Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Elocom – creme ou pomada

Elocom – creme ou pomada

Princípio ativo: Furoato de Mometasona – Não Fluorado.

Apresentação: Bisnagas com creme e pomada com 20 g.

Indicação: ELOCOM Creme ou Pomada é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas das dermatoses sensíveis aos corticosteróides como psorase e dermatite atépica.

Efeito Colateral:

As reações adversas locais, relatadas apenas raras vezes com o uso de ELOCOM Creme a 0,1%, incluem ardor (1%), prurido (1%) e sinais de atrofia cutânea (3%).
As reações locais, relatadas também raras vezes com o uso de Apresentação: pomada a 0,1%, incluem ardor, prurido, atrofia cutânea, formigamento/queimação e furunculose.
O componente propilenoglicol potencialmente irritante e pode causar sensação de queimação, se usado sobre rea inflamada.
As seguintes reações adversas locais foram relatadas com pouca freqencia com o uso de corticosteróides tópicos: ardor, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupção acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato alérgica, maceração da pele, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias e miliria.

Precauções:

Se ocorrer irritação ou sensibilização com o uso de ELOCOM Creme ou Pomada, a medicação Deverá ser suspensa e instituído tratamento adequado.
Em caso de infecção, Deverá ser instituído o uso de um agente antimictico ou antibiótico apropriados. Se uma resposta favorvel não ocorrer rapidamente, o corticosteride Deverá ser suspenso até que a infecção tenha sido controlada adequadamente.
Qualquer um dos efeitos secundários relatados com o uso de corticosteróides sistémicos, inclusive supressão da supra-renal, também poderá ocorrer com a administração tópica de corticosteróides, principalmente em crianças e lactentes.
A absorção sistémica de corticosteróides tópicos poderá aumentar se forem tratadas reas extensas ou com o uso de Técnica oclusiva. Nestes casos, deve-se tomar as precauções necessárias, assim como quando houver previsão de tratamento a longo prazo, especialmente em crianças e lactentes.
O uso excessivo e prolongado de corticosteróides pode suprimir a função hiPófise supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária.
Pacientes pediátricos poderão demonstrar aumento da suscetibilidade indução pelo corticóide tópico da supressão do eixo hipotAlémico-pituitério e síndrome de Cushing. Isso poderá ocorrer devida razo entre a rea de superfcie da pele e o peso corporal. O uso de corticosteróides tópicos em crianças Deverá ser limitado mínima dose possível a qual seja compatével a um regime terapêutico efetivo. O tratamento crônico com corticosteróides pode interferir no crescimento e desenvolvimento das crianças.
ELOCOM Creme ou Pomada não é indicado para uso oftálmico.
Uso Durante a Gravidez e a Lactação
Como a segurança do uso de ELOCOM nas formas creme ou pomada durante a gravidez não está estabelecida, Deverá ser usado com cautela durante a gestação, apenas se o possível benefício justificar o risco potencial para o feto. Corticosteróides não devem ser usados em mulheres grávidas em grandes quantidades ou durante períodos prolongados.
Como não se sabe se os componentes do produto são excretados no leite, recomenda-se cautela quando for administrado em mulheres lactantes.

Contra indicação:

ELOCOM está contraindicado em pacientes sensíveis ao furoato de mometasona, a outros corticosteróides ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Modo de Usar:

Deve-se aplicar em uma fina camada de ELOCOM Creme ou Pomada a 0,1% nas reas afetadas, uma vez por dia.
Não fazer uso de curativos oclusivos.

Superdosagem:

Sintomas: o uso excessivo e prolongado de corticosteróides tópicos pode suprimir a função do eixo hiPófise-supra-renal, causando insuficiência supra-renal secundária.
Tratamento: é indicado tratamento sintomático apropriado. Os sintomas de hipercorticoidismo agudo são virtualmente reversíveis. Se necessário, tratar o desequilíbrio eletrolítico. Em casos de toxicidade crônica, aconselha-se suspender lentamente o uso dos corticosteróides.

Fabricante:

Indústria Química e Farmacêutica Schering-Plough S/A.

Rua Antônio das Chagas 1623
São Paulo Sp, 04714-002, Brasil

FONE: (11) 5188-5150
SAC SCHERING-PLOUGH: 0800 770 2477

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *