Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Miocalven – Bula

Miocalven – Bula

Princípio ativo : citrato de cálcio

Apresentação : Cartucho contendo 20 comprimidos.

Indicação : Tratamento da hipocalcemia e dos estados de deficiência de cálcio, tais como, osteomalacia e raquitismo, e como tratamento complementar da osteoporose de vrias etiologias (Pós-menopausa, senil e induzida por corticosteróides e como conseqncia de gastrectomia ou de imobilização). Miocalven também é indicado no aumento das necessidades de cálcio que ocorrem durante a gravidez, a lactação e a crianças em fase de crescimento.

Efeito Colateral:

Embora a Incidência de reações adversas seja baixa, podem ocorrer constipação intestinal e raros casos de célculos renais com o uso do citrato de cálcio.

Modo de Usar :

A dose diária recomendada é de 1 comprimido, 4 a 6 vezes ao dia (que equivalem a 800 a 1200 mg de cálcio elementar). No tratamento complementar da osteoporose a posologia pode variar de 4 a 8 comprimidos diários, dependendo da idade do paciente e da gravidade do caso. Os comprimidos de Miocalven podem ser deglutidos com um pouco de água, mastigados ou dissolvidos em meio copo de água. – Superdosagem: quantidades excessivas de cálcio podem levar à hipercalcemia, complicação frequentemente associada com a administração parenteral de sais de cálcio, mas que pode ocorrer com o uso da via oral, principalmente em pacientes com insuficiência renal. Os sintomas de hipercalcemia podem incluir anorexia, náusea, vômitos, constipação, dor abdominal, fraqueza muscular, polidipsia, poliria, n2etrocalcinose, nefrolitase, distúrbios mentais e, em casos graves, arritmias cardíacas e coma. Deve ser instituído tratamento sintomatológico ou de base de acordo com cada caso.

Contra indicação :

Pacientes portadores de insuficiência renal grave, hipercalciria grave, hipercalcemia e que apresentem hipersensibilidade ao fármaco.

Precauções :

Recomenda-se monitorização do cálcio srico durante o tratamento prolongado com Miocalven. Interações Medicamentosas:: os sais de cálcio pode reduzir a absorção de diversas substâncias, tais como alguns bisfosfonatos (alendronato, tiludronato), fluoretos, fluoroquinolonas, tetraciclinas e diuréticos tiazdicos. Pacientes em uso destes medicamentos devem ter suas doses ajustadas ou interromper o uso do Miocalven. Ocorre, ainda, interação com a vitamina D, os antagonistas de cálcio e certos alimentos, como espinafre, leite e derivados.

Fórmula :

Cada comprimido contém: citrato de cálcio 950 mg (equivalente a 200 mg de cálcio ionizvel). Excipientes: avicel pH 101, acdisol, syloid e estearato de magnésio.

Fabricante :

Farmalab Indústria Química e Farmacêutica Ltda.

Fábrica :

Rua Giacomo Chiesi, 151, km 39,2
Estrada dos Romeiros
Santana de Parnaíba – SP
CEP: 06513-005
PABX: 11 4622-8500

Escritório :

Rua Alexandre Dumas, 1658, 12º. e 13º. Andares
Chácara Santo Antonio
São Paulo – SP
CEP: 04717-004
PABX: 11 3095-2300

E-mail: cientifico@chiesi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *