Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Farlutal Ad – Bula

Farlutal Ad – Bula

Princípio ativo : Medroxiprogesterona.

Apresentação : Comprimidos de 500 mg: embalagens com 10 unidades. Suspensão injetível: caixa com 1 frasco-ampola contendo 2,5 ml de suspensão injetável a 20%.

Indicação : Tratamento paliativo de tumores malignos hormnio-dependentes. farlutal ad tem sido usado com sucesso para produzir regressão no carcinoma da mama, do endometrio, da prostata, do rim. A terapia com farlutal ad tem se mostrado particularmente benfica no cncer da mama e proporciona uma melhora subjetiva em pacientes em fase terminal, notadamente o alívio da dor e a melhora do performance status. Farlutal ad pode ser utilizado em combinação com medicamentos citotxicos.

Efeito Colateral:

Como com outros progestagenos foram observados casos de mastodinia, galactorreia, perdas sanguineas vaginais, alteracoes do fluxo menstrual, amenorreia, edema, erosoes cervicais, alteracoes das secrecoes vaginais, ictericia colestatica, exantema com ou sem prurido, depressao psiquica. pode ocorrer efeito corticoide-semelhante com face de lua cheia, sindrome de cushing e variacao do peso corporeo e uma atividade do tipo adrenergica, que pode se evidenciar com finos tremores das maos, transpiracao e caibras nas panturrilhas a noite. a administracao intramuscular de grandes volumes da suspensao, pode causar lesoes localizadas no lugar da injecao tais como abscessos estereis ou infiltrados inflamatorios.

Precauções :

Farlutal ad sera administrado sob supervisao de pessoal medico especializado em terapia antiblastica. foi assinalada uma possivel relacao entre a administracao de progestagenos nos primeiros meses de gravidez e a presenca de malformacoes congenitas no recem-nascido; e portanto contra indicado o uso do produto na gravidez. ocorrendo disturbios de natureza tromboembolica, perda brusca da visao, parcial ou total, diplopia, edema de papila, lesoes vasculares retinianas, hemicrania, o tratamento deve ser suspenso. no caso de perdas sanguineas vaginais aconselha-se um esclarecimento diagnostico. no caso em que se torne necessario um exame histologico e oportuno assinalar que a paciente esta sendo tratada com progestagenos. a idade nao representa um fator de limitacao para o tratamento; todavia o tratamento com progestagenos pode mascarar o inicio do climaterio. um cuidadoso controle medico deve ser feito na presenca de diabetes ou depressao psiquica grave. deve ser assinalado que os estudos realizados em caes de raca beagle, tratados com acetato de medroxiprogesterona, evidenciaram o desenvolvimento de nodulos mamarios, sendo alguns de natureza evolutiva. interacoes medicamentosas: tratamentos anteriores com anticoncepcionais e/ou outros medicamentos que tendem a provocar trombose, podem contribuir para o desenvolvimento de doenca tromboembolica. deve-se levar em conta que, quase todas as terapias antineoplasicas, inclusive a quimioterapia citotoxica e a terapia antiestrogenica, podem induzir a hipercoagulabilidade.

Fórmula :

Cada comprimido de 500 mg contém: acetato de medroxiprogesterona micronizado 500 mg; excipientes q.s. (lactose, crospovidona, polivinilpirrolidona k25, polisorbato 80, celulose microcristalina, estearato de magnesio). Cada frasco-ampola da suspensão injetável contém: acetato de medroxiprogesterona 500 mg; excipientes q.s. (polietilenoglicol 4000, polisorbato 80, metil p-hidroxibenzoato, propil p-hidroxibenzoato, cloreto de Sódio.; água para injeções q.s.p. 2,5 ml.

Contra indicação :

tromboflebite s, distúrbios de natureza tromboemblica, insuficiência hepática grave, aborto retido, hipercalcemia em pacientes portadores de metastases ósseas, metrorragias de natureza não estabelecida, gravidez, hipersensibilidade ao farmaco.

Modo de Usar :

Suspensão injetível: a posologia geralmente varia, conforme a indicação , entre 1000 e 3000 mg por semana (fracionados em 2-3 administrações por injeções intramusculares profundas). No tratamento do cncer de mama são obtidos níveis plasmáticos adequados com a administração de uma dose total de 15 gramas no primeiro mes que podem ser atingidos administrando 500 mg por dia durante 4 semanas ou 100 mg por dia durante 5 dias consecutivos em cada semana durante 3 semanas, seguindo-se uma dose de manutencao de 1000 mg por semana. comprimidos: a posologia varia de 100 a 1000 mg por dia (as doses mais elevadas podem ser fracionadas em duas, tres administracoes diarias). normalmente as doses mais baixas foram utilizadas no carcinoma do endometrio, as mais elevadas no carcinoma da mama em fase adiantada e com metastase. farlutal ad pode ser associado com outras modalidades de tratamento antineoplasico (quimioterapia, radioterapia).

Fabricante :

Pharmacia Ind. Com. Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *