Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Edhanol – medicamento

Edhanol – medicamento

Princípio ativo: Fenobarbital.

Apresentação: Caixa com 20 comprimidos.

Indicação: Tratamento das convulsões, inclusive epilticas, dos estados ansiosos e insônia rebelde. Usado nas síndromes de abstinncia de outros hipnéticos.

 

Efeito Colateral:

Bastante raras nas doses recomendadas. Podem ocorrer e são atribuveis ao fenobarbital: sonolência, diminuição da potncia sexual, tonturas, ataxia e alterações do comportamento, como dificuldade de adaptação (ou reação inversa, como euforia, mais rara).
reações alérgicas cutâneas ao fenobarbital são muito raras, tendo sido relatada dermatite esfoliativa. também tem sido muito raramente mencionada, anemia megaloblstica, que responde muito bem ao ácido fólico.
Como os demais barbitúricos, pode causar dependência fsica medicamentosa, não devendo ser suprimido bruscamente, o que pode precipitar uma crise ou levar a um estado de mal epiltico.

Fórmula:

Cada comprimido contém:
Fenobarbital ……………….. 100 mg
Excipientes: amido de milho, lactose monoidratada, celulose microcristalina, goma arbica,
polivinilpirrolidona, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, dióxido de silício coloidal,
talco, corante azul ndigo (azul FD&C n 2), corante tartrazina (amarelo FD&C n 5): vide
item “Precauções e Advertências”, q.s.p. ……………….. 1 comprimido

Contra indicação:

Idiossincrasias, doença renal e hepática, psiconeurose e parkinsonismo, uso concomitante com o álcool, gravidez e lactação. Porfiria aguda intermitente.

Interação Medicamentosa:

EDHANOLé aumenta o efeito sedativo dos benzodiazepúnicos e dos Analgésicos e diminui a ação dos antidepressivos, corticosteróides, digitoxina, quinidina, tetraciclina e anticoagulantes.

Modo de Usar:

Um a três comprimidos por dia, a critério médico.
recomendável ajustar a dose em casos de pacientes geritricos e debilitados.

Pacientes Idosos

Os pacientes idosos e debilitados podem reagir s doses usuais com excitação, confusão ou depressão mental.

Precauções e Advertências

Pode ocorrer sonolência com o uso de EDHANOL, por isso os pacientes devem ser alertados para o perigo que representa dirigir automáveis, trabalhar com máquinas ou aparelhos que necessitem atenção e reflexos rpidos.
Como os demais barbitúricos, EDHANOL em doses excessivas tem ação muito evidente sobre diversos rgos e sistemas orgânicos, exigindo controle e cuidados do médico assistente.
Pode induzir tolerância (sobretudo da eficácia ansioltica, que se perde em 2 semanas) crônica e também dependência fsica ou psquica com o uso continuado. A atividade anticonvulsivante preservada. Raramente, pode causar intoxicação fatal. A medida profiltica consiste em não prescrever doses crescentes e quando possível, reduzir a dose ou suspender a medicação to logo os sintomas desapaream. A suspensão aguda pode induzir sintomas de abstinncia cuja gravidade depende da dose e duração do tratamento; portanto,
retirar a medicação de forma progressiva e lenta.
Uso cuidadoso na insuficiência renal e respiratória.
Os pacientes geritricos e debilitados podem reagir s doses usuais com excitação, confusão ou depressão mental. são recomendadas doses menores nestes pacientes.

Superdosagem:

Os antídotos específicos na depressão barbitérica são os analpticos e os estimulantes do Sistema Nervoso Central, como as anfetaminas, que não prejudicam o efeito anticonvulsivante. Em casos mais graves, na intoxicação barbitérica, deve-se fazer acompanhamento em unidade de terapia intensiva.

Fabricante:

Solvay Farma Ltda.

Rua Salvador Branco de Andrade, 93 Taboão da Serra – SP

Indústria Brasileira CNPJ: 60.499.639/0001-95 SAC: 0800141500

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *