Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Fludarabina Teva – Bula

Fludarabina Teva – Bula

Princípio ativo : Fosfato de fludarabina

Apresentação : 25 mg/ml Concentrado para solução injetável ou para perfusão

Indicação :

Fludarabina Teva É um medicamento citostático (anti-canceroso) que inibe o crescimentode células cancergenas.
Fludarabina Teva é usado no tratamento da leucemia linfoctica crônica das células B
(LLC-B) em doentes com produção suficiente de células sanguíneas saudveis.
O primeiro tratamento para leucemia linfocitica crônica com fludarabina deve ser apenasiniciado em doentes com doença em estádio avançado apresentando evidências deprogressão da doença.

LLC é um câncer das células brancas do sangue (chamadas linfcitos).
No caso de ter LLC são produzidos muitos linfcitos. Estes linfcitos não Atuam deforma apropriada ou são demasiado jovens (imaturos) para cumprir as funções normaisdas células brancas do sangue de combate doença.

Se existirem muitos destes linfcitos anormais, eles afastam as células saudveis damedula óssea (onde a maioria das células do sangue novas formada). Tambmdeslocam células sanguíneas saudveis do sangue e dos rgos. Sem células do sanguesaudveis em quantidade suficiente, podem aparecer infecções, anemia, ferimentos,perdas de sangue em excesso (hemorragias) ou até mesmo falha no funcionamento dos
rgos.

2. ANTES DE UTILIZAR FLUDARABINA TEVA

Não utilize Fludarabina Teva:
– se tem alergia (hipersensibilidade) ao fosfato de fludarabina ou a qualquer outrocomponente de Fludarabina Teva.
– se a sua função renal estiver gravemente diminuída. O seu médico decidirá, com base nA sua função renal, se este medicamento poderá ou não ser utilizado.
– se tiver um determinado tipo de anemia (anemia hemoltica descompensada; isto é umafalta de células sanguíneas vermelhas). O seu médico dir-lhe- se tiver esta patologia.
– se estiver grávida ou a amamentar (ver a secção ?Gravidez e aleitamento?).

Tome especial cuidado com Fludarabina Teva
– porque a substância ativa de Fludarabina Teva, fosfato de fludarabina, é umasubstância ativa muito forte. Os efeitos indesejáveis poderão ser graves e txicos.
Por esta razo, o seu médico irá vigiar o seu estado de Saúde de perto caso prescreva estemedicamento. Assim, importante que transmita ao seu médico quaisquer efeitossecundários que ocorram durante o tratamento com Fludarabina Teva.

Reala-se os seguintes efeitos adversos:
– se não se sentir bem
especialmente importante como indicador se a sua medula óssea não está a funcionarde forma adequada, se o seu Sistema Imunológico não estiver a funcionar bem ou se forsucetível a infecções.

– após ferimento nota o aparecimento anormal de ndoas negras (hematomas) ousangramento excessivo (hemorragia)
Tal situação poderá indicar uma redução de células sanguíneas saudveis.

– alterações na pele, tais como rash (vermelhidão) ou formação de bolhas.
Isto especialmente importante se tem ou teve câncer de pele.

O seu médico pode decidir não lhe prescrever este medicamento ou se sim comprecauções especiais, com base na experiência de algum dos efeitos secundários acimareferidos.
Durante o tratamento serão feitas contagens regulares das células sanguíneas.

– se apresentar muitas infecções (se o seu Sistema Imunológico estiver deprimido ou afuncionar de forma debilitada ou se tem historial de infecções graves)
O seu Sistema Imunológico ataca diferentes partes do seu organismo (designado porfenmeno auto-imune) e que também pode ser dirigido s células vermelhas (designadapor hemlise auto-imune). Esta condição poderá constituir ameaa de vida e conduzirmesmo morte. Se apresentar este quadro clinico poderá ter de receber medicação adicional tal como transfusão de sangue (ver mais adiante) e adrenocorticóides.

– quando receber uma dose elevada. Quando este medicamento é usado em doentes comleucemia aguda em doses elevadas (até 4 vezes mais a dose recomendada para a LLC)um terão dos doentes apresentou Vários efeitos graves a nível do sistema nervoso central
(incluindo cegueira, coma e morte). Doentes que recebam a dose recomendada para LLC,

coma, convulsões ou agitação são efeitos raros. Confusão pode acontecerocasionalmente. Deve mencionar ao seu médico qualquer sintoma não usual que sinta.

– quando usa fludarabina por longos períodos de tempo. O efeito do uso a longo termodeste medicamento a nível do sistema nervoso central desconhecido. Contudo, algumaspessoas suportaram a dose recomendada até 26 ciclos de tratamento.

– se necessitar de uma transfusão de sangue e se está a ser tratado (ou se já tevetratamento) com este medicamento, deve mencionar ao seu médico que recebeutratamento com fludarabina. O seu médico irá assegurar que receba apenas sangue, quetenha sido submetido previamente a um tratamento especial (irradiação). Foram relatadoscasos de complicações graves e mesmo casos de morte quando foi utilizado sangue semser irradiado.

– se necessita de fazer colheita de células estaminais e se está em tratamento (ou se jáesteve) com Fludarabina Teva 25 mg/ml, informe o seu médico que tem sido tratado comeste medicamento.

– quando necessitar de alguma vacina, consulte o seu médico, porque as vacinas vivasdevem ser evitadas durante e após o tratamento com Fludarabina Teva 25 mg/ml.

– se tem leucemia linfocitica crônica grave, o seu organismo poderá não estar apto aeliminar todos os resduos das células destrudas por este medicamento. Isto pode causardesidratação, redução a função renal e alterações cardíacas. O seu médico terconhecimento disto e poderá prescrever-lhe outros medicamentos para solucionar estaquestáo.

– se tem câncer de pele, as reas afetadas da sua pele podem piorar aquando dotratamento com este medicamento. Comunique ao seu médico quaisquer alterações na suapele enquanto está a tomar este medicamento ou mesmo após ter terminado o tratamentocom este medicamento.

– em crianças. Não está disponível informação sobre o uso deste medicamento emcrianças.

– em homens e mulheres em idade frtil: ver secção ?Gravidez e aleitamento?

– se o seu fgado não funciona de forma correcta: o seu médico poderá decidir não lheprescrever este medicamento ou então dá-lo mas com precaução.

– se tem alguma doença renal ou se tem mais de 70 anos de idade, a sua função renal deveser avaliada regularmente. Se os seus rins não estiverem a funcionar de forma adequadaDeverá tomar este medicamento em doses reduzidas. Se a sua função renal estiver muitodiminuída não deve tomar este medicamento.

– se tem mais de 75 anos de idade, este medicamento ser-lhe- prescrito com precaução.

Consulte o seu médico se alguma das precauções acima mencionadas lhe for aplicvel oufoi aplicvel no passado.

Este medicamento contém menos de 1 mmol de sódio (23mg) por ml, sendo ummedicamento praticamente livre de sódio..

Utilizar Fludarabina Teva com outros medicamentos
Atenção: as recomendações a seguir mencionadas podem também ser aplicadas ao uso demedicamentos no passado ou no futuro próximo.
Os medicamentos mencionados nesta secção poderão ter outra designação, vulgarmentesob designação comercial. Nesta secção apenas o nome da substância ativa ou grupo desubstâncias ativas mencionado e não o nome comercial! Assim, confira na embalagemo nome da substância ativa do medicamento que está a tomar.

Interação significa que medicamentos, quando tomados em simultâneo, podeminfluenciar a ação e/ou efeitos secundários dos outros. Uma interação pode acontecercom este medicamento quando tomado em simultâneo com:
– pentostatina (desoxicoformicina) (outro medicamento que inibe o crescimentocancergeno); não deve ser tratado com fosfato de fludarabina 25 mg/ml.
– alguns medicamentos que fluidificam o sangue, tais como dipiridamol, reduzem aeficácia da fludarabina.

Informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e aleitamento
Não deve tomar este medicamento no caso de estar grávida, porque estudos em animais eexperiência limitada no homem demonstraram um possível risco de deformações nodesenvolvimento do feto. Se for mulher e estiver em idade frtil, deve evitar umagravidez. Contudo se ficar grávida informe o seu médico imediatamente (ver tambmsecção ?Não utilize Fludarabina Teva?).

Desconhece-se se a fludarabina passa para o leite materno de mulheres em tratamentocom fludarabina. Contudo, nos estudos em animais foi detectada fludarabina no leitematerno, Assim sendo, não Deverá amamentar durante o tratamento com Fludarabina
Teva.
Aconselhe-se com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não foi avaliado o efeito do tratamento com fludarabina na capacidade do doente paraconduzir ou utilizar máquinas. Consulte o seu médico se tem alguma dvida em comoeste medicamento afeta a sua capacidade de conduzir e reagir.

3. COMO UTILIZAR FLUDARABINA TEVA

Seguir cuidadosamente os conselhos médicos enquanto toma este medicamento. O seumédico decidirá quando e por quanto tempo tomar Fludarabina Teva 25 mg/ml.
Consulte o seu médico se tiver a sensação de que este medicamento muito forte oufraco para si.

A dose que lhe é administrada depende da sua rea de superfcie corporal. Esta medidaem metros quadrados (m2), e calculada pelo seu médico com base na sua altura e peso.

Fludarabina Teva 25 mg/ml deve ser utilizada apenas sob vigilância de um profissionalqualificado com experiência em terapias anti-cancergenas.

Recomendação geral
A dose diária recomendada é de 25 mg de fosfato de fludarabina/ m2 de rea desuperfcie corporal, por dia. Esta dose ser-lhe-é administrada por injecção ou perfusãodurante 5 dias consecutivos. Este ciclo de tratamento irá repetir-se cada 28 dias até o seumédico decidir que o melhor efeito possível foi alcançado. No geral tal acontece após 6ciclos, por outras palavras após aproximadamente 6 meses. A dose poderá ser diminuídaou os ciclos alterados se os efeitos secundários constituírem problema.
Se tem problemas renais irá receber uma dose reduzida e ser submetido regularmente aanálises ao sangue.

A segurança deste medicamento em crianças ainda foi estabelecida.

Se utilizar mais Fludarabina Teva do que deveria
Não existe um antídoto especifico para os casos de sobredosagem com fludarabina.
Em caso de sobredosagem o seu médico irá interromper a terapêutica e tratar os sintomas.
Os sintomas de sobredosagem podem ser cegueira tardia, coma e morte devidas atoxicidade irreversível no sistema nevoso central.
Doses elevadas podem igualmente originar uma redução grave do nmero de certos tiposde células sanguíneas (trombocitoPónia grave (reduzido nmero de plaquetas com ndoasnegras e hemorragias) e neutropenia (nmero diminuído de células brancas com aumentodo risco de infecções) devido à diminuída atividade da medula óssea (supressão damedula óssea).

Caso se tenha esquecido de tomar Fludarabina Teva
O seu médico irá definir os tempos em que Deverá receber este medicamento. Se pensaque falhou uma dose, contate o seu médico assim que possível.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Fludarabina Teva 25 mg/ml pode causar efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Efeitos secundários muito frequentes: ocorrem em mais do 1 em cada 10 doentes
Efeitos secundários frequentes: ocorrem em mais do 1 em cada 100 doentes, mas emmenos do que 1 em cada 10 doentes
Efeitos secundários pouco frequentes: ocorrem em mais do 1 em cada 1000 doentes, masem menos do que 1 em cada 100 doentes
Efeitos secundários raros: ocorrem em mais do 1 em cada 10000 doentes, mas em menosdo que 1 em cada 1000 doentes
Efeitos secundários muito raros: ocorrem em mais do 1 em cada 10000 doentes

Um ou mais dos seguintes efeitos secundários pode ocorrer:

Doenças do Sistema Imunológico
Infecções graves ocorreram em doentes tratados com fludarabina. Em alguns casosresultou em morte.

Doenças do sangue e do sistema linfático
Um efeito secundário frequente é a redução da produção de células do sangue pelamedula óssea, o que pode originar anemia, hemorragia ou ndoas negras.
A redução do nmero de células do sangue tem sido reportada em doentes tratados comfludarabina. Em casos raros, a produção de células do sangue foi severamente reduzida
(sindrome mielodisplástico), mas a maioria dos doentes receberam outros tratamentospara o câncer durante ou após o tratamento com fludarabina. Dado o mecanismo de açãodeste medicamento, ficar mais susceptivel s infecções. Por vezes, durante ou após otratamento com fludarabina o seu prprio Sistema Imunológico poderá atacar algumaspartes do organismo. Tal situação poderá causar um nmero de condições relacionadascom a função ou produção de células vermelhas do sangue. Estas são:
– anemia em consequncia de alteração grave do sangue (anemia hemolitica autoimune).
– alterações do sangue (baixa contagem plaquetária) acompanhada com o fcilaparecimento de ndoas negras e hemorragias (trombocitopenia autoimune).
– ferimento, sangramento do nariz e das gengivas causadas por alterações sanguíneas
(trombocitopenia purpura).
– doença na pele caracterizada por formação de bolhas, afetando todo o corpo (Pónfigo).
– sindrome Evan, uma doença caracterizada por fatiga, pele Pólida, dificuldade narespiração, anemia, tendência de hemorragia e ndoa negras.

Apesar destas condições serem raras, podem ser por vezes fatais.

Comunique imediatamente ao seu médico se:
– sentir invulgarmente cansado ou com dificuldade em respirar.
– notar o aparecimento invulgar de ndoas negras e hemorragia após traumatismos.
– parece ter mais infecções do que costuma.
– apresenta rash ou bolhas na pele (ver também secção ?Tome especial cuidado com
Fludarabina Teva?.

Doenças do sistema nervos.

Fraqueza dos membros (neuropatia perifrica) frequentemente observada. Confusãoocasionalmente ocorre. Coma, excitação e agitação e ataques (epilticos) são raramenteobservados.

Afecções oculares
Problemas de visão são frequentemente reportados. Em casos raros, ocorre inflamação donervo ptico, dano do nervo ptico e cegueira.

Cardiopatias
Em raros casos, insuficiência cardíaca e alteração da frequência cardíaca foramreportados. Se apresenta dificuldade respiratória, dores no peito ou se sentir papiltaçõescomunique imediatamente ao seu médico.

Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino
Infecção pulmonar (pneumonia) ocorre frequentemente em associação com o tratamentocom fosfato de fludarabina. Outras reações do tipo alérgicas (hipersensibilidadepulmonar) são pouco frequentemente observadas. Se apresentar dificuldade respiratória,tiver tosse ou dores de peito, comunique imediatamente ao seu médico.

Doenças gastrointestinais
Efeitos a nível do trato gastrointestinal tais como naseas (sensação de enjoo), vômitos
(estar enjoado), diarreia, inflamação da boca (estomatite) e perda do apetite sãofrequentes.
Hemorragia gastrointestinal ocorre ocasionalmente. também pode ser observadoalterações nas proteínas (enzimas) do Póncreas.

Afecções hepatobiliares
Alterações das proteínas (enzimas) do fgado podem ser observadas pouco frequentes.

Afecções dos tecidos cutâneos e subcutâneas
Rash cutâneo pode ser observado com frequência. Em casos raros a pele pode ficarvermelha e apresentar formação de bolhas ou ficar inflamada (sindrome de StevensJohnson ou necrólise epidérmica tóxica).

Doenças renais e urinárias
Casos raros de inflamação da bexiga com o aparecimento de sangue na urina (cistitehemorrágica) foram reportados.

Outros
Uma condição designada por sindrome da lise tumoral pode ocorrer quando o organismonão tem capacidade de lidar com os resduos das células eliminadas pelo fosfato defludarabina. Apesar de pouco frequente, poderá induzir ao aparecimento de níveisanormais de resduos no seu sangue e possivelmente a insuficiência renal. Se tiver

Alguma dor na regio lateral ou se apresentar sangue na urina, comunique imediatamenteao seu médico.
Inflamações (infecções), febre, sensação de cansaço, fraqueza, sensação de estar doente,edema e arrepios foram frequentemente reportados.

Modo de Conservar: FLUDARABINA TEVA

Conservar no frigorfico (2C e 8C).
Não congelar.
Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Fludarabina Teva após o prazo de validade impresso no frasco e embalagem exterior. Os dois primeiros algarismos indicam o mês e os últimos algarismos o ano.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Outras Informações

Qual a composição de Fludarabina Teva
A substância ativa é fosfato de fludarabina.
Os outros componentes são manitol (E421), hidróxido de sódio (E524) e água parapreparações injetáveis.

Qual o aspecto de Fludarabina Teva e conteúdo da embalagem
Fludarabina Teva 25 mg/ml é uma solução lmpida acondicionado em frascos de vidroincolor com tampa de borracha, selo de alumínio e vedante de plástico.

Fabricante :

Teva Pharma Produtos farmacêuticos Ltda.

5 Basel St. Petach Tikva
49131, Israel

Tel: +972-3-9267267
Fax: +972-3-9234050

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *