Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Fungimax – Bula

Fungimax – Bula

Princípio ativo : benzoilmetronidazol

Apresentação : Creme vaginal: bisnaga de 40 gramas acompanhada de aplicador. Caixa com 20 comprimidos.

Indicação : Tratamento das infecções vaginais causadas por Trichomonas vaginalis, Candida albicans e bactrias inespecficas e para o tratamento dos parceiros sexuais. Para melhores resultados clínicos, aconselha-se para as pacientes a administração simultânea das duas Apresentações (creme vaginal e comprimidos orais), principalmente nos casos em que houver presença de corrimentos vaginais.

Efeito Colateral:

As reações adversas mais comuns com o uso do creme vaginal são irritação e sensibilidade com sensação de queimação e prurido no local. A Apresentação : oral (comprimidos) pode em alguns indivíduos acarretar distúrbios gastrintestinais, tais como, náuseas, vômitos, diarreia, boca seca com gosto metlico e raramente estomatites que desaparecem logo após a interrupção do tratamento. Existem raros casos relatados de erupções na pele e leucopenia moderada temporria com o uso dos comprimidos orais.

Precauções :

Em pacientes portadores de insuficiência renal e/ou hepática a administração de Fungimax deve ter rigoroso controle médico. Em mulheres grávidas, após o 1 trimestre, ou em fase de lactação, a administração de Fungimax deve preceder de uma avaliação médica dos fatores riscos/benefícios. Pacientes idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso do medicamento sob rigoroso acompanhamento médico e com redução da dose em 30% a 40% devido a concentrações séricas mais altas. – Interações Medicamentosas:: Fungimax, devido à presença do benzoilmetronidazol, aumenta o efeito anticoagulante de warfarina e diminui o clearance da fenitona e derivados do lítio ; o uso concomitante com cimetidina aumenta a concentração plasmática de benzoilmetronidazol, e com fenobarbital a concentração diminuída. A ingestão de álcool durante o tratamento com Fungimax produz efeito semelhante ao dissulfiram causando grande mal-estar.

Fórmula :

Cada aplicação (4 gramas) do creme vaginalcontém: benzoilmetronidazol 500 mg; nistatina 100.000 UI; cloreto de benzalcnio 5 mg; excipientes: parabenos, cera auto-emulsionante, borato de sódio, E.D.T.A. sódico, metabissulfito de sódio, água purificada. Cada comprimido oral contém: metronidazol 250 mg; nistatina 50.000 UI; cloreto de benzalcnio 2,5 mg; cloridrato de lisozima 5 mg; uria 2,5 mg; excipientes: aerosil, P.V. PK 30, celulose microcristalina, polómero de celulose, dióxido de titânio, estearato de magnésio, talco, corante.

Contra indicação :

Pacientes portadores de hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula e durante o primeiro trimestre de gravidez.

Modo de Usar :

Creme vaginal: 1 aplicação à noite, durante 10 a 14 dias. Aconselha-se o uso concomitante da Apresentação : oral (comprimidos). Casos mais graves a critério médico, podem ser feitas até 2 aplicações diárias. Comprimidos orais: 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia, durante 10 a 14 dias, com tratamento simultâneo dos parceiros sexuais.

Fabricante :

Fabricante : Neo Química Comércio e Indústria Ltda.

Rua Rangel Pestana, 1171 – Sapiranga,
Fortaleza, CE – CEP: 60833-012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *