhos, nem utilize o produto na regio próxima aos mesmos.
A interrupção do tratamento deve ser gradativa, medida que os sintomas forem desaparecendo, seguindo orientação médica.

Superdosagem:

Não existe um antídoto específico disponível para a intoxicação tópica crônica. o tratamento é sintomático, de suporte e consiste na descontinuação da terapia com corticosteride tópico. retirada gradual do medicamento pode ser necessária.

Fabricante:

Medley Indústria Farmacêutica Ltda.

Unidade Campinas
Rua Macedo Costa 55 – Jardim Santa Genebra
CEP: 13080-180 – Campinas – SP – Brasil
(19) 2117-8222

Unidade Sumaré
Rua São Policarpo, nº 100 – Chácara Novo Horizonte
CEP: 13180-161
Sumaré – SP – Brasil

SAC: 0800 7298000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *