Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Noctal – Bula

Noctal – Bula

Princípio ativo : Estazolam.

Classe terapêutica : Indutores do Sono.

Apresentação : Embalagens contendo 20 comprimidos de 2 mg.

Indicação : Agente hipnético nas insônias leves a moderadas, caracterizadas por dificuldade em adormecer, despertar frequente à noite ou despertar demasiadamente cedo pela manhã. Noctal pode ser usado em casos clínicos agudos e crônicos, em que se necessita um sono reparador, inclusive nos estados de ansiedade e distúrbios emocionais em que manifestem insônia. Noctal pode também ser usado para induzir o sono em pacientes ansiosos na vspera de cirurgia, devido a seu efeito já na primeira noite de Administração.

Efeito Colateral: Os efeitos colaterais relatados so sensação de ataxia, vertigens, cefaleia e sonolência residual pela manhã. Nesses casos, a dose deve ser reduzida. Outros efeitos com Incidência menor que 1% foram: indisposição geral, dor articular, distúrbios gastrintestinais, sensação de dormncia, irritabilidade e emocionalismo. Houve, na experiência prvia acumulada, algumas observações de aumentos da TGO e TGP, de diminuição do nmero de eritrcitos e leuccitos e de hipotenso.

Modo de Usar : A dose de Noctal deve ser ajustada de acordo com a idade, condições do paciente e doença. Nos casos comuns de insônia, a dose deve ser de 1 comprimido hora de deitar. Para insônia em pacientes idosos ou debilitados, dose inicial de 0,5 a 1 mg recomendada, com posterior aumento gradual, se necessário. Como indutor do sono na noite da vspera de cirurgia, recomendado 1 comprimido no momento de deitar. – Superdosagem: manifesta-se usualmente por graus variveis de depresso do SNC, que vo de sedação leve a coma. Assim como no tratamento de superdosagem com qualquer outra droga, deve ter-se em mente que múltiplos agentes podem ter sido ingeridos. Não há antídotos específicos para os benzodiazepúnicos. O tratamento para superdosagem deve consistir das medidas gerais empregadas no tratamento da mesma situação com qualquer outro depressor do SNC. Evacuação gástrica, tanto pela indução de vômitos, lavagem, ou ambas, deve ser realizada imediatamente. Medidas gerais de suporte, incluindo monitorização frequente dos sinais vitais e observação intensiva do paciente, so indicadas. Hipotenso, embora raramente relatada, pode ocorrer com grandes superdoses.

Contra indicação : Pacientes com conhecida hipersensibilidade droga, em pacientes com miastenia grave, em pacientes com função respiratória severamente deprimida.

Precauções : A experiência com Noctal em psicoses limitada e não permite sua recomendação nesses casos; quando administrado a pacientes com desordens, tais como esquizofrenia, podem ocorrer reações paradoxais tais como excitação e confuso. Os mesmos cuidados devem ser observados em pacientes deprimidos, pela possibilidade de tendências suicidas latentes. Da mesma forma que produtos similares, Noctal deve ser administrado com precaução em pacientes nos quais seja considerado haver potencial psicológico para dependência a drogas. a administração prolongada em altas doses não é recomendável. Em tais casos, a interrupção da terapêutica deve ser gradual, pois a retirada abrupta pode produzir sintomas, incluindo convulsões. Portanto, precaução necessária em pacientes com história de crises convulsivas. O uso em pacientes idosos ou debilitados deve ser feito com cuidado e visando um ajuste cauteloso de doses, já que eles podem responder com ataxia ou sedação excessiva. Apesar de haver experiência prvia com Administração de Noctal, por 3 a 6 meses, a pacientes com insuficincia renal, com excelente segurança, recomenda-se cuidado no seu uso em pacientes com funções renal e hepática comprometidas. O uso deve ser igualmente cauteloso em pacientes que se dedicam a tarefas fsicas arriscadas ou que operam maquinaria pesada. Da mesma forma que com outros benzodiazepúnicos, os pacientes devem ser advertidos quanto a dirigir automáveis ou fazer tarefas arriscadas que requeiram alerta mental, poucas horas após a ingestão. Em pacientes muito sensíveis a benzodiazepúnicos, os efeitos podem persistir na manhã seguinte. já que Noctal tem efeito depressor no SNC, os pacientes devem ser avisados dos efeitos somatérios que podem ocorrer com o uso concomitante de outros fármacos com ação similar sobre o SNC ou álcool. Como a insônia frequentemente transitéria e intermitente, a administração prolongada de Noctal geralmente desnecessária e não recomendada. Uso durante a gravidez e lactação: o medicamento não deve ser tomado durante o período da gravidez, a não ser que os benefícios paciente justifiquem o risco potencial ao feto. Noctal não deve ser administrado a mulheres que amamentam. Uso em pediatria: devido à experiência clínica limitada, Noctal não é recomendado para uso em crianças menores que 12 anos. – Interações Medicamentosas:: se o Noctal for combinado em tratamento com outros fármacos que atuem sobre o SNC, a farmacologia destes deve ser cuidadosamente considerada. A ação dos benzodiazepúnicos pode ser potencializada por barbitúricos, narcticos, fenotiazinas, inibidores da MAO e outros antidepressivos. Benzodiazepúnicos podem potencializar o efeito de Analgésicos.

Fórmula :

fórmula por comprimido: estazolam 2 mg; excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Fabricante :

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.

Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 2400 – Taquara, Rio de Janeiro – RJ, 22710-907

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *