Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Iprabon – Bula

Iprabon – Bula

Princípio ativo : brometo de ipratrópico

Apresentação : Solução a 0,025% para inalação em frasco com 20 ml, acompanhado com conta-gotas.

Indicação : Tratamento da exacerbação aguda da bronquite crônica. Em combinação com uma medicação beta2-agonista, como o fenoterol, é indicado também para o tratamento da crise aguda de broncospasmo em pacientes asmáticos.

Efeito Colateral:

Não são conhecidas reações sistémicas. Secura da boca, tosse e irritação da garganta podem ocorrer em casos isolados. Os pacientes devem ser informados que o aparecimento temporrio de transtornos visuais (nvoa) pode ocorrer quando do contato acidental do produto com os olhos. Uso geritrico: o produto poderá ser usado por pessoas acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções comuns ao medicamento.

Modo de Usar :

Adultos: 0,250-0,500 mg = 20-40 gotas = 1 2 ml a cada 4 a 6 horas. Crianças acima de 5 anos: 0,125-0,250 mg =10-20 gotas = 0,5-1 ml a cada 4 a 6 horas. Crianças menores de 5 anos: a posologia deve ser adaptada a critério médico; estudos realizados demonstram que a dose adequada é a de 0,050-0,125 mg = 4-10 gotas = 0,2 0,5 ml a cada 4 a 6 horas. O produto deve ser administrado por via inalatéria por nebulização da solução, se necessário, diluda em 3-5 ml de solução isotúnica de cloreto de sódio (0,9%), utilizando-se oxignio ou ar comprimido. Na inalação para o tratamento da crise aguda do broncospasmos, o produto pode ser misturado com um beta2-agonista, como o fenoterol. – Superdosagem: uma superdosagem por inalação pouco provável, visto que o produto não é bem absorvido por via sistémica mesmo após uma administração oral, usando doses superiores dose terapêutica (até 1,2 mg). No entanto, qualquer manifestação que necessite de maiores cuidados deve receber tratamento sintomático.

Contra indicação :

Hipersensibilidade conhecida a um dos componentes da fórmula ou s substâncias atroPónicas.

Precauções :

Recomenda-se prudncia com o uso de anticolinrgicos em pacientes com glaucoma de ângulo fechado e hipertrofia prostática. Iprabon solução para inalação não deve ser misturado ao cromoglicato dissódico, devido à formação de um precipitado resultante da reação entre o cromoglicato e o cloreto de benzalcnio, conservante do produto. Este conservante, eventualmente, pode causar broncoconstrição. Havendo necessidade do uso concomitante de cromoglicato, este deve ser administrado separadamente. – Gravidez e lactação: a segurança do uso do produto em mulheres lactantes ainda não foi estabelecida. Não foi também estabelecida a segurança do uso do produto em mulheres grávidas. Portanto deve-se observar as precauções habituais durante a gravidez, principalmente durante o 1 trimestre. – Interações Medicamentosas:: o efeito broncodilatador dos beta2-adrenérgicos (p. ex. fenoterol) e da aminofilina potencializado pelo brometo de ipratrpico, podendo este, a juzo do médico, ser associado aos mesmos e também aos corticosteróides.

Fórmula :

Cada ml da solução para inalação a 0,025% (20gotas) contém: brometo de ipratrpico 0,250 mg. Excipientes: cloreto de benzalcnio, ácido etilenodiamino tetracético dissódico e cloreto de sódio.

Fabricante :

Zambon Laboratórios Farmacêuticos LTDA

Avenida Ibirapuera, 2332 – 12º andar – torre 1 – CEP 04028-002 Moema São Paulo – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *