Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Esperson – Bula

Esperson – Bula

Princípio ativo : Desoximetasona.

Classe terapêutica : Corticosteróides Tópicos.

Apresentação :

Cada g contém:
Desoximetasona………………..2,5 mg
Excipiente q.s.p………………..1 g
Excipientes: miristato de isopropila, eucerina anidra, metilparabeno, propilparabeno, água purificada.

Indicação : Doenças dermatológicas, onde o tratamento com corticosteride tópico é apropriado, tais como: eczema, dermatite, dermatite atépica (neurodermatite) e psorase. Queimaduras de primeiro grau (queimadura e escaldamento que resultaram na vermelhidão da pele, como por exemplo queimadura solar branda).

Efeito Colateral:

As seguintes reações adversas podem eventualmente ser observadas na regio em que o produto foi aplicado: foliculite, hipertricose, acne, hiper ou hipopigmentação, teleangectasias, estrias por distensão da pele, atrofia e maceração da pele. Estes efeitos ocorrem especialmente quando o tratamento prolongado ou utilizam-se curativos oclusivos.
Esperson raramente leva a uma reação de hipersensibilidade local da pele.
Podem ocorrer efeitos corticosteróides sistémicos se Esperson for usado sobre grandes reas, por período prolongado ou sob curativos oclusivos.
Caso ocorra qualquer efeito adverso ou apaream novas lesões cutâneas durante o tratamento, deve-se consultar o médico.

Precauções :

Gestação e lactação : devido ao risco de absorção da desoximetasona, a aplicação tópica de Esperson em reas extensas É contra indicado durante a gravidez ou lactação. Entretanto, se o médico considerar necessário o uso de Esperson, este pode ser aplicado em uma pequena rea da pele.
Esperson somente poderá ser utilizado em bebs ou crianças com menos de 6 anos se o médico considerar necessário, já que nesta faixa de idade o risco de efeitos sistémicos, devido a absorção de corticosteride, maior. Se o uso for inevitvel, a aplicação Deverá ser a mínima dose necessária para o sucesso do tratamento.
Em adultos, em circunstâncias excepcionais pode ser necessário aplicar Esperson em grandes reas da pele. Em tais casos, especialmente no uso prolongado, a possibilidade de supressão da adrenal deve ser considerada. Se isto ocorrer, o tratamento Deverá ser descontinuado gradualmente.
Ao longo do tempo, a pressão intra-ocular pode aumentar se pequenas doses de corticosteróides tópicos (incluindo Esperson) repetidamente entrar em contato com a bolsa conjuntival. Por esta razo, a aplicação prolongada de Esperson nos arredores dos olhos Deverá ser precedida por uma cuidadosa avaliação do risco/benefício e deve somente ser feita sob supervisão médica.
Corticosteróides tópicos tais como Esperson devem ser usados somente na terapia sintomática de infecções bacterianas e/ou infecções micticas em associação concomitante com tratamento antibacteriano ou antimictico.

Contra indicação :

Esperson não deve ser utilizado nos olhos e em pacientes com hipersensibilidade conhecida a desoximetasona e a outros corticosteróides derivados da betametasona.
Esperson contém uma parafina em sua fórmula, que pode causar vazamento ou ruptura de preservativos de ltex. Portanto, o contato entre Esperson e preservativos de ltex deve ser evitado, pois a segurança proporcionada pelo preservativo pode estar prejudicada.
Esperson pomada não deve ser utilizado em reações resultantes de vacinações e manifestações cutâneas conseqentes sífilis, tuberculose, infecções virais (por exemplo varicela), roscea e dermatite peri-oral devido ao risco de agravamento.

Interação Medicamentosa :

Não são conhecidas até o momento Interações com outros medicamentos.

Modo de Usar :

A posologia geralmente baseada no seguinte esquema posológico ou determinada pelo médico de acordo com a necessidade individual de cada paciente:
Esperson pomada Deverá ser aplicado em pequena quantidade sobre a rea afetada, uma a duas vezes ao dia, ou se necessário, três vezes ao dia. Se possível, Esperson pomada Deverá ser aplicado com leve fricção sobre a pele. após a melhora das lesões da pele, a frequência das aplicações deve ser reduzida, por exemplo, de duas para uma aplicação ao dia.
A aplicação em grandes reas (superior a aproximadamente 10% da superfcie corporal) e terapias prolongadas (período superior 4 semanas) deverão ser evitadas. Ambos os casos levam a um risco de efeito corticosteride sistémico. Adicionalmente, a terapia prolongada está também associada a um risco pronunciado dos efeitos locais.
Caso ocorra um pequeno desvio no esquema posológico (por exemplo aplicação em uma rea maior ou em excessiva quantidade, aplicação muito frequente ou um simples erro de dosagem) não causar prejuzo ao tratamento. Caso isto ocorra, procure orientação de seu médico.

Superdosagem :

Devido a absorção de grande quantidade de desoximetasona, podem ocorrer efeitos corticosteróides sistémicos – particularmente após aplicação de esperson pomada em grandes superfcies de pele ou por períodos prolongados . nestes casos, a dosagem deve ser reduzida ou o tratamento interrompido. caso haja suspeita de supressão da adrenal, a descontinuação do tratamento deve ser feita de maneira gradativa.

Fabricante :

Sanofi-Aventis Deutschland GmbH

Endereço: Industriepark Höchst Gebäude K703, 65929 Frankfurt am Main, Alemanha
Telefone:+49 69 305 ext. 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *