Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Elofuran – Bula

Elofuran – Bula

Princípio ativo: ácido pipemédico

Apresentação: Caixa com 18 cápsulas.

Indicação: Tratamento das infecções urinárias agudas, crônicas, recidivantes, baixas ou altas de etiologias diversas, causadas por microorganismos sensíveis ao ácido pipemédico.

Efeito Colateral:

As reações adversas reportadas com a administração do ácido pipemédico, pouco frequentes, e, geralmente, transitérias e de discreta intensidade, incluem: distúrbios gastrentáricos: náuseas, gastralgia, anorexia, diarreia e, raramente, vômito ou constipação. reações cutâneas: erupções de tipo exantemático ou urticariformes que raramente levam interrupção do tratamento. distúrbios a cargo do SNC: em pacientes idosos, alterações neurossensoriais e psquicas, com vertigens e distúrbios do equilíbrio.

Precauções:

O ácido pipemédico, em doses terapêuticas, não interfere na funcionalidade hepática ou renal. Nos pacientes com insuficiência renal severa é oportuno reajustar a posologia com base no clearance de creatinina. Apesar de não ter manifestado efeito teratogúnico ou toxicidade fetal nos animais de Laboratório, recomenda-se cautela na administração do fármaco durante a gestação. Vestágios do medicamento foram encontrados no leite das lactantes tratadas com ácido pipemédico. Embora tais quantidades possam ser consideradas de nenhum efeito farmacológico, pode ocorrer interferncia no sabor do leite. Na vigncia do tratamento, aconselha-se reduzir o tempo de exposição direta ao sol pelo risco de fotossensibilização. – Interações Medicamentosas:: observou-se resistância cruzada do ácido pipemédico com outras quinolonas. O efeito do fármaco pode ser antagonizado pela administração concomitante de nitrofurantona. O ácido pipemédico, como todos os quinolúnicos, pode aumentar o efeito dos anticoagulantes orais, tais como, warfarin e seus derivados.

Fórmula:

Cada cápsula contém: ácido pipemédico 400 mg.Excipiente: talco, estearato de magnésio, glicolato de amido sódico.

Contra indicação:

Pacientes com antecedentes de hipersensibilidade droga e aos fármacos do grupo das quinolonas, deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, crianças menores de 15 anos de idade, durante a gravidez.

Modo de Usar:

1 cápsula de 400 mg a cada 12 horas. O produto Deverá ser administrado, de preferência, após as refeições. Deve-se assegurar diurese suficiente mediante apropriada ingestão de líquidos. Superdosagem: não são conhecidos relatos de superdosagem aguda com o ácido pipemédico. Por medida de cautela, caso venha ocorrer, deve-se proceder o esvaziamento gástrico através da mese ou lavagem gástrica.

Fabricante:

Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda.

Rua Aracy Vaz Callado, 612 – Estreito
Florianópolis-SC Cep: 88070-750
Fone: (48) 3027-1344
Fax: (48) 3027-1099
Sac: 0800-600-1344

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *