Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Hantina – fórmula

Hantina – fórmula

Indicação : Tratamento de infecções urinárias agudas e crônicas tais como: cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites, produzidas por bactrias sensíveis nitrofurantona, (Escherichia coli, Enterococos, Staphylococcus aureus, Klebsiella sp., Proteus sp. ou outras).
Profilaxia das infecções urinárias, antes e durante as intervenções cirúrgicas, ou investigações instrumentais das vias urinárias.

Contra indicação :

Hipersensibilidade nitrofurantona. Insuficiência de glicose-6-fosfodesidrogenase.
anúria, oligúria ou comprometimento significativo da função renal.
Na fase final da gestação e em crianças com menos de três meses de idade.

Interações Medicamentosas:

A probenecida reduz a excreção tubular da nitrofurantona. A alcalinização do suco gástrico pode interferir com a absorção do fármaco.
reações Adversas e Alterações de Exames Laboratoriais
Anorexia, náuseas e vômitos poderão ocorrer, Além de dor abdominal e diarreia . A Incidência desses sintomas reduzida com a ingestão do medicamento acompanhado de leite ou alimento slido.
cefaleia, tonteira, sonolência e mialgias, são controlveis da mesma forma ou com a administração de medicação auxiliar. erupções cutâneas, febre, calafrios, icterícia, eosinofilia e reações pleuro-pulmonares poderão ocorrer nos pacientes hipersensíveis droga. A supressão do medicamento assegura o imediato desaparecimento desses sintomas.

Modo de Usar :

SUSPENsão ORAL/CápsulAS
ADULTOS: 50 a 100 mg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias, s refeições. Nos casos necessários, a critério médico, a dose diária poderá ser de 8 a 10 mg/kg, ou por períodos mais prolongados.
SUSPENsão ORAL
crianças: 5 a 7 mg por kg de peso/dia, divididos em 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias, durante as refeições e junto com alimentos doces.
A tabela a seguir tem o objetivo de facilitar a administração de Hantina Suspensão. está baseada numa posologia média de 5 a 7 mg de Hantina Suspensão por kg/peso, administrada durante 24 horas.
Peso em kg No de colher medida/4 vezes ao dia
7 a 11 (correspondente a 2,5 ml)
12 a 21 1 (correspondente a 5 ml)
22 a 30 1 + (correspondente a 7,5 ml)
31 a 40 2 (correspondente a 10 ml)

Precauções e Advertências

AdvertênciaS
Caso ocorram reações pulmonares agudas, subagudas e crônicas, o tratamento Deverá ser suspenso e tomadas as medidas apropriadas.
Qualquer sinal de hemlise indica a suspensão do tratamento, pois ela reversível com a retirada do medicamento.
PRECAUções
A neuropatia perifrica poderá raramente ocorrer, em pacientes portadores de diabetes, hipovitaminose B, nefro ou hepatopatia, anemia e doenças debilitantes.
É possível, como para qualquer antibacteriano, o desenvolvimento de microorganismos resistentes, especialmente Pseudomonas. importante realizar o teste de sensibilidade nitrofurantona e os exames bacteriológicos para detectar possível resistância.
A coloração amarelada forte da urina, não tem relevncia prtica.
GRAVIDEZ E LACTAção
O emprego da nitrofurantona na gravidez e lactação exige avaliação criteriosa dos riscos e benefícios.
IDOSOS
Devem ser observadas as mesmas recomendações relativas aos adultos e crianças.

Fabricante :

Apsen Brasil Indústria Química Farmacêutica

Endereço: Rua la Paz, 39, São Paulo – SP, 04755-020
Fone: 0800-165678
FAX: 11 5644-8226
E-mail: infomed@apsen.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *