Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Elixir Paregórico – Bula

Elixir Paregórico – Bula

Apresentação: Solução oral, cartucho com frasco plástico opaco branco x 30ml

Classe terapêutica: Antidiarréico.

Indicação: indicado como antiespasmódico, contra gases, dores estomacais e dores intestinais.

Fórmula:

Cada ml contém 0,05ml ,

Tintura desodorizada (ópio) de Papaver somniferum L. (equivalente a 0,05% ou 0,5 mg de morfina) ,

Excipientes (ácido benzóico, cânfora, essência de anis, álcool etílico e água de osmose reversa).

Posologia: 1 colher das de sobremesa às refeições; Crianças:1 colher das de chá às refeições, ou segundo critério médico.

Como funciona:

O ópio (que em grego quer dizer “suco”) é um extrato seco obtido da planta Papaver somniferum L. (Papaverácea). A tintura canforada de ópio ou Elixir Paregórico é uma preparação farmacêutica descrita nas Farmacopéias.

A palavra paregórico é derivada do grego e significa “acalmando” e de fato pode ser utilizada para desordens gastrintestinais como dor abdominal. Estudos confirmam os efeitos analgésicos e antiespasmódicos desse medicamento.

Contra Indicações:Elixir Paregorico é contra indicado caso reconhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Por um medicamento considerado narcótico, tem seu uso controlado. Segundo estudos pré-clínicos e clínicos realizados com o Elixir Paregórico, os efeitos adversos encontrados foram de baixa intensidade e somente observados em doses acima do recomendado na posologia.

Um estudo pioneiro foi realizada pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará a fim de verificar se a administração desse medicamento pode provoca efeitos tóxicos significativos.

A pesquisa foi realizada sobre uma amostra de 28 voluntários. Alguns eventos leves foram relatados mas regrediram espontaneamente. O estudo concluiu que se administrado até quatro vezes ao dia durante 10 dias, é seguro e não causa nenhum efeito tóxico perceptível, em indivíduos saudáveis.

Efeitos Colaterais: Xerostomia (boca seca), náuseas, vómitos, redução da motilidade gastrointestinal, obstipação, tontura, sonolência, fadiga, hipotensão, sedação, depressão respiratória, taquicardia, bradicardia, cefaléia, nervosismo, confusão e alterações visuais. Reduz o volume e a frequência da micção.

Interações Medicamentosas: Interage com substâncias antidepressivas tais como os inibidores da monoaminoxidase e antidepressivos tricíclicos, as anfetaminas.

Farmacologia: A ação é via estimulação dos receptores opioides intestinaisdo tipo mu, causando diminuição do pentaltísmo intestinal. As encefalinas são opioides endógenos que atual como neurotransmissores entéricos importantes. Elas inibem a secreção intestinal sem alterar a motilidade.

A racecadotrila, um inibidor dipeptídico da encefalinase , reforça os efeitos das encefalinas endógenas no receptor opioide de forma a exercer um efeito antidiarréico.


Informações Legais:

M.S. 1.0066.3392.001-5
Farm. Resp.: T. Fujii – CRF-SC No 947

Fabricante:

Laboratório Catarinense S.A.
Rua Dr. João Colin, 1053
89204-001 – Joinville – SC
CNPJ 84.684.620/0001-87
Indústria Brasileira
SAC 0800-474222

Bibliografia:

_Anvisa. Portaria n.º 344, de 12 de maio de 1998. Anexo I. Lista – A1 Lista das substâncias entorpecentes (sujeitas a Notificação de Receita “A”, que deve ser firmada por profissional inscrito no Conselho Regional de Medicina, no Conselho Regional de Medicina Veterinária ou no Conselho Regional de Odontologia).

BRUTON, Laurence L., Bruce A. Chabner, Björn C. Knollmann. As Bases Farmacológicas da Terapêutica de Goodman & Gilman – 12.ed. – AMGH Editora, 2012.

HILAL_DANDA, Randa e Laurence Brunton. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman – 2. Edição, MGH Editora, 2015.

MORAES, Safety evaluation of Elixir Paregorico in healthy volunteers: a phase study, por MORAES et al. Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Faculdade de Medicina. Unidade Clínica Farmacológica. Universidade Federal do Ceará

PAPICH, Mark G. Papich., Manual Saunders de Terapia Veterinária, Pequenos e Grandes Animais – 3. Edição, Elsevier Brasil, 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *