Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Mitexan – Bula

Mitexan – Bula

Princípio ativo : 2-mercaptoetano Sulfanato Sódico.

Classe terapêutica : Antineoplasicos.

Indicação : Prevenção de toxicidade das oxazafosforinas ao nível das vias urinárias. a administração concomitante de mlTEXAN recomendável na terapia citostática com doses altas de ifosfamida, na terapia com doses maciças (acimade l0mg/kg) de ciclofosfamida ou trofosfamida, e em pacientes que apresentem riscos. Estes riscos compreendem principalmente: radioterapia prvia na regio da pequena pelve, Ocorrência de cistite durante a terapia anterir com oxazafosforinas e portadores de distúrbios dotrato urinário.

Efeito Colateral:

MITEXAN raramente ocasiona efeitos colaterais se empregado corretamente. Somente quando se ultrapassa a dose individual de
60mg/kg de poso corPóreo podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreia. Estes efeitos nem sempre podem ser diferenciados, com toda
segurança, daqueles normalmente causados pelas oxazafosforinas.

Modo de Usar :

três injeções endovenosas ao dia. cada uma delas correspondendo a 20% da dose de oxazafosforina (ciclofosfamda, ifosfamida, trofosfamida) empregadano tratamento. A primeira injeção é administrada ao mesmo tempo que a oxazafosforina, a segunda 4horas mais tarde e a última 8 horas depois de admimstração .
8h 12h 16h
Oxazafosforina
(ciclofosfamida,ifosfamida,trofosfamida)1.000mg – –
MIXETAN200 mg 200 mg 200 mg
(mesna)2ml 2ml 2ml

Precauções :

O efeito protetor de MITEXAN restringese somente as vias urinárias. Todas as demais medidas profilaticas ou concomitantes
recomendadas pareo tratamento com oxazafosforinas não são afetadas, devendo, portanto, ser mantidas.

Modo de usar :

três injeções endovenosas ao dia. cada uma delas correspondendo a 20% da dose de oxazafosforina (ciclofosfamda, ifosfamida, trofosfamida) empregadano tratamento. A primeira injeção é administrada ao mesmo tempo que a oxazafosforina, a segunda 4horas mais tarde e a última 8 horas depois de admimstração .
8h 12h 16h
Oxazafosforina
(ciclofosfamida,ifosfamida,trofosfamida)1.000mg – –
MIXETAN200 mg 200 mg 200 mg
(mesna)2ml 2ml 2ml

Apresentação :

MITEXAN 400mg – cada comprirnido revestido contém 400mg de mesna; I comprimdo de excipiente q.s.p. Caixa com 20 comprimdos.
MITEXAN 600mg – cada comprimdo revestido contém 600mg de mesna; 1 comprimdo de excipienteq.s.p. Caixa com 20 comprimdos.

Contra indicação

Hipersonsibilidade comprovada mesna ou a compostos que contenham o grupo tiol.Gravidez e lactação são contra-Indicaçõespara o tratamento citostático, e, conseqentemente, pouco recomendável a utilização de MITEXAN sob essas circunstâncias. No caso de uma paeiente ser submetida a terapia com oxazafosforinas durante a gestação, deve-se administrarMITEXAN. Estudos em animais não demonstraram evidencias de efeitos teratogúnicos ou embriotxicos de MITEXAN.

Interação Medicamentosa :

Os efeitos sistémicos das oxazafosfonnas não são afetados por MITEXAN. Em estudos clínicos, demonstrou-se que doses altas de MITEXAN não diminuem a toxicidade aguda e sub aguda, a atividade lencocitéria e a eficácia imunossupressora das oxazafosforinas.
Estudos em animais com ifosfamida e ciclofosfamida em diversos tipos de tumores também demonstraram que MITEXAN não interfere
na atividade anuneoplsica dessas drogas. MITEXAN tampouco afeta a eficácia antineoplsica de outros citostáticos (p. ex., adriamicina, BCNU, metotrexato, vincristina), nem o efeito teraPóntico de outras drogas, como os glicosideos digitlicos. A alimentação não influencia a absorção ou a eliminação urinária de MITEXAN.

Propriedades:farmacodinamica

MITEXAN (mesna) previne de maneira confivel os efeitos colaterais urotxicos associados quimioterapia com citostáticos derivados da oxazafosforina. Amplas investigações farmacológicas e toxicológicas demonstram que MITEXAN não tem farmacodinâmica intrnseca e apresenta baixa toxicidade. A inrcia farmacológica e toxicológica de MITEXAN em Administração sistémica e seu excelente efeito destoxificante no trato urinno eferente e na bexiga ocorrem devido ao tipo de farmacocinética apresentado.
Farmacocinética – MIXETAN rapidamente transformado por auto-oxidação no seu único metabó1ito mesnadissulfoto (dimesna). A dimesna fica no compartimento intravascular e rapidamente transportada para os rins. No epitélio dos tbolos renais, a dimesna reduzida ao composto livre tiol, que reage químicamente na urina com os metabó1itos txicos das oxazafosforinas. após Administração oral, a absorção ocorre no intestino delgado. Registram-sepicos deconcentrações plasmáticas médias dos bis livres entre 2 e 4 horas após a administração. Aproximadamente 25% + ou – 10% da dose administradaaparece como mesna livre na urina nas primeiras 4 horas.

Superdosagem :

Voluntários sadios receberam doses únicas em bolo de 70mg de mesna por quilograma de pcso corPóreo e não apresentaram
evidênciade efeitos colaterais txicos graves.

Fabricante :

Asta médica Ltda.

Endereço
Rua Glicério, 497 Liberdade – Sao Paulo
CEP: 01.514-000 – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3209-1660

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *