Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Flamalgen – Bula

Flamalgen – Bula

Princípio ativo : Diclofenaco sódico.

Apresentação :

Comprimido revestido 50mg: Embalagem com 20 comprimidos
Solução injetável 75mg: Embalagem com 05 ampolas de 3ml

Indicação : Afecções reumáticas, inflamatórias e degenerativas: Artrite reumatéide, artrite reumatéide juvenil, espondilite anquilosante, osteoartrose e espondilartrites. Afecções dolorosas na coluna vertebral. Reumatismo extra-articular. Crises agudas de gota. célicas renal e biliar. Inflamação e dor nos estados Pós-traumático e Pós-operatérios e após cirurgias dentárias. Condições dolorosas e/ou inflamatórias em ginecologia, tratamento sintomático da dismenorria primria.

Efeito Colateral:

Ocasionalmente podem ocorrer náuseas, vômitos, diarreia, célicas abdominais, flatulência, anorexia, cefaleia, tontura ou vertigem, erupções cutâneas e elevação dos níveis séricos de TGO e TGP. Casos raros de sangramentos gastrintestinais, diarreia sanguinolenta e sonolência já foram relatados. Casos isolados de estomatite, constipação, distúrbios da memria e da visão, convulsões, depressão, síndrome nefrtica, trombocitopenia e leucopenia. Muito raramente podem ocorrer edema e alterações no local da aplicação da injeção.

Precauções :

Pacientes com sintomas indicativos de distúrbios gastrintestinais, insuficiência hepática grave, deficiência da função cardíaca ou renal e idosos, devem ser tratados com cautela e sob rigorosa supervisão médica.
Durante tratamento prolongado recomenda-se monitorizar o hemograma.
Uso em mulheres grávidas ou em fase de lactação deve preceder de avaliação médica dos fatores riscos/benefícios, e quando houver a indicação , esta deve ser feita utilizando-se a menor posologia eficaz.
Pacientes que apresentarem vertigens deverão evitar dirigir veículos e operar máquinas.
Uso em idosos (acima de 65 anos) requer prescrição e acompanhamento médico.

Fórmula :

Cada comprimido contém:
Diclofenaco sódico………………..50mg
Excipientes: estearato de magnésio, manitol oral, lauril sulfato de sódio, amido de milho, dióxido de titânio, polietilenoglicol, talco, eudragit L-100, corante amarelo FDC N6, microcel MC e explocel A; q.s.p ………………..1 comprimido
Cada 3 ml da solução injetável contém:
Diclofenaco sódico………………..75mg veículos: metabissulfito de sódio, propilenoglicol, manitol injetível, água para injeção e álcool benzlico; q.s.p ………………..1ml

Contra indicação :

FLAMALGEN É contraindicado para crianças, pacientes portadores de úlcera péptica, hipersensibilidade a qualquer dos compostos da fórmula e que apresentarem crises de asma, urticária ou rinite aguda após o uso de Ácido acetilsalicílico ou outros inibidores da prostaglandina sintetase.

Interação Medicamentosa :

Pode elevar as concentrações plasmáticas do lítio e da Digoxina; inibe a atividade dos diuréticos; eleva a concentração sérica do Metotrexato; pode ocorrer elevação dos riscos de hemorragia com o uso concomitante com anticoagulantes; aumenta a nefrotoxicidade da Ciclosporina.

Modo de Usar :

Comprimido:
Como regra, a dose diária inicial é de 100 a 150mg. Em casos mais leves, bem como para terapias prolongadas, 75 a 100mg por dia são geralmente suficientes. A dose diária pode ser geralmente prescrita em 2 a 3 doses fracionadas.
Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido, de preferência antes das refeições. Os comprimidos não são recomendados para uso infantil.
Injetível:
1 ampola (75mg) diária, por via intramuscular profunda, aplicada no quadrante superior externo da regio gltea.
A posologia adequada deve ser ajustada pelo médico de acordo com a indicação e o quadro clínico do paciente. não é recomendável usar a forma injetável por mais de 2 dias; quando necessário, dar continuidade ao tratamento com comprimidos. Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de líquido, de preferência antes das refeições. O medicamento não é recomendável para crianças.

Superdosagem :

Tratamento de intoxicação aguda com agentes antiinflamatórios não esteroides, consiste essencialmente em medidas sintomáticas e de suporte.
Não há quadro clínico tópico resultante da superdosagem do FLAMALGEN.
As medidas terapêuticas a serem tomadas em casos de superdosagem são a lavagem gástrica e o tratamento com carvo ativado, to cedo quanto possível após a superdosagem para ajudar evitar a absorção. Tratamento sintomático e de suporte devem ser administrados em casos de complicações, tais como hipotensão, insuficiência renal, convulsões, irritação gastrintestinal e depressão respiratória. Terapias especficas tais com diurese forçada, dilise ou hemoperfusão, não são teis na eliminação de agentes antiinflamatórios não esteroides em decorrência de seu alto ndice de ligação a proteínas plasmáticas e metabolismo extenso.

Uso em Idosos

Pacientes idosos, com problemas de rins, fgado ou coração devem ser tratados com cautela. portanto, pacientes acima de 65 anos requerem prescrição e acompanhamento médico.

Fabricante :

Vitapan Indústria farmacêutica Ltda.

Endereço: Rua VPR 01, Quadra 02-A, Modulo 01, Daia
Anápolis – GO, 75132-020
Telefone: (62) 3902-6100
CNPJ: 30.222.814/0001-31
Industria Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *