Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Miconan – Bula

Miconan – Bula

Princípio ativo : Cetoconazol.

Classe terapêutica : Antimicóticos Sistêmicos e Antimicóticos Tópicos.

Apresentação :

Comprimidos – caixa com 10 comprimidos.
Creme – bisnaga com 30 g.

Indicação : MICONAN (Cetoconazol) eficaz no tratamento tanto das micoses superficiais como nas micoses profundas, quando administrado sob a forma de comprimidos. MICONAN (Cetoconazol) pode ser usado profilaticamente para evitar o aparecimento de micoses em pacientes imunodeprimidos e naqueles submetidos é antibioticoterapia prolongada. MICONAN (Cetoconazol) CREME é indicado como tratamento tópico exclusivo nas micoses superficiais em fases iniciais. Quando a lesão resiste ao tratamento tópico ou possui tendência a se cronificar, É conveniente o uso associado de MICONAN (Cetoconazol) COMPRIMIDOS.

Contra indicação :

Como qualquer outro medicamento MICONAN (Cetoconazol) está contra indicado em pacientes que tenham apresentado hipersensibilidade droga.
MICONAN (Cetoconazol) COMPRIMIDOS não deve ser administrado durante a gestação e lactação.

Advertências

Quando for necessária a administração de MICONAN (Cetoconazol) comprimidos lactantes, principalmente nos primeiros 10 dias de vida, É conveniente a suspensão do aleitamento, pois existe maior risco de aparecimento de Kernicterus.

Advertências e Recomendações para Pacientes Com Idade Superior a 65 Anos

O cetaconazol administrado sistematicamente potencialmente hepatotxico. pacientes idosos devem ser investigados sobre sua condição hepática antes de utilizar o medicamento. da mesma forma que em outros pacientes, mas de forma mais rotineira, deve-se estar atento é Administração concomitante de outros medicamentos, particularmente os de metabolização hepática e aquelas situações descritas no item interação medicamentosa.

Fórmula :

Comprimidos – cada comprimido contém:
Cetoconazol 200 mg
Excipiente: Lactose, Amido de Milho, Esterato de magnésio, álcool Absoluto, Polivinilpirrolidona, Talco, Acetona, álcool IsoproPólico, dióxido de titânio, Copolómero ácido Metacrílico.
Creme – cada g contém:
Cetoconazol 20 mg
Excipiente: Base Neutra Hidrossolvel, óleo mineral, Metilparabeno, Propilparabeno, álcool Cetlico, ácido Lctico, água Destilada, Bissulfito de sódio, Essência, Propilenoglicol, Trietanolamina, Polissorbato.

Informaçães Técnicas

MICONAN (Cetoconazol) é um derivado imidazlico sintético com amplo espectro sobre fungos patológicos entre eles: Candida sp; Trichophyton sp; Microsporum sp; Epidermophyton floccosum; Blastomyces dermatidis; Histoplasma capsulatum; Malassezia furfur; Coccidiides immitis e Cryptococus neoformans.
FARMACOCInéticA: Sendo solvel em água, sua absorção por via oral rápida, alcançando níveis teraPóuticos em 1 a 2 horas. Estes níveis caem lentamente, sendo detectados cerca de 0,7 mcg/ml após 8 horas da administração mantendo-se estes níveis até por 24 horas.
Sua absorção facilitada pela acidez gástrica. metabolizado no fgado e eliminado pela urina. após 24 horas da administração se detecta 30 a 50% de seus metabólitos compostos e 5 a 10% de compostos polares ácidos na urina.
Mecanismo de ação: O Cetoconazol inibe a biosíntese do ergosterol, impedindo a proliferação dos fungos. Em altas doses pode afetar também a biosíntese de colesterol no fgado e nas adrenais, fato já evidenciado em ratos e ces.

Informações ao paciênte

MICONAN (Cetoconazol) é utilizado no tratamento de infecções causadas por fungos.
CUIDADOS NA CONSERVAção: O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).
Prazo de validade: 36 meses após a data de fabricação .
Verifique a data de fabricação no cartucho.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
Gravidez e lactação: Informe ao seu médico a Ocorrência de gravidez durante o tratamento, pois o MICONAN (Cetoconazol) COMPRIMIDOS não deve ser utilizado durante a gravidez por não se dispor de dados clínicos seguros que o possam recomendá-lo durante este período. Embora não existam trabalhos de determinação do Cetoconazol no leite materno, sua estrutura química leva a crer que seja eliminado no leite materno. Pacientes que estejam tomando MICONAN (Cetoconazol) COMPRIMIDOS, não devem amamentar.Tanto a gravidez como a lactação não contra-indicam o uso tópico de MICONAN (Cetoconazol).
Cuidados na administração: a administração oral em comprimidos deve ser feita sempre concomitantemente com uma das refeições para se obter uma absorção tima.Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horrios, as doses e a duração do tratamento.
Cuidados na interrupção do tratamento:
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
reações Adversas: Informe o seu médico o aparecimento de reações desagradveis, tais como: náuseas, vômitos, dor abdominal, prurido, icterícia, astenia, urina de coloração marrom e fezes esbranquiadas durante o uso de MICONAN (Cetoconazol) COMPRIMIDOS. Em casos de irritação na pele pelo uso dos preparados tópicos, seu médico deve também ser informado.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Interações Medicamentosas:: O risco de hepatotoxicidade do Cetoconazol está aumentado com o uso de drogas com ação hepatotóxica como a eritromicina e o álcool. O Cetoconazol pode potencializar a ação dos anticoagulantes.
O uso da Ciclosporina potencializa o efeito nefrotxico do Cetoconazol. Os antagonistas H2 reduzem a absorção do Cetoconazol. O paciente em tratamento de tuberculose com Isoniazida e/ou Rifampicina tem as concentrações plasmáticas de Cetoconazol e da Rifampicina reduzidas.
Contra-Indicaçõese Precauções: MICONAN (Cetoconazol) COMPRIMIDOS está contra indicado para mulheres amamentando, gestantes e em caso de hipersensibilidade a quaisquer componentes da formulação.
NO TOME medicamentos SEM O CONHECIMENTO DE SEU médico PODE SER PERIGOSO PARA SUA Saúde.

Interação Medicamentosa :

Pacientes em tratamento de gastrites e úlceras com medicamentos inibidores da secreção cida podem ter absorção de Cetoconazol prejudicada e consequentemente uma resposta terapêutica inadequada. Quando drogas como cimetidina, ranitidina, anticolinrgicos e antiácidos forem absolutamente necessárias, É conveniente administr-las 2 horas após a tomada de MICONAN (Cetoconazol) comprimidos. Para a maioria das patologias é administrado por períodos longos, por isso o acompanhamento clínico e laboratorial das funções hepáticas pode ser necessário principalmente em pacientes com antecedentes de hepatopatias ou idiossincrasias por outras drogas.
Por atravessar a barreira placentária, o uso de Cetoconazol em gestantes pode levar é alterações em fetos masculinos. Em animais foi descrito o aparecimento de sindactilia e oligopodactilia com a administração de altas doses. Não há estudos que demonstrem segurança para o uso em crianças menores de 2 anos.

reações Adversas / Efeitos Colaterais

A hepatotoxicidade pode aparecer com o Cetoconazol e ser evidenciada com hepatomegalia e sintomas de colestase. Ela geralmente reversível com a suspensão do medicamento, mas pode se confundir com uma hepatite viral.
Pode suprimir a atividade adrenocortical e acarretar uma diminuição dos níveis séricos de testosterona, levando é uma oligospermia, azoospermia, impotncia e diminuição da libido.
Sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos, dores epigástricas, adinamia, icterícia e diarreia podem aparecer. As fezes podem se apresentar descoradas e a urina colrica.
Foram relatados casos de ginecomastia, fotofobia e insônia em alguns pacientes.
4- POSOLOGIA:
Comprimidos:
Candidase vaginal – 2 comprimidos por dia durante 5 dias
Micoses superficiais – 1 comprimido por dia de 2 a 3 meses
Pitiráase versicolor – 1 comprimido por dia de 2 a 4 semanas
Creme:
Pitiráase versicolor – 1 vez ao dia 2 a 4 semanas
Micoses superficiais – 1 vez ao dia 2 semanas a 2 meses
Dermatite por Monlia – 1 vez ao dia 5 a 10 dias

Superdose

Em caso de ingestão voluntária ou acidental de altas doses de Cetoconazol encaminhar a um centro especializado onde deve-se proceder com o esvaziamento gástrico através de lavagem ou provocando vômitos, caso os níveis de consciência permitam. No caso de contato do creme com os olhos, lave com água corrente em abundncia.

Fabricante :

Ativus farmacêutica Ltda.

Rua Fonte Mécia, 2050
Cep 13270-000 – CX Postal 489
Bairro São Pedro – Valinhos /SP
E-mail: ativus@ativus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *