Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Bulário Brasil

Início » Euglucon 5 mg – Bula

Euglucon 5 mg – Bula

rincípio ativo : Glibenclamida.

Classe terapêutica : Hipoglicemiantes Orais.

Apresentação : Caixa com 30 comprimidos sulcados.

Indicação : Diabetes mellitus não insulinodependente (tipo II, diabetes do adulto) sempre que o tratamento dietético se revelar insuficiente.

 

Efeito Colateral:

Nuseas, flatulência epigástrica e diarreia (raras), hipersensibilidade incluindo reações alérgicas cutâneas reversíveis com a suspensão do Euglucon (raras), possveis reações alérgicas cruzadas com sulfonamidas e derivados de sulfonamida, efeitos no sistema hematopoitico como trombocitopenia, leucopenia, agranulocitose (casos muito raros), anemia hemoltica (casos muito raros), icterícia colestática e hepatite (casos individuais). Foram relatados distúrbios do sistema endócrino com prejuzo do controle metabólico da hiperglicemia e alterações do estado de alerta do paciente requerendo cuidado ao dirigir ou operar máquinas. – Interações Medicamentosas:: o álcool pode potencializar a ação de Euglucon; alcoolismo crônico pode provocar diminuição de seu efeito. Superdosagem: quadro clínico: hipoglicemia leve: dor de cabeça, irritação, inquietação, excesso de suor, insônia, tremores, diminuição da atenção e do rendimento. Hipoglicemia severa: distúrbios neurológicos e coma hipoglicmico. A superdosagem com sulfoniluréias pode causar hipoglicemia. Os sintomas de hipoglicemia leve, sem perda de consciência ou distúrbios neurológicos devem ser tratados de forma enrgica, através da administração de glicose por via oral, e ajustes na administração do fármaco e na alimentação do paciente. As reações hipoglicmicas graves, como coma ou outros problemas neurológicos ocorrem com pouca frequência, porêm necessitam de hospitalização imediata. Caso ocorra um coma hipoglicmico deve-se administrar uma solução concentrada de glicose (50%), seguida por infusão contínua de uma solução de glicose mais diluda (10%) mantendo-se o nível da glicemia acima de 100 mg/dL. Os pacientes devem ser cuidadosamente controlados por um período de 24-48 horas, uma vez que o episódio hipoglicmico pode reaparecer após uma aparente recuperação clínica.

Precauções :

A observação da dieta e a ingestão regular dos comprimidos são da maior importncia para manter a eficácia do tratamento e evitar alterações indesejadas nos níveis de glicemia. Podem ser provocadas reações hipoglicmicas devido à superdosagem da glibenclamida, Interações com medicamentos, erros de dieta (jejum prolongado), grande estresse físico , distúrbios não compensados do sistema endócrino que influenciam o metabolismo dos hidratos de carbono (por exemplo, distúrbios da glndula tireide) e que influenciam a auto-regulação da hipoglicemia (por exemplo, insuficiência adrenocortical). Os sinais indicativos são cefaleia, irritabilidade, inquietação, sudorese abundante, insônia, tremores, diminuição da capacidade de reação e do estado de alerta. Tais episódios hipoglicmicos são quase sempre imediatamente controlados com a ingestão de açúcar, suco de frutas adoado ou chá adoado, etc. A Ocorrência de episódios hipoglicmicos deve ser imediatamente comunicada ao médico. Em situações incomuns de estresse (por exemplo, cirurgia de emergência), infecções febris, pode tornar-se necessária uma mudança temporria para insulina. A capacidade para conduzir veículos, ou para manejar máquinas pode ser prejudicada. Os betabloqueadores podem mascarar os sinais da hipoglicemia.

Fórmula :

Cada comprimido contém: 5,0 mg deglibenclamida.

Contra indicação :

Diabetes mellitus insulinodependente (diabetes tipo I, diabetes juvenil), coma diabético, descompensação metabólica devida a diabetes (por exemplo, cetoacidose), insuficiência renal grave, hipersensibilidade glibenclamida, gravidez e período de lactação.

Modo de Usar :

A estabilização do diabetes através da glibenclamida deve ser orientada somente pelo médico. De maneira geral, a dose inicial e de 2,5 mg a 5 mg por dia. Sob supervisão médica, a dose inicial pode ser gradualmente aumentada de 2,5 mg até o controle da glicemia. A dose diária máxima é de 15 mg. Em casos excepcionais, pode-se administrar 20 mg. Esquema posológico: as doses diárias de 2,5 mg, 5,0 mg e 10,0 mg devem ser administradas antes da primeira refeição; a dose diária de 15,0 mg deve ser administrada sendo 10,0 mg antes da primeira refeição e 5,0 mg antes do jantar. Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar com um pouco de líquido. A menos que seja prescrito de forma diferente, a primeira dose diária deve ser administrada antes da primeira refeição substancial. importante observar as instruções do médico para o uso da glibenclamida. Erros de ingestão como, por exemplo, esquecimento de uma dose, nunca podem ser corrigidos tomando-se uma dose maior posteriormente.

Fabricante :

Asta médica Ltda.

Endereço
Rua Glicério, 497 Liberdade – Sao Paulo
CEP: 01.514-000 – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3209-1660

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *