Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Entocort – Bula

Entocort – Bula

Princípio ativo: budesonida

Apresentação: Frascos com 45 cápsulas de liberação controlada ileal.

Indicação: Doença de Crohn leve a moderada, afetando o óleo e/ou o célon ascendente.

Efeito Colateral:

Em estudos clínicos, a maioria dos efeitos adversos foram de intensidade leve a moderada e sem Características srias. Efeitos adversos tópicos de glicocorticosteróides sistémicos (Características cushingides) podem ocorrer. Estes efeitos adversos dependem da dose, tempo de tratamento, ingestão concomitante e prvia de glicorticosteróides, e sensibilidade individual. Outros efeitos adversos relatados em estudos clínicos com Entocort cápsulas incluem dispepsia, cãibras musculares, tremores, palpitações, nervosismo, visão embaada, reações cutâneas (urticária, crash “) e distúrbios menstruais. Estudos clínicos tém mostrado que a frequência de efeitos adversos associados a glicocorticosteróides são substancialmente reduzidos (aproximadamente reduzidos metade) com Entocort cápsulas, quando comparados com prednisolona em doses terapêuticas equivalentes.

Precauções:

Deve-se ter cuidado em pacientes com tuberculose, hipertensão arterial, diabetes mellitus, osteoporose, úlcera péptica, glaucoma ou catarata, ou naqueles em que a família tenha história de diabetes ou glaucoma. Deve-se ter cuidado especial com pacientes transferidos de tratamento com glicocorticosteride de elevado efeito sistémico para Entocort cápsulas. Estes pacientes podem ter supressão adrenocortical. Monitorização da função adrenocortical pode ser considerada nestes pacientes e a dose de esteroide sistémico deve ser reduzida cuidadosamente. Alguns pacientes sentem-se mal, de uma maneira inespecfica (ex.: dores musculares e nas juntas), durante a fase de retirada do glicocorticosteride de elevado efeito sistémico. Deve-se suspeitar de um efeito glicocorticóide sistémico insuficiente se ocorrerem sintomas como cansaço, dor de cabeça, náuseas e vômito. Nestes casos, um aumento temporrio da dose do glicocorticóide sistémico pode ser necessário. Os glicocorticóides podem reduzir a resposta do eixo hipotlamo-pituitéria-adrenal ao estresse. Em situações em que o paciente sofrer uma cirurgia ou for exposto a alguma situação de estresse, recomenda-se suplementação com um glicocorticóide sistémico. Varicela e sarampo podem ter um desenvolvimento mais sário em pacientes que estão sob tratamento oral com glicorticosteróides. Em pacientes que não tiveram estas doenças, deve-se tomar cuidados especiais para evitar exposição. Caso isto ocorra, pode-se indicar terapia com imunoglobulinas especficas. Se a varicela se desenvolver, pode-se considerar tratamento com um agente antiviral. A função reduzida do fgado pode afetar a eliminação de corticosteróides. Gravidez e lactação: não há informação disponível sobre a passagem de budesonida para o leite materno. Portanto, não se recomenda o tratamento durante a gravidez ou amamentação. a administração durante a gravidez deve ser evitada a menos que, a critério médico, os benefícios superem os riscos. – Interações Medicamentosas:: não tém sido observadas Interações de budesonida com drogas usadas para o tratamento de doenças intestinais. Cetoconazol, um potente inibidor do citocromo P450 3 A, a principal enzima metabólica dos corticosteróides, aumenta os níveis plasmáticos da budesonida administrada oralmente. Nas doses recomendadas, a cimetidina, apresenta discreta interação medicamentosa sem significncia clínica. O omeprazol não afeta a farmacocinética da budesonida administrada por via oral. Ainda não são disponíveis informaçães sobre outras possveis Interações com budesonida.

Fórmula:

Cada cápsula contém: budesonida 3,0 mg.Excipientes: sacarose (320 mg), ácido metacrílico, talco, etilcelulose, trietilcitrato, polissorbato 80, citrato de acetiltributil, antifoam M, xido de ferro e dióxido de titânio.

Contra indicação:

Infecções locais ou sistémicas bacterianas, virais ou fngicas. história de hipersensibilidade budesonida ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Modo de Usar:

Adultos: a dose recomendada por dia na doença ativa de 9 mg, administrada uma vez ao dia, pela manhã, por 8 semanas. Subseqentemente, para prolongar a remissão, recomenda-se uma dose de 6 mg, administrada uma vez por dia, pela manhã. A dose deve ser ajustada de acordo com a atividade da doença, e mantida na dose mínima requerida. Crianças: até o momento não há experiências clínicas suficientes para preconizar o uso de Entocort cápsulas em crianças. Idosos: experiências com Entocort cápsulas em idosos são limitadas. Recomenda-se a mesma dosagem que para adultos. O tratamento com Entocort cápsulas deve ser diminuído gradualmente antes da suspensão do tratamento. Superdosagem: superdosagem aguda de Entocort cápsulas não representa um problema clínico. Quando usado cronicamente, em doses excessivas, efeitos sistémicos de glicocorticosteróides como hipercortiroidismo e supressão adrenal podem aparecer. Pacientes idosos: vide posologia.

Fabricante:

AstraZeneca do Brasil

Rodovia Raposo Tavares
km 26,9 – Cotia – SP
CEP 06707-000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *