Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Losalen – Bula

Losalen – Bula

Princípio ativo : Ácido Salicilico e Pivalato de Flumetasona.

Apresentação : Pomada. tubo com 30 g (peso líquido).

Indicação : Doenças inflamatórias agudas e subagudas da pele, de Vários tipos e localizações , responsivas aos corticosteróides, particularmente aquelas associadas à hiperqueratose. Por exemplo:
eczema seborrico, eczema de contato, dermatite atépica (em pacientes de todas as idades), neurodermatite localizada;
psorase vulgar, lquen plano, hiperqueratoses plantares e palmares.

Efeito Colateral:

Ocasionalmente, no local da aplicação , sinais de irritação tais como: sensação de queimação, prurido ou erupção cutânea; em casos isolados também foi observada uma leve atrofia cutânea em decorrência do uso de pivalato de flumetasona. O tratamento deve ser descontinuado se surgir irritação severa ou sensibilização. Losalen pode afetar, de maneira adversa, a função adrenocortical (causando síndrome de Cushing em casos isolados).
até o momento, não foram relatados casos de absorção de salicilatos que tenham resultado em efeitos sistémicos durante tratamento com Losalen. Entretanto, deve se manter em mente a possibilidade deste risco, particularmente ao se utilizar o medicamento em pediatria.
Outras reações adversas relatadas durante o uso tópico de glicocorticóides incluem, por exemplo, alergia de contato, mudanças na pigmentação da pele ou infecções secundárias, especialmente após aplicação por períodos prolongados de tempo em reas extensas e na forma de curativos oclusivos ou em reas nas quais a pele muito permevel (por exemplo, face e axilas). Glicocorticóides podem também ocasionar estrias rubras de distensão, telangiectasia, púrpura ou acne induzida por corticosteride.

Modo de Usar :

Dependendo da severidade da doença, a dose recomendada de Losalen é a seguinte: Aplicar a pomada nas reas afetadas, na forma de camada fina, 1 a 2 vezes ao dia, friccionando-se levemente. O tratamento de doenças crônicas da pele (por exemplo, psorase ou eczema crônico) não deve ser interrompido abruptamente).

Contra indicação :

Afecções virais da pele (por exemplo, varicela, erupções cutâneas após vacinação, herpes simples, herpes zster), sífilis, tuberculose cutânea, dermatite perioral, acne vulgar, aplicação nos olhos, hipersensibilidade conhecida ao pivalato de flumetasona ou aos corticosteróides em geral, hipersensibilidade conhecida ao ácido salicílico ou a outros salicilatos, bem como aos outros componentes de Losalen.

Precauções :

Nos casos excepcionais em que Losalen for aplicado em grandes quantidades em reas extensas da pele ou na forma de curativos oclusivos, o paciente Deverá ser mantido sob supervisão médica regular. Tratamentos a longo prazo, especialmente na pele do rosto, devem sempre ser evitados, não importando a idade do paciente.
Devido aos relatos de moderada diminuição da função adrenocortical, o risco de reações adversas sistémicas deve ser mantido em mente especialmente quando o medicamento for utilizado em grandes reas da pele ou na forma de curativo oclusivo.
Losalen deve ser utilizado com cautela em lactentes e crianças pequenas, nas quais a pele mais sensível.
A aplicação na forma de curativos oclusivos deve ser de duração limitada e confinada a pequenas reas lesadas. Deve-se dar tratamento adicional apropriado a reas com infecção bacteriana ou mictica severa.
Losalen não deve entrar em contato com a conjuntiva.
Em pacientes com insuficiência renal grave, deve ser evitada a aplicação repetida em reas extensas da pele, tendo em vista a possibilidade de absorção do salicilato.
Losalen não é indicado em estágios de secreção aguda ou subaguda nos quais ainda exista risco de exudação e não deve ser utilizado nas membranas mucosas.

Modo de usar :

Dependendo da severidade da doença, a dose recomendada de Losalen é a seguinte: Aplicar a pomada nas reas afetadas, na forma de camada fina, 1 a 2 vezes ao dia, friccionando-se levemente. O tratamento de doenças crônicas da pele (por exemplo, psorase ou eczema crônico) não deve ser interrompido abruptamente).

Fórmula :

A pomada contém 0,02% de pivalato de flumetasona e 3% de ácido salicílico; excipiente q.s.

Farmacocinética :

Pivalato de flumetasona: A absorção percutânea do pivalato de flumetasona que, mesmo sob condições extremas, mínima, eleva-se pela adição do ácido salicílico. Quando se aplica Losalen em grande quantidade e repetidamente sobre a pele, pode-se observar moderada diminuição temporria da função adrenocortical.
ácido salicílico: Foi demonstrado que o ácido salicílico é absorvido de Losalen apenas em pequenas quantidades. após a aplicação tópica, mesmo sobre grandes reas de pele lesada, os níveis plasmáticos totais medidos estavam bem abaixo daqueles associados com reações tóxicas sistémicas.
Propriedades da pomada: A pomada é a forma de aplicação adequada para uso em pele seca e com ausência de óleos naturais.

Farmacodinâmica

O pivalato de flumetasona é um glicocorticóide de potncia moderada, adequado para aplicação tópica, que exerce os efeitos antiinflamatório, antialérgico, vasoconstritor e antiproliferativo. Losalen proporciona alívio rpido e elimina o prurido de doenças inflamatórias da pele de Vários tipos e origens. Os efeitos múltiplos exercidos pelos glicocorticóides são atribudos a um mecanismo molecular complexo no qual a ligação a receptores citoplasmáticos específicos também importante.
O ácido salicílico tem ações queratoltica e escamoltica, Além de mostrar leve propriedade antibacteriana e antimictica. também estabiliza o manto ácido protetor da pele. A adição de ácido salicílico torna mais fcil a penetração do glicocorticóide nas camadas mais profundas do estrato crneo, e ao mesmo tempo acelera e intensifica os seus efeitos.

Gravidez e Lactação

Experimentos relevantes é avaliação da segurança dos corticosteróides conduzidos em animais, embora não tendo sido feitos especificamente com Losalen, mostraram efeito teratogúnico potencial e outras reações adversas no embrio e/ou no feto. Entretanto, não há relatos sobre reações adversas com Losalen na gravidez humana.
Ao se utilizar Losalen durante a gravidez, Deverá ser cuidadosamente considerada a relação risco/benefício. Seu uso deve ser reservado a Indicaçõesestritas. Entretanto, deve ser evitado o uso de Losalen em grandes quantidades ou em reas extensas da pele (especialmente na forma de curativos oclusivos) ou por períodos prolongados de tempo durante a gravidez.
Não se sabe se as substâncias ativas de Losalen e/ou seus metabólitos passam para o leite materno quando o medicamento é aplicado topicamente. Por razes de segurança, mães que amamentam não devem usar o produto.

Informação ao Paciente

Este produto deve ser protegido do calor. O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o produto após a data de validade.
Informe seu médico se estiver grávida, se ocorrer gravidez durante o tratamento ou se estiver amamentando.
Siga corretamente as instruções do seu médico quanto ao uso do produto, não interrompendo ou modificando o tratamento sem antes consult-lo.
Losalen é bem tolerado, porêm, podem ocorrer algumas reações tais como: sensação de queimação, vermelhidão e coceira no local de aplicação . Caso ocorra qualquer reação desagradável durante o tratamento, procure seu médico; ele lhe daré orientação adequada.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Se estiver tomando qualquer outro medicamento, avise seu médico.
Contra Indicações:alergia conhecida aos componentes do medicamento; infecções na pele causadas por virus, sífilis, espinhas; aplicação nos olhos.
Precauções: Este medicamento não deve ser aplicado nos olhos. Se acidentalmente ocorrer contato do medicamento com os olhos lave-os com bastante água.
Nos casos em que o medicamento for utilizado em grandes quantidades (grandes reas da pele) ou como curativo, necessário acompanhamento do médico.
Deve-se evitar o uso do medicamento por períodos prolongados especialmente no rosto.
Utilizar com cuidado em crianças. Se o medicamento for aplicado em regio coberta por fraldas, não usar calas plásticas, nem fraldas apertadas.
Não utilizar o produto em feridas que apresentam secreção. Se for portador de qualquer outra doença, avise seu médico.
Durante a gravidez e amamentação este produto deve ser utilizado com precaução, sendo que, nestes casos deve-se evitar seu uso em grandes quantidades .
NO TOME Remédio SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico. PODE SER PERIGOSO PARA SUA Saúde.

Interação Medicamentosa :

Não são conhecidas até o momento.

Superdosagem :

Não há relatos até o momento.

Fabricante :

Novartis Biociências S.A.

Novartis Pharma
0800-888-3003
8h às 17h
sic.novartis@novartis.com

Novartis Saúde Animal
0800-888-8280
seg. a sex., das 8h às 17h
nac.br@novartis.com

Novartis OTC
0800-775-8181
sic.novartis@novartis.com

CIBA Vision
0800-775-2422
sic.novartis@novartis.com

Sandoz
0800-400-9192
sac.sandoz@sandoz.com

Novartis é um grupo farmacêutico suíço criado em 1996 pela fusão de Ciba-Geigy e Sandoz com sede em Basileia, na Suíça. A Novartis está dividida em três grandes divisões: Pharma, Consumer Health e Sandoz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *