Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Inflanan Fc – Bula

Inflanan Fc – Bula

Princípio ativo : Piroxicam.

Classe terapêutica : Analgesicos, Antiartriticos, Antiinflamatórios e Antireumaticos.

Apresentação : Comprimidos revestidos FC 10 mg: caixa com 8 comprimidos. Comprimidos revestidos FC 20 mg: caixa com 8 e 16 comprimidos.

Indicações:Todas as patologias inflamatórias de natureza aguda ou crônica. Processos agudos das vias respiratórias: amigdalites, faringites, laringites. Processos inflamatórios e dolorosos, originados por: traumas osteoarticulares, contuses e distenses musculares traumáticas, pr e Pós-operatérios cirúrgicos de natureza ortopódica, odontológica e de cirurgia geral. Processos inflamatórios crônicos: artrite reumatéide, osteoartrites, espondilites anquilosantes, lombalgias, hárnias de disco e lpus eritematoso. Processos inflamatórios ginecológicos: dismenorria, salpingites, anexites

Efeito Colateral:

Pacientes mais sensíveis podem apresentar dores de estômago, vômitos, azia e distensão abdominal principalmente quando a dose de 3 mg/dia for ultrapassada ou quando Inflanan FC for utilizado mais prolongadamente. Os comprimidos revestidos, por serem resistentes é acidez gástrica, tem menor possibilidade de produzir efeitos gástricos. Alguns pacientes podem apresentar, embora raramente, sonolência, vertigens e depressão. Advertências e recomendações para pacientes maiores de 65 anos: pacientes idosos, com insuficiência renal, cardíaca e hepática, aqueles fazendo uso de diuréticos, podem ter uma descompensação da função renal com o uso de antiinflamatórios, pela redução dose-dependente na formação de prostaglandinas. Por isto deve-se utilizar doses menores do medicamento nestes pacientes e monitorizar a função renal. Superdosagem: a ingestão acidental de doses elevadas ou erros de dosagens exige atitudes médicas que impeam a absorção e acelerem a sua eliminação. A absorção a nível intestinal pode ser diminuída por ingestão de substâncias que apresentem efeito adsortivo, como o carvo ativado, associado ou não, dependendo do tempo de ingestão, com medidas provocadoras de vômitos. Como o piroxicam apresenta ciclo entero-hepático a administração de colestiramina pode ser til. Uma hidratação adequada facilita a eliminação urinária do piroxicam.

Modo de Usar :

Comprimidos revestidos de 10 ou 20 mg: adultos 1 comprimido ao dia; crianças acima de 20 kg 1 comprimido de 10 mg ao dia. Observações: patologias agudas podem requerer uma dose inicial de 30 a 40 mg nos 2 primeiros dias. Para crianças com menos de 20 kg recomenda-se utilizar Inflanan Gotas.

Contra indicação :

Gastrite e úlcera péptica: pacientes portadores destas patologias correm maior risco de apresentar complicações com o uso de Piroxicam. Alergias: pacientes portadores de asma, bronquites, rinites ou urticária devem evitar o uso de Piroxicam assim como de outros antiinflamatórios não esteroides. Insuficiência renal: pacientes com a função renal prejudicada podem apresentar uma nefrite intersticial ou agravar a sua insuficiência renal. Gravidez e lactação: não deve ser utilizado nestas situações, pois não existe trabalho publicado que autorize o seu uso.

Precauções :

Apesar da literatura descrever poucas situações em que o Piroxicam desencadeou efeitos colaterais de natureza grave, deve se precaver quanto às alterações abaixo: Sistema gastrintestinal: sangramentos, micro-hemorragias e mesmo perfurações gástricas durante tratamentos clínicos prolongados, geralmente em pacientes com outros fatores de risco como alcoolismo, fumantes, portadores de úlceras, idosos e debilitados. Estes sintomas tendem a se reduzir muito com a nova forma de revestimento dos comprimidos de Inflanan FC. Sistema renal: pacientes que apresentem a função renal debilitada por insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou insuficiência hepática podem desenvolver uma nefrite intersticial aguda ou ocasionalmente síndrome nefrtica. Sistema sanguíneo: são descritos de forma isolada e não confirmados como relacionados ao uso do Piroxicam: anemias aplásticas, leucopenia e trombocitopenia. Sua ação antiagregadora plaquetária pode acarretar problemas na hemostasia, não sendo conveniente o uso de Inflanan FC nos pacientes que irão ser submetidos a cirurgias com grandes riscos hemorrágicos. Sistema hepático: há casos na literatura de icterícia colestática desencadeada pelo Piroxicam durante o tratamento prolongado. Pele: o uso de Inflanan FC com posterior exposição exagerada ao sol pode desencadear quadro de fotodermatites. Sistema nervoso central: pacientes mais sensíveis podem apresentar tonturas, cefaleia, sonolência e vertigens. Cuidados na administração e interrupção: nos processos crônicos, existe uma laténcia de 6 a 7 dias para se obter uma resposta adequada, não se deve, portanto, interromper a medicação sem consultar o médico. – Interação medicamentosa: o Piroxicam pode interagir com drogas como antidiabéticos orais, anticoagulantes, diuréticos e outras drogas potencialmente nefrotóxicas.

Fórmula :

Cada comprimido revestido de 10 mg e 20 mgcontém, respectivamente, piroxicam 10 e 20 mg. Excipientes: lactose, estearato de magnésio.

Dizeres Legais :

Farmacêutico Responsável: Regina Helena Vieira de Souza Marques CRF/SP no 6394

Fabricante : Marjan Farma Indústria e Comércio

Endereço: R. Gibraltar, 165 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04755-070
Telefone: (11) 5642-9888

E-mail e SAC: 0800-55-4545

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *