Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Paclitaxel – Bula

Paclitaxel – Bula

Princípio ativo : Paclitaxel

Apresentação : Solução injetível. embalagem com 1frasco-ampola de 30 mg/5ml.

Indicação : PACLITAXEL É indicado no tratamento de carcinoma metastático de ovrio, após falha de tratamento de primeira linha ou após quimioterapia.
também é indicado no tratamento de carcinoma de mama, após falha da quimioterapia combinada para doença metastática ou recidiva.

Efeito Colateral:

A frequência e a gravidade das reações adversas so similares entre pacientes recebendo PACLITAXEL para o tratamento de carcinoma de ovrio ou de mama.
Hematológicas. A supresso de medula óssea é o principal fator limitante do uso do
PACLITAXEL. Ensaios clínicos mostraram que 52% dos pacientes tratados com o fármaco apresentaram neutropenia < 500/mm3, enquanto que 90%, neutropenia < 2.000/mm3. Em pacientes em fase 3 de estudo, a neutropenia foi mais severa naqueles que receberam infuso de 24 horas. A neutropenia causada pelo fármaco dose-dependente, sendo, em geral, rapidamente reversível, e parece não ter efeito cumulativo ou ser mais severa em pacientes previamente irradiados. Estudos mostraram que 17% dos pacientes apresentaram leucopenia < 1.000/mm3, enquanto que 90%, leucopenia

Modo de Usar :

Nota: recomenda-se evitar o contato do concentrado com equipamentos ou recipientes que contenham PVC, a fim de diminuir a exposição dos pacientes ao di(2-etil-hexil)ftalato (DEHP), que pode se desprender do material constituído por PVC.PACLITAXEL diludo deve ser armazenado em recipientes de vidro, polipropileno ou poliolefina e deve ser administrado através de material de polietileno. a administração deve ser feita por um filtro adequado com membrana de microporos menores ou iguais a 0,22 micron.
Todos os pacientes devem ser medicados anteriormente é Administração de PACLITAXEL, a fim de prevenir reações de hipersensibilidade severas. Tal medicação pode ser constituída por dexametasona 20mg (VO), administrada aproximadamente 12 e 6 horas antes do PACLITAXEL; difenidramina (ou equivalente) 50mg (IV), 30 a 60 minutos antes do PACLITAXEL e cimetidina (300mg) ou ranitidina (50mg) (IV), 30 a 60 minutos antes do PACLITAXEL.
A dose de PACLITAXEL recomendada para pacientes com carcinoma de ovrio previamente tratados com quimioterapia é de 135mg/m2 ou 175mg/m2, com Administração intravenosa, por 3 horas a cada três semanas. Para o tratamento de carcinoma de mama, quando indicado, a dose é de 175mg/m2, com infuso intravenosa, por 3 horas, a cada três semanas. a administração do PACLITAXEL não deve ser repetida enquanto a contagem de neutrófilos for inferior a 1.500 células/mm3 e a de plaquetas menor que 100.000 células/mm3. Pacientes que tenham apresentado neutropenia ou neuropatia perifrica grave devem ter uma redução de 20% na dose de PACLITAXEL nos demais ciclos.
Preparação e Administração. recomendado o uso de luvas no manuseio do medicamento. Se a solução do medicamento tocar a pele, lave-a imediatamente com água e sabão. Caso toque as mucosas, lave intensamente com água. PACLITAXEL deve ser diludo antes da infuso. A diluição deve ser feita em solução injetável de cloreto de sódio a 0,9%, solução glicosada a 5% ou solução de Ringer a 5% de glicose. As soluções so fsica e quimicamente estáveis por até 27 horas em temperatura ambiente (aproximadamente 25ºC) e em condições normais de iluminação. após a diluição, as preparações podem parecer turvas, o que é atribudo ao veículo utilizado.
Estabilidade.PACLITAXEL estável até a data indicada no rótulo, quando armazenada entre 2C e 25ºC em sua embalagem original. O congelamento não afeta o produto. A refrigeração pode precipitar alguns componentes do medicamento, mas estes irão dissolver quando em temperatura ambiente com pouca ou nenhuma agitação. Se a solução permanecer turva ou com algum precipitado insolvel, esta deve ser desprezada.

Contra indicação :

PACLITAXEL É contra indicado em pacientes com história de hipersensibilidade ao Princípio ativo ou a outros medicamentos que contenham o Cremophor em sua composição, como por exemplo o concentrado de ciclosporina para injeção. PACLITAXEL não deve ser utilizado em pacientes com contagem basal de neutrófilos menor que 1.500 células/mm3.

Precauções :

PACLITAXEL deve ser administrado sob a superviso de um médico experiente no uso de agentes quimioterpicos. A conduta nas complicações É possível quando o diagnóstico e a disponibilidade de recursos so imediatos.
Deve-se evitar o contato do concentrado com equipamentos que contenham cloreto de polivinil (PVC). PACLITAXEL diludo deve ser armazenado em recipientes de vidro, polipropileno ou poliolefina e deve ser administrado através de material de polietileno. a administração deve ser feita por um filtro adequado com membrana de microporos menores ou iguais a 0,22 micron.
Recomenda-se que a contagem de células sanguíneas seja frequente nos pacientes que estejam recebendo PACLITAXEL, a fim de monitorar a Ocorrência da supresso da medula óssea.
Tambm recomendada a frequente monitorização dos sinais vitais, especialmente durante a primeira hora de infuso.
Deve-se ter cuidado na administração do medicamento a pacientes com insuficincia hepática.
reações no local da administração do medicamento foram observadas devido ao extravasamento do fármaco. Tais reações foram mais frequentes após a infuso de 24 horas do que após a de 3 horas, e foram principalmente: eritema, descoloração da pele, hipersensibilidade dolorosa e edema.
Caso ocorra o extravasamento, lavar o local com água. é aconselhável cuidadosa monitorização do local da infuso para evitar infiltração ou extravasamento local.
O potencial carcinogúnico do PACLITAXEL não foi estudado em humanos. Demonstra-se que a droga mutagênica em mamferos in vitro e in vivo.
A segurança e a eficácia do PACLITAXEL em crianças não foram estabelecidas.

Advertências

Anafilaxia e reações de hipersensibilidade severas , caracterizadas por dispnéia e hipotenso que requerem tratamento, angioedema e urticária generalizada ocorreram em 2% dos pacientes recebendo PACLITAXEL em ensaios clínicos.
Todos os pacientes devem ser previamente tratados com corticosteróides, Anti-histamínicos e antagonistas H2. Pacientes que apresentarem reações de hipersensibilidade não devem ser reiniciados no tratamento com o fármaco.
distúrbios severos do ritmo cardíaco foram relatados em menos de 1% dos pacientes durante o tratamento com PACLITAXEL. Na Ocorrência destes, deve-se instituir terapêutica adequada e contínua monitorização cardíaca durante o tratamento com o produto.

Fórmula :

Cada 1ml da solução contêm:
Paclitaxel………………..6mg
Cremophor EL………………..527mg
álcool etlico diludo q.s.p………………..1ml

Farmacocinética :

Doses de 135 e 175mg/m2 administradas em infuses de 3 e 24 horas em pacientes com carcinoma de ovrio, em fase 3 de estudo, determinaram que após sua administração IV, o fármaco apresenta um declnio bifísico em suas concentrações plasmáticas. Inicialmente, o declnio rpido e representa a distribuição da droga nos compartimentos perifricos e sua eliminação. A última fase devida, em parte, a um efluxo lento do PACLITAXEL do compartimento perifrico.
PACLITAXEL apresenta meia-vida de eliminação entre 13,1 e 52,7 horas. Seu volume mdio de distribuição no estado de equilíbrio está entre 227 e 688 L/m2, o que indica extensa distribuição extravascular e/ou ligação do fármaco aos tecidos. Estudos in vitro mostraram que com a administração de 0,1 a 50g/ml, 89 a 98% da droga encontram-se ligadas s proteínas plasmáticas.
Observou-se também que a taxa de recuperação urinária da droga inalterada varia de 1,3 a 12,6%, indicando um clearance não-renal extenso. através de estudos in vitro, notou-se que PACLITAXEL metabolizado pelo citocromo P450, isoenzima CYP2C8, e posteriormente pela CYP3A4. A farmacocinética do PACLITAXEL pode ser alterada in vivo, como resultado de Interações com componentes que sejam substratos, indutores ou inibidores da CYP2C8 e/ou CYP3A4.

Gravidez e Lactação

Embora não se saiba se a droga excretada no leite materno, recomendada a não amamentação durante a terapia com o fármaco.
PACLITAXEL pode causar danos fetais quando administrado a gestantes. Estudos em animais demonstram embrio e fetotoxicidade, Além de diminuição da fertilidade.

Informaçães Técnicas

– MODO DE Ação
PACLITAXEL é uma solução não aquosa que deve ser diluda em um fluido parenteral adequado antes de sua administração intravenosa (IV). PACLITAXEL É um agente antineoplásico diterpeno, isolado da casca do caule do teixo Taxus brevifolia, que inibe a reorganização da rede de microtbulos essenciais s funções celulares, provocando bloqueio da diviso celular na fase G2 ou na mitose.

Informações ao paciênte

Ação esperada do medicamento. O produto é indicado para o tratamento de formas
disseminadas de cncer de ovrio e cncer de mama.
Cuidados de Armazenamento. O produto deve ser conservado entre 2C e 25ºC em sua embalagem natural.
Prazo de validade. Desde que sejam observados os cuidados de armazenamento, PACLITAXEL apresenta prazo de validade de 24 meses. Não utilize o produto após o vencimento do prazo de validade.
Gravidez e lactação. PACLITAXEL pode causar danos fetais quando administrado a mulheres grávidas. recomendada a interrupção da amamentação durante o período de Administração do PACLITAXEL. Informe seu médico a Ocorrência de gravidez na vigncia do tratamento ou após o seu trmino e se estiver amamentando.
Geriatria. PACLITAXEL pode ser utilizado em pacientes acima de 65 anos, desde que observadas as precauções comuns ao medicamento.
Cuidados na interrupção do tratamento. O tratamento deve ser seguido segundo a recomendação médica. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
reações adversas. Foram observadas as seguintes reações adversas, com o uso de PACLITAXEL: reações alérgicas, anemia, sangramento, queda de presso, dor muscular, dor nas articulações, náusea, vômito, diarreia, mucosite, queda de cabelo e reações no local da administração. ” Informe seu médico o aparecimento de reações desagradveis.”
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. ingestão concomitante com outras substâncias. Consulte seu médico antes de tomar qualquer outro medicamento e/ou vacinas. Evite o consumo de álcool.
Contra-Indicaçõese precauções. está contra indicado em pacientes com história de reações de hipersensibilidade ao PACLITAXEL ou a outros medicamentos formulados com Cremophor.
Paclitaxel não deve ser utilizado em pacientes com contagem basal de neutrófilos menor que 1.500 células/mm3. ” Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do incio, ou durante o tratamento.”
NO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico. PODE SER PREJUDICIAL A SUA Saúde.

Interação Medicamentosa :

Estudos in vitro mostraram que o metabolismo do PACLITAXEL inibido por alguns agentes, tais como: cetoconazol, verapamil, diazepam, quinidina, corticosteróides, ciclosporina, teniposido, etoposido, vincristina, testosterona, 17 alfa-etinil estradiol, eritromicina e ácido retinico.
Observou-se também que a ligação s proteínas plasmáticas não se altera na presena de cimetidina, ranitidina, corticosteróides ou difenidramina.
Em ensaio clínico realizado, observou-se uma maior mielossupresso quando o PACLITAXEL foi administrado depois da cisplatina, do que quando administrado anteriormente a ela.
Estudos mostraram que a interação do PACLITAXEL com o ritonavir pode provocar aumento da concentração sérica do PACLITAXEL, causando exacerbação de seus efeitos txicos.
há relatos na literatura que sugerem que o nível plasmático de doxorubicina pode aumentar, quando administrado em combinação com o PACLITAXEL.

Superdose

Não se conhece nenhum antídoto para a superdose de paclitaxel. as primeiras complicações da superdosagem so supresso da medula óssea, neurotoxicidade perifrica e mucosite.

Fabricante :

Fabricante : s Biosintética Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *