Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Euthyrox – bula

Euthyrox – bula

Princípio ativo : Levotiroxina.

Apresentação :

Euthyrox 50 mcg – comprimido
Embalagem contendo 50 comprimidos.
Euthyrox 100 mcg – comprimido
Embalagem contendo 50 comprimidos.

Indicação : Complementação ou reposição da secreção tireoidiana.
Supressão da secreção de TSH.

Efeito Colateral:

Quando EUTHYROX é utilizado de maneira adequada, sob rigoroso controle médico, não de se esperar a Ocorrência de efeitos colaterais. Estes surgem quando se ultrapassa o limite de tolerância individual para a levotiroxina ou em caso de superdosagem, em especial se, no incio do tratamento, a posologia for aumentada rapidamente.
Os efeitos colaterais compreendem sinais e sintomas indicativos de hiperfunção tireoidiana, tais como taquicardia, agitação, nervosismo, tremor fino nas mos, perda de peso, diarreia, sudorese aumentada e hipertermia.

Precauções :

Os hormônios tireoidianos devem ser usados com grande cautela sempre que houver comprometimento, comprovado ou suspeito, da integridade do sistema cardiovascular, especialmente das artrias coronárias, tal como ocorre na angina pectoris ou nos idosos. O tratamento de pacientes cardiopatas deve ser iniciado com baixas doses, que serão aumentadas aos poucos e lentamente.
A experiência clínica existente até o momento não indica qualquer efeito adverso sobre fetos, quando a levotiroxina é administrada a gestantes.
Pequenas quantidades de levotiroxina são eliminadas pelo leite, o que implica em cuidados quando se pretende administr-la a pacientes que estejam amamentando.
O uso de hormônios tireoidianos pode agravar a intensidade dos sintomas de pacientes com diabete melito ou insípido, assim como insuficiência supra-renal, obrigando a reajustes no tratamento destas patologias.

Fórmula :

EUTHYROX 50 mcg
Cada comprimido contém 50 mcg de levotiroxina sódica e excipientes (ácido cítrico, amido de milho, carboximetilamido sódico, celulose microcristalina, estearato de magnésio, hidrogenofosfato de cálcio e talco).
EUTHYROX 100 mcg
Cada comprimido contém 100 mcg de levotiroxina sódica e excipientes (ácido cítrico, amido de milho, carboximetilamido sódico, celulose microcristalina, estearato de magnésio, hidrogenofosfato de cálcio e talco).

Contra indicação :

EUTHYROX não deve ser usado por pessoas com reconhecida hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes.
Constituem Contra Indicações relativas o infarto recente do miocárdio, a tireotoxicose não tratada e a insuficiência supra-renal descompensada.

Interação Medicamentosa :

Os hormônios tireoidianos podem potencializar os efeitos de anticoagulantes. Assim sendo, recomendável que se faam nos pacientes em uso destes medicamentos, frequentes determinações do tempo de protrombina, durante tratamento com hormônios tireoidianos.
A colestiramina liga-se levotiroxina no intestino, impedindo sua absorção. Por isso necessário um intervalo de quatro a cinco horas entre as administrações dos dois medicamentos.
A fenitona, os salicilatos, o clofibrato, assim como a furosemida em altas doses, podem potencializar os efeitos da levotiroxina.
Mulheres hipotireideas em uso de estrognios necessitam de doses maiores de levotiroxina, pois os estrognios aumentam os níveis séricos da globulina plasmática qual se liga a tiroxina.

Modo de Usar :

A exclusivo critério médico, de acordo com o caso. Comumente a dose diária inicial para adultos e crianças à de 25 a 100 mcg, aumentada progressivamente de 25 ou 50 mcg a cada três ou quatro semanas, de acordo com a resposta terapêutica obtida. A dose de manutenção para adultos de 200 a 300 mcg por dia e, para crianças, de 100 a 200 mcg por dia.
A duração do tratamento, conforme o caso, pode ser de alguns meses ou estender-se por toda a vida.
Pacientes idosos – Não existem Advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.

Superdosagem :

A superdosagem ocasiona quadro de hipertireoidismo caracterizado por cefaleia, instabilidade, nervosismo, sudorese e aumento da motilidade intestinal. podem surgir ou agravar-se angina pectoris ou insuficiência cardíaca congestiva.
O tratamento consiste na interrupção da levotiroxina e no uso de medicamentos capazes de antagonizar os efeitos centrais e perifricos dos hormônios, em especial, os decorrentes da atividade simPótica aumentada (p.ex., agentes antiadrenérgicos como o propranolol). quando necessário, deve-se fazer reposição hádrica e combater a febre e a hipoglicemia.
Em caso de insuficiência cardíaca, usar digitlicos.
Na ingestão aguda de grandes doses de levotiroxina, utilizar medidas visando impedir a absorção entárica do produto e medicamentos sintomáticos.

Fabricante :

Merck S.A. Indústrias Químicas

Estrada dos Bandeirantes, 1099
Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Tel.: +55 (21) 2444-2000
Fax: + 55 (21) 2444-2060

 

SAC Farmacêutica – 0800 727 7293
contato.merck@merck.com.br
SAC Química – 0800 727 7292
quimica@merck.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *