Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Nitradisc – Bula

Nitradisc – Bula

Princípio ativo : Nitroglicerina Percutanea (discos Adesivos).

Classe terapêutica : Vasodilatadores.

Apresentação : Adesivo transdrmico – caixas contendo 8 discos de Nitradisc 5 ou Nitradisc 10.

Indicação : Prevenção e tratamento da angina pectoris decorrente de doença coronariana.

 

Efeito Colateral:

cefaleia transitéria é o efeito colateral mais comum, especialmente quando so utilizadas doses maiores, e deve ser tratada com Analgésicos comuns durante a terapêutica com Nitradisc. Não havendo melhora, a dosagem de nitroglicerina Deverá ser reduzida ou o uso do produto descontinuado. reações adversas relatadas com menor frequência incluem hipotenso, aumento da frequência cardíaca, desmaios, tonturas, rubor, náuseas, vômitos e dermatites. Com exceção da dermatite, estes sintomas so atribuveis aos efeitos farmacológicos da nitroglicerina mas também podem ser devidos ao excesso de dosagem. Se persistirem, a posologia do Nitradisc deve ser reduzida ou o uso do produto descontinuado.

Modo de Usar :

O adesivo Nitradisc deve ser aplicado uma vez ao dia. Para utilizar o Nitradisc, siga as instruções para uso. Nitradisc deve ser aplicado a uma regio intacta da pele, sem Pólos e num local de pouca movimentação. Não deve ser aplicado em partes distais das extremidades. O peito e a face interna da parte superior do brao so os locais mais recomendados. Se necessário, estas reas devem ser depiladas. O local de aplicação deve ser mudado ligeiramente a cada vez a fim de evitar irritação indevida da pele. Na improvável eventualidade do adesivo afrouxar-se ou desprender-se durante o dia, um novo Nitradisc Deverá ser aplicado. Embora alguns estudos clínicos bem controlados utilizando testes de tolerância ao exercício tenham mostrado manutenção da eficácia quando os discos so usados continuamente, a grande maioria destes ensaios clínicos, tem evidenciado o desenvolvimento de tolerância (isto , perda do efeito) quando o disco é utilizado continuamente nas 24 horas. O ajuste da dose, mesmo a níveis maiores que os habitualmente utilizados, não restauram a eficácia. No entanto, horrios de Administração intermitente podem vencer este efeito. Embora o intervalo mínimo livre de nitrato não tenha sido definido, estudos mostram que um período de 10 a 12 horas é o suficiente. O horrio de uso do Nitradisc deve incluir um período de utilização diária do disco de 12 a 14 horas e um período diário de retirada do mesmo de 10 a 12 horas. A posologia tima deve ser selecionada com base na resposta clínica, nos efeitos colaterais e nos efeitos sobre a presso arterial e frequência cardíaca. Recomenda-se que a terapêutica deva ser iniciada com Nitradisc 5 (5 mg/24 horas) enquanto que o Nitradisc 10 (10 mg/24 horas) Deverá ser utilizado quando se desejar uma resposta mais acentuada. Se necessário, mais de um disco poderá ser aplicado. – Superdosagem: hipotenso, aumento da frequência cardíaca, desmaios, tonturas, náuseas e vômitos so sintomas atribuveis aos efeitos farmacológicos da nitroglicerina, mas podem ser sintomas de excesso de dosagem. Se estes sintomas persistirem, a dose de Nitradisc deve ser reduzida ou o uso do produto descontinuado. Em casos severos recomenda-se a tomada de medidas terapêuticas para facilitar o retorno venoso, Além da monitorização clínica e hemodinâmica habitual.

Contra indicação :

Pacientes com intolerância aos nitratos orgânicos, presso intra-ocular aumentada, hipertenso intracraniana ou anemia severa.

Precauções :

Em pacientes com infarto agudo do miocárdio ou insuficincia cardíaca congestiva, Nitradisc deve ser utilizado sob cuidadosa monitorização clínica e/ou hemodinâmica. Devido ao potencial efeito de dependência aos nitratos, o tratamento de pacientes anginosos com Nitradisc não deve ser descontinuado abruptamente. Tanto a dosagem quanto a frequência da aplicação devem ser reduzidas gradativamente num período de 4 a 6 semanas para prevenir eventuais reações de privação após sua retirada. Nitradisc não se destina ao alívio imediato das crises anginosas. Para este fim, o uso ocasional de preparações sublinguais poderá ser necessário. Com o uso prolongado dos nitratos pode haver desenvolvimento de tolerância. Sintomas de hipotenso como desmaios, fraqueza, tontura ou hipotenso ortostática podem ser devidos ao excesso de dosagem. Neste caso, a dose deve ser diminuída ou o uso do produto descontinuado. Gravidez: não se sabe se a nitroglicerina pode causar algum dano fetal quando administrada a mulheres grávidas ou se ela pode afetar sua capacidade reprodutora. A nitroglicerina só deve ser administrada a mulheres grávidas se os benefícios forem claramente superiores aos riscos. Lactação: não se sabe se a nitroglicerina excretada pelo leite materno. Como muitas drogas so excretadas por esta via, os benefícios da terapêutica devem ser avaliados contra os riscos potenciais. – Interações Medicamentosas:: a potencialização do efeito hipotensor de Nitradisc pode ocorrer com o uso simultâneo dos antidepressivos tricclicos e de álcool. Alguns estudos indicam que antiinflamatórios não hormonais (como a indometacina) podem reduzir o efeito da nitroglicerina.

Fórmula :

Nitradisc 5: total de nitroglicerina no disco16 mg; droga ativa liberada 5 mg/24 horas. Nitradisc 10: total de nitroglicerina no disco 32 mg; droga ativa liberada: 10 mg/24 horas. Excipientes: polietilenoglicol 400, água purificada, palmitato de isopropila, elastêmero Dow corning MD x 4 – 4210, óleo mineral, água esterilizante elastêmero, dióxido de silício coloidal.

Fabricante :

Monsanto do Brasil Ltda.

Av. Presidente Vargas, 2001
Sala 114
Ribeirão Preto – São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *